in ,

7 dicas: como escolher um biberão para o bebé?

Como escolher um biberão

Como escolher um biberão para o bebé

Amamentar levanta muitas questões. Do peito ao biberão, as questões parecem nascer facilmente, à medida que se acompanha a evolução do bebé. Sabe como escolher um biberão para o bebé?

Então venha descobrir com o Bebé a Bordo.

O uso do biberão é, por vezes, controverso, já que este está associado com a lactação artificial e são bem conhecidos os benefícios do leite materno. Este preconceito, no entanto, está errado de duas formas bem distintas.

A primeira prende-se com o direito à escolha de cada mamã e o segundo com a própria ideia de que um biberão indique que o bebé não consome leite materno.

Na verdade, principalmente quando a mulher sofre de alguns problemas de saúde, sente dores ao amamentar ou depois de a mamã retomar a rotina profissional, o biberão poderá ser a melhor forma de garantir que o bebé tem acesso ao leite materno.

Sobre os biberões, no entanto, surgem muitas questões.

O questionamento sobre se estes podem ser aquecidos no microondas ou sobre quando devem ser trocadas as tetinas, por exemplo, são frequentes nos fóruns que reúnem mães de primeira viagem.

Além destas questões, outra impera: como escolher um biberão para o bebé?

Assim, quando é altura de escolher o biberão e a tetina que melhor servirão o seu filho, é natural que procure todas as informações para garantir que escolhe o melhor acessório para o seu bebé.

Para a ajudarmos nesta escolha, convidamos para que venha connosco neste mini guia de como escolher o biberão certo, através das sete dicas que seguidamente lhe deixamos.

1. Não pense que os biberões são todos iguais

O que não falta, hoje em dia, são opções no momento de escolher um biberão. No mercado, encontrará biberões de formatos, materiais e formas distintas; que se fazem acompanhar por tetinas que também são diferentes entre si.

Dos biberões de vidro e plástico, passando pela forma como facilitam a limpeza e esterilização e chegando até às capacidades, que oscilam entre os 50 ml e os 340 ml.

São muitos os tipos de biberões e a escolha fará realmente diferença na sua rotina de amamentação do bebé.

2. Ao escolher, considere a idade do bebé biberão 0+

Se o seu bebé for um recém-nascido, os biberões de vidro poderão ser uma melhor opção, já que se tornam mais simples de esterilizar.

Ainda assim, à medida que a criança cresce, os de plástico poderão ser melhores, já que não partem com tanta facilidade e o bebé tem maior facilidade em segurá-lo nas suas mãozinhas para beber sozinho.

Da mesma forma, os biberões com menos capacidade serão mais adequados para bebés mais pequeninos.

3. Ao escolher um biberão, atente ao formato

Pode parecer, num primeiro instante, que o formato não é um aspeto muito importante mas a verdade é que o formato do biberão faz toda a diferença.

Se os biberões cilíndricos são os mais comuns, a verdade é que os triangulares se destacam pela estabilidade e se tornam mais fáceis de segurar e higienizar.

Os mais largos serão uma opção melhor do que os mais estreitos na medida em que tornam mais fácil que se verta o leite para o seu interior.

Além destes, pode ainda optar pelos formatos ergonómicos, que permitem que o bebé segure mais facilmente o biberão e ajudam a evitar que este se engasgue e pelos formatos em ângulo, também conhecidos como anti-refluxo.

4. Considere os sistemas anti-cólicas biberão anti-cólicas

Recentemente, no mercado, a moda tem feito com que se encontre cada vez mais opções anti-cólicas.

Estes biberões têm um sistema que evita a formação de ar no interior do biberão, o que faz com que exista uma menor ingestão deste e, decorrentemente, com que o bebé sinta menos cólicas.

5. Tenha atenção à tetina do biberão

Existem vários tipos de tetinas. Durante a mamada, o número de furos nesta e os seus materiais fazem a diferença.

No que respeita ao material, deverá considerar que terá de substituir mais vezes as tetinas de borracha, que são ligeiramente mais moles. Já as de silicone, sem sabor nem aroma, tornam-se mais duras e o bebé sente mais dificuldade em modelá-lo à sua boca.

São, ainda assim, mais fáceis de limpar e têm de ser trocadas menos vezes. Esta escolha deve ser adequada a cada criança, mediante a sua perceção do que lhe seja mais confortável.

O número de furos (dois, três ou quatro) na tetina dependerá, por outro lado, da idade do bebé, já que correspondem a um fluxo mais lento ou mais rápido.

6. Considere a resistência à temperatura

Nem todos os biberões terão a mesma resistência à temperatura. No momento da escolha, garanta que o material é seguro e duradouro.

Poderá, se assim o desejar, escolher uma das modernas opções que são, também, auto esterilizáveis no microondas.

7. Tente escolher um biberão fácil de esterilizar

O biberão do bebé necessitará constantemente de ser higienizado e, por isso, será melhor para si e para a criança que escolha uma opção que facilite todo o processo de limpeza e esterilização.

Utilizou algum destes critérios na escolha do biberão do seu filho? Quais? Queremos saber como foi, para si, a escolha do melhor biberão.

Algumas fontes: parents  farmaciasportuguesas  babygearlab blog.nutritienda  babysteps

Clique em uma estrela para avaliar.

Average rating 0 / 5. Votos: 0

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Ana Rita Mendes

Ana Rita Mendes nasceu em 1992 e é natural de Proença-a-Nova, Portugal. Terminou, em 2014, a sua licenciatura em Enfermagem pela Escola Superior de Saúde de Portalegre. Trabalha atualmente como enfermeira no Hospital Curry Cabral e na NephroCare. Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

GIPHY App Key not set. Please check settings

Exposição excessiva ao sol da criança

Exposição excessiva ao sol da criança pode originar melanoma em adulto?

Enxoval de bebé completo

Enxoval de bebé completo, lista do que devo comprar