in

Posso usar o microondas para aquecer o biberão do bebé?

Microondas para aquecer o biberão

Microondas para aquecer o biberão

Quando se trata dos nossos filhos, todo o cuidado é pouco e, como bem sabemos, os perigos estão um pouco por todo o lado.

Por esta razão, principalmente no que se refere à alimentação da criança, são muitas as dúvidas que surgem. Fique a saber se pode (ou não) usar o microondas para aquecer o biberão do bebé.

São muitas as perguntas que os papás e mamãs, principalmente os que fazem esta viagem pela primeira vez, guardam sobre os mais diversos aspetos do quotidiano.

No que respeita à alimentação do bebé – e seja este alimentado com leite materno ou fórmula – surgem diversas perguntas no que respeita às melhores formas de aquecer o leite, quando este não é dado diretamente pelo peito da mamã.

Ao longo dos anos, diversas teorias e mitos tomaram forma, impregnando o conhecimento geral com ideias relativas à melhor maneira de aquecer o biberão do bebé.

Algumas destas ideias são reais… outras, nem tanto e, de algumas, foi-se descobrindo a veracidade ao longo de várias experiências e trabalhos científicos.

Hoje, olhamos para o que se sabe – até ao momento – sobre os perigos de aquecer o biberão do bebé no microondas, para que saiba se pode fazê-lo e quais os pormenores aos quais deve estar atenta.

Acompanhe-nos para saber se pode usar o microondas para aquecer o biberão do bebé.

Microondas para aquecer o biberão

1. O caso do leite materno

Foi o leite materno a criar, em parte, a ideia de que aquecer o biberão no microondas poderia ter efeitos negativos.

A verdade é que, embora seja permitido o uso do microondas para aquecer o leite, não havendo risco de que os alimentos “absorvam” as microondas emitidas pelo aparelho (como, em tempos, se temia), este não é indicado para aquecer o leite materno, uma vez que está comprovado que, durante este aquecimento, o leite da mamã perde uma grande parte das suas propriedades.

Ao perder propriedades – nomeadamente imunológicas – este leite continuará a poder ser consumido mas não terá os mesmos efeitos benéficos que teria se fosse consumido diretamente do peito ou se tivesse sido aquecido por vias mais “tradicionais”.

A CUF, conceituada clínica, refere, inclusivamente que o aquecimento do leite no microondas pode ser responsável pela destruição de nutrientes e de proteínas essenciais para o bebé.

banner biberonsechupetas.com

2. O caso da fórmula

Muitos bebés alimentam-se com recurso às famosas fórmulas de bebé. Neste caso, é permitido o uso do microondas para aquecer o biberão, sendo que, embora alguns elementos sejam, também, destruídos neste aquecimento, a diferença efetiva entre formas de aquecimento do leite não é significativa.

Aquecer o biberão do bebé no microondas é, por isso, possível e prático no caso de a criança não estar a consumir o leite materno.

Algumas questões extra, no entanto, terão de ser consideradas para que as mamãs possam tomar precauções ao fazê-lo.

microondas

3. Cuidados no aquecimento do biberão do bebé no microondas

Conhecer os riscos inerentes ao aquecimento dos biberões do bebé no microondas é muito importante. Isto porque, embora possa, efetivamente, fazê-lo, para tomar uma decisão informada é necessário que conheça todos os pontos negativos e saiba como pode contorná-los.

O primeiro risco, no momento de aquecer o biberão do bebé no microondas diz respeito ao material do mesmo. Lembre-se de que, embora o plástico possa ser levado ao microondas – contrariamente, por exemplo, ao metal – nem todas as embalagens plásticas estão preparadas para tal.

Assim, a primeira coisa a verificar, caso queira aquecer o biberão no microondas, é garantir que este está preparado para tal.

O risco de usar um produto cujo material não pode ir ao microondas neste tipo de equipamento é que este pode ser responsável pela libertação de químicos ou substâncias indesejadas para o leite durante o aquecimento. Garanta, por isso, que escolhe um biberão adaptado a esta forma de aquecimento.

A segunda problemática, talvez uma das que mais causa falta de consenso sobre esta questão, diz respeito ao aquecimento irregular que neste acontece.

Isto faz com que, frequentemente, o leite aqueça em demasia num dos extremos da garrafa, permanecendo frio no outro. Faz ainda com que possa acontecer a acumulação de vapor no topo da garrafa o que pode provocar uma queimadura ao bebé.

Para evitar esta situação, é importante que ao aquecer o biberão no microondas o faça sem a tetina e que, depois de retirar o biberão aquecido, o agite algumas vezes para misturar o leite e aguarde alguns minutos pata que a temperatura uniformize.

Antes de dar o leite à criança lembre-se ainda de testar a temperatura, libertando algumas gotas no seu pulso.

Como costuma aquecer o leite do seu filho? Alguma vez usou o microondas para aquecer o biberão? Conte-nos quais os seus medos e soluções para esta questão.

Algumas fontes: centresupport  saudecuf  ncbi  gestacaobebe

Clique em uma estrela para avaliar.

Average rating 0 / 5. Votos: 0

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Bebé a Bordo

Saiba mais sobre maternidade, gravidez, bebé e desenvolvimento infantil, com os nossos artigos. Traga o bebé a bordo e veja o que preparamos para si!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

mãe e crianças felizes

Como criar crianças felizes

grávida pode comer castanhas assadas

Grávida pode comer castanhas?