Teste de ovulação ajuda a engravidar?

Teste de ovulação ajuda a engravidar?

Todos sabemos como é difícil a experiência de quem quer ser mãe – ou pai – e não está a conseguir tornar o sonho real.

São muitas as tentantes que dedicam os seus dias ao sonho, tentando calcular precisamente o seu período fértil e atirando-se de cabeça em todos os métodos que possam aumentar a hipótese de engravidar.

Dos métodos mais conhecidos – como o cálculo dos dias férteis, a medição da temperatura basal ou o método de Billings – às mezinhas que foram passando de geração em geração – e que vão de orações e simpatias até comidas e bebidas que dizem estimular a fertilidade (carecendo, evidentemente, de provas científicas) – as tentantes aceitam tudo pelo sonho de vir a segurar nos braços o seu bebé.

Ainda assim, por vezes, depois de todas as tentativas, o teste de gravidez não traz consigo, ainda, o tão desejado sinal positivo.

O teste de ovulação é uma das soluções que estas futuras mamãs em potencial encontram antes de partirem para tentativas mais invasivas.

As opiniões sobre os resultados deste método são pouco consensuais.

Ainda assim, julgamos que este tipo de teste merece atenção.

Partimos hoje, por isso mesmo, à descoberta das formas como o teste de ovulação ajuda a engravidar.

Acompanhe-nos para saber tudo sobre esta temática.

Teste de ovulação ajuda a engravidar

1. O que é o teste de ovulação?

O teste de ovulação é um produto farmacêutico que veio revolucionar as formas como a mulher pode detetar o período de ovulação.

Este teste funciona através da identificação dos picos da hormona luteinizante (LH) na urina da mulher e o seu uso é, em tudo, similar ao do teste de gravidez.

Esta hormona surge apenas quando já ocorreu a maturação do folículo e os ovários se preparam para a libertação do óvulo.

2. Como fazer o teste de ovulação?

Para fazer este teste, a mulher deve urinar – preferencialmente de manhã – num pequeno recipiente e introduzir o teste até à marca indicada.

A leitura leva cerca de cinco minutos.

No período pré-ovulatório, a hormona LH estará presente na urina, o que fará com que o teste dê positivo.

Este sinal positivo indicará, pois, que faltam entre meio-dia e dois dias para que ocorra a ovulação.

De salientar que, por norma, aparecem sempre duas linhas neste teste, razão pela qual, para que saiba que o teste é positivo, estas linhas deverão estar escuras e claramente visíveis, não devendo as mulheres considerar as linhas quando estas surgem esbatidas.

Assim, o teste de ovulação ajuda a engravidar na medida em que permite à gestante estar certa quanto ao momento da sua ovulação.

Quando o teste de ovulação dá positivo, a tentante sabe que a ovulação ocorrerá algures dentro das 48 horas seguintes, razão pela qual é o momento de ter relações sexuais com o companheiro, na tentativa de alcançar a desejada gravidez.

3. Outros usos do teste de ovulação

Além de ser um método pouco complexo, que as tentantes podem usar no conforto dos seus lares, enquanto tentam a conquista do sonho, o teste de ovulação ajuda a engravidar as mulheres que procuraram, já, a ajuda clínica.

Alguns dos métodos de tratamento reprodutivo assistido mais simples, como é o caso do coito programado (ou namoro programado) podem também recorrer a este tipo de teste para garantir que a ovulação irá ocorrer no período previsto.

4. Tipos de teste de ovulação

Por norma, este tipo de teste de ovulação é vendido em tiras (cerca de 5), o que permite à gestante realizar o teste por esse número de dias consecutivos.

Estes testes não são reutilizáveis.

Embora menos comuns, existem também testes de saliva. Estes têm um formato mais cheio, como um batom e funcionam através da identificação da hormona na saliva.

São por norma mais caros e mais difíceis de encontrar, tendo a vantagem de poderem ser usados mais do que uma vez.

5. Teste de ovulação ajuda a engravidar – Opiniões díspares

No que respeita à forma como o teste de ovulação ajuda a engravidar, as opiniões não são unânimes.

Muitas mamãs consideram que este teste foi um elemento fundamental para conseguirem atingir o sonho.

Outras, não conseguiram, ao longo de todas as utilizações, verificar a tão desejada linha dupla vincada.

Há ainda as que, mesmo tendo obtido resultados positivos no teste, não conseguiram engravidar.

Sendo que, para muitas mulheres, o teste de ovulação ajuda a engravidar, recomendamos, claro, às tentantes que o experimentem!

Ainda assim, se a tentante estiver a utilizar estes testes há mais de um ano, sem sucesso, é fulcral que recorra a um médico ou a uma clínica para fazer os testes de fertilidade e, quem sabe, se assim decidir, avançar para formas de fertilização como o in-vitro.

Utilizou o teste de ovulação? Considera que o teste de ovulação ajuda a engravidar?

Não deixe de nos contar tudo sobre a sua experiência pessoal.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo