Aspirador nasal manual ou elétrico, qual devo escolher? 

O aspirador nasal manual ou elétrico são duas opções para ajudar a reduzir a obstrução nasal do bebé. Mas sabe quais as diferenças efetivas? Sabe qual é a eficácia de cada um destes métodos? Se está indecisa sobre qual escolher para o seu filho, venha conhecer os aspiradores nasais com o Bebé a Bordo e descubra qual é o mais adequado para si: o aspirador nasal manual ou elétrico. 

O seu bebé tem o narizinho entupido? Acontece! Existem várias causas para a obstrução nasal do bebé e, evidentemente, a procura das causas é fundamental.

bebé com bronquiolite ou com que contraia uma das doenças mais comuns nos infantários poderá apresentar este sintoma. Além disso, as próprias doenças sazonais podem também levar a esta obstrução. 

Muitas mamãs e papás recorrem, para tentar solucionar este problema, ao soro fisiológico mas outros procuram alternativas, que possam ajudar a eliminar este sintoma desagradável e incomodativo, quando o nariz obstruído incomoda o seu bebé

Um grande aliado destes papás é, pois, o aspirador nasal. Ainda assim se, como nós, olhou para esta solução, poderá ter descoberto que a variedade de opções disponibilizadas é, em si, geradora de novas dúvidas. 

Além de existirem aspiradores nasais para bebé de diferentes marcas e formatos, este surge ainda em duas formas: aspirador nasal manual ou elétrico. 

Perante todas estas opções, como escolher aquele que é melhor para o nosso filho? Esta é a pergunta à qual, hoje, queremos dar resposta. 

Se quer saber qual deve escolher – o aspirador nasal manual ou elétrico – acompanhe-nos nesta jornada até aos melhores aliados na resolução da obstrução nasal do bebé. 

Aspirador nasal manual ou elétrico, qual devo usar

1. Bebé com o nariz obstruído

Quando pensamos no nariz obstruído, usualmente pensamos nele mais como um incómodo do que propriamente como um problema. Esta análise não é irreal para adultos e até para crianças mais crescidas. Ainda assim, no caso dos bebés – principalmente os mais pequeninos – o nariz obstruído pode ser um problema. 

Nestas crianças, o congestionamento nasal pode causar dois cenários que devem ser evitados: dificuldade em dormir e dificuldade em comer. (1

O bebé que é amamentado poderá ter dificuldades em respirar enquanto mama, o que pode levar a que não ingira leite suficiente ou recuse o peito, correndo o risco de não receber os nutrientes essenciais. 

Quais são as principais causas do nariz congestionado do bebé?

Tal como já referimos, as causas deste problema podem ser diversas. Entre as principais causas do problema encontramos: (2

– Rinite alérgica; 
– Gripes e constipações; 
– Bronquiolite; 
– Sinusite; 
– Desvio do septo; 
– Alergias e irritações causadas por fatores ambientais. 

2. O que é um aspirador nasal para bebé?

Um aspirador nasal para bebé trata-se de uma ferramenta, que poderá ser manual ou elétrica, e que visa o alívio das obstruções e do congestionamento nasal, removendo o muco acumulado nas vias respiratórias. (3

Este aparelho irá ajudar a melhorar a respiração da criança, facilitando este processo e ajudando, assim, a que a criança tenha um sono mais tranquilo e se alimente melhor. 

O aspirador nasal portátil permite ainda que este processo seja feito em qualquer local e a qualquer momento. 

Como é que o aspirador nasal ajuda a criança?

O aspirador nasal para bebé funciona, usualmente, por sucção. Uma vez que as crianças até aos 3 anos têm dificuldade em se assoar, esta é uma forma de ajudar a remover o muco acumulado nas suas narinas, facilitando a respiração do bebé. 

Uma vez que esta ferramenta é colocada na narina do bebé, ela ajuda os papás no processo de limpar o narizinho da criança, sem que exista a necessidade de que o bebé ajude no processo. 

Os aspiradores nasais são especialmente úteis para limpar o nariz dos bebés que apresentem uma secreção nasal mais espessa, sendo ainda adequado para fazer limpezas ocasionais ao nariz do seu filho. 

3. Aspirador nasal manual ou elétrico: qual escolher?

Sabendo a pertinência da aspiração nasal para a redução dos sinais de congestionamento do nariz da criança, as várias marcas dedicadas à puericultura têm apresentado várias alternativas. 

No momento de resolver as dificuldades respiratórias dos filhos, a escolha do aspirador nasal certo parece fulcral para os pais. Assim, iremos olhar para as caraterísticas e para as vantagens e desvantagens destes aspiradores, para que saiba o que escolher, se o aspirador nasal manual ou elétrico. (4

Não é, hoje, possível encontrar diferentes formatos de aspiradores nasais, como é, também, possível colocá-los em dois grupos principais: o aspirador nasal manual ou elétrico. 

As vantagens do aspirador nasal manual

O aspirador nasal manual funciona, usualmente, pela sucção com vácuo. Isto é, o seu formato permite a expulsão do ar interior previamente ao processo e a posterior introdução na narina para que o muco presente na mesma seja “sugado”. 

Com formas usualmente ergonómicas e uma ponta fina e macia, estes tendem a adaptar-se perfeitamente às narinas do bebé. Uma vez que o reservatório destes aspiradores é, usualmente, reduzido, poderá ser necessária a repetição do processo mais do que uma vez em cada narina. 

Trata-se de um produto que deve ser limpo e desinfetado depois de cada utilização, sendo que a facilidade deste processo variará consoante a marca e o formato do aspirador nasal manual. 

As vantagens do aspirador nasal elétrico

O aspirador nasal elétrico funciona igualmente por sucção mas trata-se de uma ferramenta alimentada a pilhas ou outro tipo de bateria. 

Este tipo de aspirador tem, por norma, uma aspiração contínua mas a sua eficiência dependerá, também, da textura do muco, podendo ser necessário o uso de soro fisiológico prévio, caso este seja muito espesso. 

Tratam-se usualmente de aspiradores nasais fáceis de limpar, que recorrer a recipientes descartáveis. 

Esta opção é mais dispendiosa do que o aspirador nasal manual mas muitos pais consideram que a sua eficácia compensa a diferença de preço. 

Além disto, no caso dos aspiradores nasais elétricos, importa recordar que este não deve ser utilizado mais do que 3 vezes diárias, já que a sucção excessiva do muco pode provocar inflamações nas fossas nasais da criança. 

Costuma utilizar um aspirador nasal manual ou elétrico no seu filho? Por que razão escolheu este modelo? Considera que foi uma compra útil? Compartilhe a sua experiência pessoal com os restantes papás do Bebé a Bordo

Poderá ser interessante também:

Dor de cabeça nas crianças, 8 sinais aos quais deve estar atenta

ARTIGOS REMOMENDADOS
ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo