Faixa pós-parto, uma ajuda para a mamã …
Parabéns! Foi mãe há pouco tempo e encontra-se, agora, a viver as maravilhas da maternidade.
Olhando ao espelho, sentirá, provavelmente dois tipos muito distintos de nostalgia: a saudade da barriguinha que viu crescer durante 9 meses e o desejo de voltar a poder usar a roupa que usava antes da gravidez.
É natural que o sinta! Todas as mamãs querem recuperar a forma física anterior o mais depressa possível.
Usar faixa após o parto poderá ser uma boa forma de conseguir resultados mais rápidos e eficazes.
A faixa pós-parto trata-se de uma cinta elástica, que pode tomar várias formas, e que serve, principalmente, para ajudar a suster a sua região abdominal sem impedir ou dificultar os seus movimentos.
Esta faixa respeita a fisiologia da mamã e é uma ajuda indispensável para a recuperação do corpo pré-gravidez.

1. Benefícios de utilizar faixa pós-parto
Muitos obstetras e ginecologistas irão recomendar que utilize esta faixa.
As razões para tal passam pelo facto de que, mais do que ajudar a sua figura a retornar aos moldes anteriores, ela será uma ajuda para que os seus órgãos se reorganizem, tomando o seu devido lugar; para diminuir o inchaço e, principalmente se o nascimento do seu filho tiver sido por cesariana, para lhe dar mais segurança no momento de se mover ou realizar movimentos de contração involuntários (como acontece quando espirra ou tosse).
Claro! Além dos benefícios clínicos, encontrará outros benefícios aos utilizar faixa pós-parto.
Esta será, principalmente, a sua aliada na luta pela recuperação da sua silhueta.
Havendo vários modelos deste produto, antes de utilizar uma faixa após o parto, recomendamos que fale com um especialista, para saber qual é o mais indicado para si ou se existe algum constrangimento que a impeça de o usar.
2. Tipos de faixa após o parto
No momento de escolher uma faixa para utilizar depois do parto, irá, certamente, deparar-se com um leque de opções inesperado.
O mercado oferece diversos modelos destas faixas, alguns em forma de cinta e que ajudam a modelar outras partes do corpo, além do abdómen.
Entre os modelos de faixa para de faixa que encontrará estão os seguintes:
– A tradicional faixa abdominal com velcro (sem pernas e de cintura mais subida);
– A faixa em cinta com busto, preparada e adaptada para que possa amamentar o seu bebé;
– A faixa em cinta, com pernas (pode ser acima ou abaixo do joelho)
– A faixa em cinta, sem pernas (pode ter cintura alta ou baixa)
Sendo a mais tradicional, o modelo da faixa abdominal com velcro poderá ser a mais adequada, principalmente no caso de o seu filho ter nascido por cesariana.
Este tipo de faixa irá ajudar no processo de cicatrização da costura, sendo, no entanto, recomendável que, até os pontos serem removidos, mantenha a ferida ao ar, usando a faixa acima da linha do corte.
As restantes faixas estão, muitas vezes, preparadas com aberturas (nomeadamente na região entre as pernas) para facilitar as suas idas à casa de banho que, durante alguns dias após o parto, poderão ser mais frequentes do que o habitual.
Estas faixas podem ainda ter aberturas com fecho ou colchetes.
Além de ter atenção ao modelo escolhido, deverá, também, ter em atenção o tamanho da faixa. Lembre-se de que esta cinta deve ser adequada à sua estrutura física, de forma que lhe seja confortável.
Não é recomendado que escolha uma cinta que a aperte em demasia.
3. Uso da faixa: quando e até quando?
Após ter conversado com um especialista sobre o modelo, poderá escolher o tamanho, experimentando e vendo como esta lhe assenta e como se sente com ela.
Evite escolher uma faixa demasiado apertada, uma vez que esta poderá impedir a normal contração muscular do abdómen e irá ter um efeito contrário ao desejado, estimulando a flacidez na região da barriga.
A faixa que escolher deverá ser usada, em caso de cesariana, desde o momento do parto e até o bebé completar cerca de 3 meses.
No caso de ter tido o seu filho por parto normal, recomenda-se, no entanto, que dê previamente tempo ao seu útero de voltar ao sítio antes de começar a usar a faixa, devendo começar a usá-la apenas um mês após o parto.
Se pretende uma recuperação do corpo que tinha antes de gravidez, não se sinta sozinha.
A vontade de recuperar a forma faz parte do processo de ser mãe e quase todas as mulheres passam por essa situação.
A faixa para depois do parto pode, realmente, constituir uma ajuda valiosa no sentido de recuperar a silhueta que tanto deseja e irá, por certo, fazê-la sentir-se confortável e apoiada durante os primeiros tempos após ter dado à luz.
Sem a preocupação com o corpo, ficará livre para aproveitar ao máximo os momentos preciosos com o seu bebé, vivendo todas as maravilhas da maternidade.
Já utilizou uma faixa pós-parto? De que forma sentiu que esta a ajudou?
Não deixe de partilhar connosco a sua experiência.
Poderá ter interesse também em:




GIPHY App Key not set. Please check settings