Gotas de melatonina: faz parte dos pais que colocam na chupeta?

“Algumas gotas de melatonina na chupeta são milagrosas para fazer o bebé dormir”. Esta é a ideia que se propaga com facilidade, em conversas, e que faz muitos pais dar gotas de melatonina ao seu bebé. Faz parte dos pais que colocam estas gotas na chupeta da criança? Sabe quais as vantagens e os riscos deste ato?

Descubra tudo isto e muito mais com o Bebé a Bordo

O bebé é, por norma, o centro da atenção familiar e todos os cuidados lhe são dedicados. Ainda assim, ao longo do cuidado com os nossos filhos, já todos tivemos momentos em que gostaríamos de os fazer dormir com mais facilidade ou por um pouco mais de tempo. 

Todo o cuidado com a rotina do deitar do bebé e da criança, a par com a busca pelo melhor conhecimento sobre o sono do recém-nascido poderão não nos preparar para os dias mais agitados ou para todas as noites mal dormidas. 

Por isso mesmo, não é estranho que, mundialmente, se busquem soluções diversas para tentar conquistar melhores horas de sono para as crianças (e, porque não admiti-lo? Também para os pais). 

As gotas de melatonina ganharam, neste contexto, algum destaque. Este suplemento alimentar é largamente utilizado e levanta várias questões junto de pais e também de especialistas de saúde. 

Importa saber, por isso mesmo, o que é a melatonina e de que forma as gotas de melatonina que alguns pais colocam na chupeta do bebé podem ajudar ou prejudicar a criança. 

Este artigo visa, por isso, saber mais sobre as gotas de melatonina e o que se diz e faz no que diz respeito à sua colocação na chupeta dos bebés. Se também quer saber mais sobre esta prática, encontrou o artigo certo para si. 

gotas de melantonina

Gotas de melatonina

1. O que é a melatonina?

A melatonina é uma hormona produzida na glândula pineal, no cérebro humano e que tem uma ação importantíssima na regulação do ciclo circadiano.  

Não sendo produzida durante o dia, já que a glândula se encontra inativa, esta hormona é produzida quando anoitece, agindo para garantir que o organismo cria a sensação de sono e que as horas de repouso são cumpridas. 

Esta hormona é essencial para que exista a vontade de dormir e, por isso mesmo, ela é importante para a regulação biológica e na prevenção de desordens relacionadas com o sono, incluindo a insónia. (1

Esta hormona também é conhecida como “a hormona do sono” e é, como referimos, naturalmente produzida pelo organismo. Ainda assim, existem também suplementos da mesma, sob várias formas, sendo que as mais comuns são os rebuçados, as cápsulas a as gotas de melatonina. 

As gotas de melatonina são de venda livre?

Sim. As gotas de melatonina são um suplemento alimentar de venda livre e que, como tal, não exige a apresentação de receita médica. Isto, no entanto, não significa que não deva ser procurado o aconselhamento médico ou farmacêutico antes de administrar o produto. 

A sua venda livre deve-se, entre outros fatores, ao facto de o suplemento ser globalmente considerado seguro e por este ser muito utilizado em viagens, para evitar o jet lag criado pelas diferenças horárias entre fusos horários distintos. 

O uso de gotas de melatonina no bebé é comum?

O uso das gotas de melatonina nos bebés e crianças é cada vez mais comum, sendo prática usual entre diversos pais que ouviram, em conversas com amigos, familiares ou mesmo em programas de televisão, que esta era uma forma rápida e segura de garantir o sono dos seus filhos. 

Sendo a melatonina um regulador do ciclo circadiano e medicinalmente considerada um cronobiótico natural (na medida em que ajuda na regulação orgânica e é responsável pela determinação orgânica da necessidade de repouso), esta passou a ser vista, por muitas famílias, como “a forma mais fácil” de garantir o sono do bebé. (2

A prova concreta de que esta ideia tem aumentado o fornecimento do suplemento de melatonina aos bebés são os números apresentados pelas estatísticas da Nutrition Business Journal, que referem que, nos Estados Unidos da América, no prazo de 11 anos (entre 2003 e 2014) o aumento nas vendas deste produto aumentou em 500%.

Apesar de esta estatística contemplar as vendas totais do produto e não apenas aquelas que se destinavam às crianças, não pode deixar de ser considerado, também, o aumento no número de opções especificamente vocacionadas para a camada infantil, nomeadamente através de frascos apelativos ou da adição de corantes e aromatizantes. 

2. O que se sabe sobre o uso de gotas de melatonina no bebé?

As gotas de melatonina têm vindo a ser consideradas seguras para adultos e têm, também, mostrado vantagens efetivas quando aplicadas a crianças com determinados problemas de saúde. 

O facto de ajudar a adormecer ou a estipular horários mais estáveis de sono deveria, no entanto, ser encarado com o algo secundário, considerando os especialistas na matéria que uma criança saudável não deveria tomar este tipo de suplemento sem a orientação prévia do seu médico. 

Embora o uso deste produto para fazer a criança adormecer mais depressa seja comum, ele não é, por norma, apreciado pelos especialistas de saúde, que consideram normal que uma criança demore mais a adormecer que um adulto e que o seu tempo deve ser respeitado. (3

Esta ideia ancora-se, também, no facto de os estudos não serem suficientes para atestar a segurança do produto quando aplicado em crianças saudáveis. 

Apesar destes alertas, no entanto, muitas famílias partem de uma informação de proximidade, conquistada junto de conhecidos ou da Internet e vêm nas gotas de melatonina uma solução rápida e eficaz para os seus problemas com o sono do bebé. (4

As gotas de melatonina são seguras para o bebé?

As gotas de melatonina estão consideradas seguras para adultos e para crianças com problemas específicos de saúde (como veremos adiante). 

Ainda assim, embora existam estudos realizados para o uso do produto neste tipo de circunstâncias, as gotas de melatonina carecem de pesquisa no que diz respeito à sua aplicação em crianças saudáveis. Tal como recorda a Sociedade Canadiana de Pediatria, que reviu inúmeros estudos sobre os usos de melatonina em crianças, não se sabe ainda qual a eficácia efetiva deste produto em indivíduos nem quais os efeitos que o seu uso pode ter a longo prazo. 

Os estudos existentes em torno dos suplementos de melatonina sintética foram maioritariamente realizados em ratos de laboratório. Nestes, ficou comprovado que podem ocorrer alterações metabólicas e também ao nível dos sistemas reprodutivo e cardiovascular.

Efeitos secundários como pesadelos, agressividade, náuseas, diarreia, desidratação, problemas abdominais, dores de cabeça, alterações no apetite ou mudanças hormonais que levam a uma puberdade precoce ou mais tardia foram também encontrados. (5

Perante uma prescrição médica, em casos de patologias específicas, o produto tem demonstrado ser bastante útil e seguro. 

3. Quando devo dar gotas de melatonina ao bebé?

As situações nas quais tem vindo a provar-se o efeito positivo nas gotas de melatonina para os bebés são, por norma, aquelas nas quais a criança manifesta problemas de sono relacionados com outro tipo de patologia. (6

Neste tipo de situação, o pediatra costuma recomendar a administração de gotas de melatonina, variando a quantidade com as necessidades de cada criança. 

Entre os problemas que podem levar à prescrição de suplementos de melatonina encontramos: 

– Autismo; 
– Défice de atenção; 
– Hiperatividade; 
– Problemas na glândula pineal/Problemas na produção de melatonina; 
– Cegueira total; 
– Lesões neurológicas. 

Como tentar regular, então, o sono da criança?

Sendo desaconselhado o fornecimento de qualquer tipo de suplemento à criança sem a prescrição médica, vale a pena procurar outras alternativas antes de colocar as gotas de melatonina na chupeta do seu filho. 

Algumas alternativas para tentar regular o sono do bebé são: 

– Manter uma rotina de sono e alimentação regular; 
– Tentar manter um ambiente calmo e tranquilo no meio envolvente; 
– Desligar as luzes e os aparelhos eletrónicos; 
– Garantir a boa nutrição da criança; 
– Favorecer um ambiente que evite situações de ansiedade na criança. 

Estes métodos poderão, de uma forma natural, ajudar a garantir que o seu filho dorme mais e melhor. (7

Faz parte dos pais que colocam gotas de melatonina na chupeta do bebé? Como ficou a saber desta alternativa? Diga ao público do Bebé a Bordo qual a sua opinião sobre esta temática. 

Poderá ter interesse também em:

Quanto tempo devo esperar para dar o banho ao bebé depois de amamentar

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo