Objeto de apego: razões para valorizar o brinquedo favorito do seu filho

O objeto de apego é, frequentemente, um brinquedo. Não é incomum que possa reconhecê-lo como o brinquedo favorito do seu filho. Mas sabe as razões pelas quais deve valorizar este objeto? Conhece a importância efetiva do brinquedo favorito do seu bebé?

Descubra mais com o Bebé a Bordo. 

O apego está profundamente relacionado com as crianças mais pequeninas, existindo, inclusivamente teorias – tal como a teoria do apego – que se debruçam sobre esta questão. 

No que diz respeito ao desenvolvimento da criança, também o ato de brincar parece ocupar um lugar fundamental, tanto ao nível do desenvolvimento cognitivo, como do motor e do emocional. 

A escolha do melhor brinquedo para o seu filho pode, assim, ser extremamente importante para garantir o seu crescimento e aprendizagem e também para lhe conferir conforto e equilíbrio emocional. 

Algo que provavelmente notará no seu filho é que, ao longo dos anos, ele irá eleger um objeto “favorito”. Este objeto não precisa de ser, embora muitas vezes o seja, um brinquedo.

Algumas crianças apegam-se a mantas, almofadas ou fraldinhas de pano. Independentemente de qual seja este objeto de eleição, no entanto, ele será o objeto de apego do seu filho e ocupará um lugar importantíssimo no seu crescimento e na sua adaptação às novas fases da vida. 

Sendo que, para a maior parte das crianças, o objeto de apego é o brinquedo predileto, olhamos agora para o mesmo, para lhe explicarmos as razões pelas quais deve valorizá-lo. Venha saber porque é que o brinquedo favorito do seu filho – ou qualquer outro objeto de apego – é tão importante. 

Objeto de apego: razões para valorizar o brinquedo favorito do seu filho

1. O objeto de apego

O objeto de apego do seu filho pode ser identificado de uma forma bastante simples. Ele será aquele objeto predileto, do qual a criança não se separa e que raramente perde de vista. 

Este objeto será, para a criança, uma fonte de familiaridade, de conforto e de equilíbrio, fazendo com que o bebé se sinta mais seguro na sua presença e manifeste, na sua ausência, sentimentos negativos e ansiedade. 

Este objeto é muito importante na fase da mudança do meio familiar para a creche, sendo por isso também conhecido como objeto de transição. (1

Usualmente, o brinquedo favorito do seu filho – seja um boneco, uma figura de ação ou um boneco de peluche – será o seu objeto de apego. Tal não é, no entanto, obrigatório. 

Quais os objetos de apego mais comuns?

A verdade é que qualquer objeto que cumpra as caraterísticas acima mencionadas poderá ser o objeto de apego do seu filho. Ainda assim, os objetos de apego mais comuns, são: 

– Bonecos; 
– Animais de peluche; 
– Fraldinhas de pano; 
– Mantas; 
– Cobertores infantis; 
– Almofadas. 

2. Por que razão é o objeto de apego tão importante?

Todos os pais têm em comum um sentimento sobre o objeto de apego dos filhos. Velho, rasgado, provavelmente com vários sinais de mordidelas e coseduras, este estará em estado de serem substituídos por um novo. Ainda assim, a criança não concordará.

Esta levará o seu objeto predileto para todo o lado ou irá buscá-lo quando sentir necessidade de conforto. Neste processo, não só é improvável que consiga substituí-lo, como será um desafio retirá-lo à criança tempo suficiente para sequer o lavar. 

Este objeto pode parecer apenas um brinquedo gasto e velho. Mas a verdade é que o brinquedo favorito do seu filho deve ser valorizado por diversas razões. (2

Entre os principais benefícios deste objeto de apego do seu filho encontram-se os seguintes: 

– Este objeto faz com que o seu filho se sinta seguro; 
– Ele transmite conforto ao bebé; 
– Este cumpre um papel fundamental no desenvolvimento emotivo da criança; 
– É uma forma da criança aprender a criar laços afetivos; 
– Este cria um vínculo entre a casa e a creche e ajuda na fase de transição e de adaptação; 
– O objeto de apego promove a expressividade global e principalmente a expressividade emocional do seu filho. 
– Ele cumpre um papel na redução da ansiedade; 
– Promove o desenvolvimento cognitivo; 
– Faz o seu filho feliz. (3

3. O objeto de apego deve gerar alguma preocupação?

Em alguns casos, quando a criança se agarra ao seu brinquedo favorito e direciona para este toda a sua atenção e energia, o brinquedo favorito do seu filho poderá fazer com que a criança adote uma postura mais introvertida e recuse a interação com os pares. 

Caso a criança se recuse a brincar com os amiguinhos da creche ou nos casos em que, com o passar dos anos, continue demasiado apegada a este objeto, poderá ser necessário procurar a ajuda de um psicólogo, para tentar compreender as causas do apego prolongado. 

Se a criança, numa fase mais tardia, não conseguir distanciar-se deste objeto, existe a possibilidade de que a mesma desenvolva problemas de ordem social, algo complicados de gerir no ambiente escolar. (4)

Apesar de existirem casos que necessitam da atenção e preocupação dos pais, no entanto, o objeto de apego é fundamental para a criança e muito importante nas suas transições. Sabe qual é o objeto de apego do seu filho?

Este é o brinquedo favorito do seu filho? Conte às restantes mamãs do Bebé a Bordo quais as melhores histórias do seu bebé com este objeto de apego e de que forma este influencia o seu quotidiano. 

Poderá ser interessante ler também:

O que é a teoria do apego?

ARTIGOS REMOMENDADOS
ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo