Será que o esperma é mais saudável no Inverno?

Quando o assunto é a sexualidade e a fertilidade, não estamos apenas a debruçar-nos sobre uma “questão feminina”. Sabia que o esperma é mais saudável em algumas estações do ano e que, nestas, será mais fácil engravidar?

Venha descobrir mais sobre esta questão com o Bebé a Bordo.

Quando falamos em período fértil, a nossa mente tende a pensar, de forma quase automática, nos ciclos das mulheres.

Ainda assim, segundo um estudo recentemente realizado, esta noção não é exclusivamente feminina e os homens têm, também, um período fértil, no qual o seu esperma é mais saudável e no qual as interações sexuais poderão, com maior facilidade, gerar uma gestação.

Esta ideia partiu do facto de haver um maior índice de nascimentos durante o Outono e levou uma equipa israelita a debruçar-se sobre o assunto, para tentar compreender as principais razões que levavam a este facto.

Um dos aspetos em análise – a qualidade do esperma em cada uma das estações do ano – teve resultados inovadores e que surpreenderam a comunidade, ao concluir que também os homens terão um período fértil, sendo que o seu esperma é mais saudável no Inverno e no começo da Primavera.

Se está a tentar engravidar, saber mais sobre esta matéria poderá ser fundamental para obter o sucesso desejado e, por isso mesmo, debruçámo-nos sobre esta matéria para tentarmos compreender de que forma e quando é que o esperma é mais saudável.

Leia o artigo para saber mais sobre esta questão.

esperma é mais saudável no Inverno

1. O estudo realizado

Encabeçado por Eliahu Levitas, o estudo com o nome “Seasonal variations of human sperm cells among 6455 semen samples: a plausible explanation of a seasonal birth pattern” (que significa, em português, “Variações sazonais das células de esperma humana em 6455 amostras de sémen: uma explicação plausível para o padrão de nascimentos sazonais”), foi, em 2006, publicado na revista científica American Journal of Obstetrics & Gynaecology.

Este estudo nasceu na universidade israelita de Ben-Gurion e tinha como objetivo a comparação de vários parâmetros relativos ao período de produção do, considerando as estações do ano.

Para este efeito foram avaliadas 6455 amostras de esperma, sendo avaliada a sua quantidade e qualidade.

Embora as explicações concretas para os resultados obtidos pelo estudo não estejam ainda totalmente esclarecidos, a verdade é que os indicadores obtidos ajudam já a justificar o maior índice de nascimentos durante o período outonal.

2. As conclusões do estudo

Para chegar às suas conclusões, este estudo começou por classificar as suas amostras como normozospérmicas ou oligozoospérmicas, tendo por base a sua concentração.

Esta divisão mostrou claramente que a concentração e quantidade do esperma era maior no período do Inverno, diminuindo entre a Primavera e o Verão.

Além disto, a morfologia do próprio esperma era também melhor durante os meses de Inverno, o que indiciava a tendência para que o período fértil masculino ocorresse durante esta estação e no começo da estação seguinte.

Durante o Inverno, segundo as conclusões do estudo, o esperma é mais saudável também na medida em que os seus espermatozóides são em maior quantidade e apresentam menos anormalidades.

Além disso, cerca de 5% dos espermatozóides mostram ainda ter, nesta época, uma motilidade mais rápida, o que vem aumentar significativamente as hipóteses de engravidar na sequência de atividade sexual desprotegida durante o período do Inverno e no começo da Primavera.

3. A importância do estudo

Embora este estudo tenha sido o pioneiro do género em humanos, não apresentando todas as respostas necessárias, a verdade é que este é um excelente ponto de partida para perceber melhor as questões da fertilidade.

Segundo os investigadores envolvidos nesta análise este tipo de padrão sazonal poderá afetar os tratamentos de fertilidade futuros e ajudar os casais a obter o sucesso de conceção desejado.

De salientar que outros estudos têm vindo a revelar que a qualidade e quantidade de espermatozóides têm diminuído ao longo dos anos, devido ao estilo de vida atualmente promovido, o que torna ainda mais pertinente uma compreensão plena sobre esta temática.

Sabia que o esperma é mais saudável no Inverno e no começo da Primavera? Já tinha ouvido falar sobre este estudo? Não deixe de nos falar sobre a sua opinião no que diz respeito a esta matéria.

Algumas fontes: fitpregnancy  lifestyle.sapo  ibacbrasil  isaude

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo