O que é a candidíase do períneo, conheça esta infeção pediátrica

A candidíase do períneo no bebé é uma infeção pouco falada mas que acontece frequentemente em idade pediátrica. Já conhece as manifestações da candidíase do períneo no bebé?

Se quer conhecer os sinais desta infeção e descobrir como proceder ao seu tratamento, venha saber mais com o Bebé a Bordo. 

Desde o seu nascimento e ao longo de toda a vida, as mães são mestres na preocupação com a saúde dos filhos. Com uma atenção cautelosa a todos os potenciais sinais e sintomas, estas mulheres (e também muitos pais) tentam intensamente manter os seus bebés saudáveis. 

Evidentemente, a permanência de um mundo onde o contacto com bactérias, vírus e fungos é inevitável torna igualmente impossível que, ao longo da vida, nenhuma doença seja contraída.

Na verdade, está comprovado que os chamados bebés estufa, por serem sobreprotegidos, poderão ter, até, mais problemas ao nível das defesas imunitárias. 

Assim, como é evidente, várias manifestações de ordem clínica podem surgir no bebé. Desde os problemas de visão mais comuns, passando pelas doenças mais comuns nos infantários e chegando até aos principais problemas na pele do bebé, vemos várias manifestações de doenças nos mais pequenos. 

Dentro do leque dos problemas de pele, as dermatites, a escabiose ou a micose cutânea no bebé preocupam os pais. E, dentro do leque dos problemas de pele causados por fungos, um outro, menos conhecido, é igualmente preocupante. Falamos da candidíase do períneo. 

A candidíase do períneo é a temática sobre a qual hoje nos debruçamos. Siga connosco para descobrir o que é, como se manifesta e como tratar a candidíase do períneo no bebé. 

candidíase do períneo

1. O que é a candidíase do períneo?

A candidíase do períneo – ou candidíase perineal – trata-se de uma infeção cutânea de origem fúngica, causada pelo fungo Candida albicans. Este fungo, que naturalmente se aloja na flora intestinal, pode despoletar, em alturas de maior sensibilidade (como febres ou diarreias, por exemplo) este problema cutâneo. (1

Embora a candidíase seja uma doença mais relacionada com os adultos, a verdade é que a candidíase do períneo se torna muito comum em bebés e crianças, principalmente quando estes estão em idade de usar fralda.

Esta infeção aparece, por norma, porque a fralda permite a proliferação de fungos, ao criar um ambiente húmido e abafado. 

A candidíase do períneo apresenta uma aparência de inflamação cutânea, num tom avermelhado e pode manifestar-se, também, pelo aparecimento de borbulhas na região do períneo. Embora contagiosa, a infeção apenas acontece mediante o contacto direto com a região afetada. 

O que causa a candidíase pediátrica?

Tal como referimos, o fungo Candida albicans é o responsável pelo aparecimento do problema. (2

A permanência da região genital húmida, devido à fralda, pode ser um fator para o desenvolvimento fúngico e, como tal, um dos causadores do problema. 

2. Quais são os sintomas da candidíase do períneo no bebé?

A candidíase pediátrica não tem muitos sintomas. Ainda assim, podemos destacar, entre os sintomas da candidíase do períneo no bebé: (3

– Aparecimento de lesões cutâneas de tom rubro na zona genital; 
– Aparecimento de borbulhas com o topo de um tom esbranquiçado; 
– Aparência húmida na região anal e genital; 
– Manifestação de irritabilidade na criança; 
– Aparente desconforto; 
– Alterações no apetite e recusa alimentar. 

Perante qualquer um dos sintomas acima mencionados, é importante a consulta de um pediatra ou de um dermatologista, para que o melhor tratamento possa ser prescrito. 

3. Qual é o tratamento da candidíase do períneo?

O tratamento da candidíase do períneo é usualmente feita por prescrição médica e com a aplicação de uma pomada ou creme antifúngico durante algumas semanas (usualmente, duas a três). 

Em casa, a mãe deverá ainda ter alguns cuidados extra de higiene para evitar que o fungo se propague, higienizando bem as mãos a cada muda de fralda e mantendo trocas regulares das mesmas. (4

Já conhecia esta forma pediátrica de candidíase? Sabia quais eram os sinais de candidíase do períneo no bebé? Se viveu algo semelhante com o seu filho, partilhe a sua experiência com as restantes mamãs do Bebé a Bordo

Poderá ter interesse também em:

Como evitar o xixi na cama, depois de tirar a fralda ao bebé

Comente este artigo