in

Leite materno e como fazer o seu armazenamento

Leite materno e como fazer o seu armazenamento

Leite materno e como fazer o seu armazenamento

O leite materno é o elemento mais completo que pode ser fornecido ao bebé, uma vez que contem, na sua composição, as componentes (proteínas, vitaminas, gorduras, etc) necessárias para o correto desenvolvimento da criança, possuindo ainda anticorpos que ajudarão a protegê-la de fatores externos.

Além da componente saudável, a amamentação permite criar uma ligação emocional muito estreita entre a mãe e o bebé, o que poderá ajudar ambos a viver ao máximo este relacionamento, estimulando ambos e criando vínculos para toda a vida.

Sendo uma forma de alimentação que está sempre pronta e disponível, a amamentação materna permite, também, garantir a fácil digestão do alimento e a segurança do momento alimentar, sendo ainda uma mais valia para a recente mamã que, nesse momento, aproveita para gastar energia, o que permite ao seu corpo retomar com maior facilidade o aspeto e saúde que tinha anteriormente à gravidez.

Ainda assim, a amamentação levanta algumas questões, principalmente em casos em que se torna necessário fazer uma extração do excesso de leite ou guardá-lo para ser administrado em momentos que a mãe não esteja disponível.

Leite materno e como fazer o seu armazenamento

Como armazenar o leite materno?

Embora muitas mulheres se sintam apreensivas com a ideia de armazenar leite materno, a verdade é que este, tal como outros alimentos, pode ser guardado e até congelado, se assim o desejar.

Hoje em dia existem mesmo várias formas para garantir que tudo decorre da melhor forma possível, havendo diversos métodos de extração e armazenamento leite materno.

Tirar o leite materno e guardá-lo pode tornar-se necessário em diversas situações.

Algumas das mais comuns são o peito estar demasiado cheio, a mãe sentir desconforto ou mesmo dor, o bebé não conseguir (devido ao seu tamanho ou estado de saúde) agarrar o peito, haver um momento em que a mãe não tenha a disponibilidade para alimentar o seu bebé.

Para tirar leite materno existem, atualmente, várias opções.

Como extrair o leite materno?

Poderá optar por extraí-lo através de extração manual, utilizando uma bomba manual ou mesmo fazendo uso de uma bomba elétrica.

É importante que tenha atenção, no momento da escolha do método que prefere, que existem alguns procedimentos importantes no momento da sua utilização.

É muito importante, nomeadamente, que tenha cuidados com a higiene e a segurança pessoal.

Desta forma, deverá lavar bem as mãos e procurar um local onde possa estar calma e descontraída juntamente com o seu bebé, iniciando, posteriormente, uma massagem no peito e mamilo com as pontas dos dedos, sempre num ritmo circular que ajudará o leite a fluir.

Também o frasco que irá receber o leite e a bomba (seja manual ou elétrica) deverão estar esterilizadas e limpas.

Torna-se, então importante saber como guardar leite materno que retirou sem comprometer a qualidade do mesmo.

Usualmente, o leite materno é conservado no frio, nomeadamente no frigorifico ou no congelador.

Embora possa, efetivamente, ser guardado desta forma, deverá considerar os tempos de conservação em cada um destes ambientes.

No frigorifico não é recomendado que mantenha o leite por mais de dois dias, sendo que, no congelador, este tempo pode ser aumentado até três meses.

Poderá armazenar leite materno à temperatura ambiente, desde que não exceda as 6 horas de conserva.

É recomendado, para garantir que estes tempos não são excedidos, que a mãe crie etiquetas com a data de extração do leite.

No mercado, encontrará, também, recipientes próprios para o efeito, nomeadamente sacos, frascos e vasilhas, que poderá adquirir na farmácia.

Se preferir utilizar outros recipientes, no entanto, é recomendado que utilize frascos de plástico duro ou de vidro, próprios para alimentos e devidamente esterilizados.

Saber como guardar leite materno irá facilitar a sua tarefa de amamentação e permitir que viva ao máximo esse belíssimo momento de maternidade.

Clique em uma estrela para avaliar.

Average rating 0 / 5. Votos: 0

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Ana Rita Mendes

Ana Rita Mendes nasceu em 1992 e é natural de Proença-a-Nova, Portugal. Terminou, em 2014, a sua licenciatura em Enfermagem pela Escola Superior de Saúde de Portalegre. Trabalha atualmente como enfermeira no Hospital Curry Cabral e na NephroCare. Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

GIPHY App Key not set. Please check settings

Brinquedos infantis, é a brincar que se aprende

Brinquedos infantis, é a brincar que se aprende

Cheirinho a bebé um encontro com as colónias suaves

Cheirinho a bebé um encontro com as colónias suaves