in ,

Grávida pode beber água de coco, quais as vantagens?

Grávida pode beber água de coco

Grávida pode beber água de coco, quais os seus benefícios e cuidados a ter

Durante a gestação surgem muitas questões sobre as comidas e bebidas mais indicadas e sobre as vantagens ou problemáticas inerentes a estas.

Saiba se a gestante pode beber água de coco e quais as vantagens e cuidados a ter no consumo desta bebida.

Quando uma mulher descobre que está grávida, a sua rotina alimentar tende a alterar-se para se libertar de alimentos e bebidas com potencial nocivo e apostar naqueles que prometem contribuir para uma dieta mais saudável e benéfica para a saúde da mamã e o correto desenvolvimento do feto.

Sabendo como a hidratação é importante nesta fase da vida, principalmente quando o cansaço extremo e a desidratação se anunciam, é natural que as grávidas procurem opções saudáveis para hidratar o seu corpo além da água.

Estando as bebidas açucaradas e os refrigerantes entre os líquidos menos saudáveis para consumir durante a gestação, é natural que as gestantes se voltem para os líquidos de origem natural, apostando em sumos, batidos e outros “sucos” naturais, provenientes de frutas e/ou legumes.

É nesta sequência que surgem, então, as dúvidas sobre o consumo de água de coco na gravidez.

Sabendo disto, é sobre esta temática que hoje nos debruçamos.

Grávida pode beber água de coco

1. Composição da água de coco

Sendo, como o nome indica, proveniente do coco, esta água é bastante rica e nutritiva, tornando-se uma excelente forma de hidratar a futura mamã.

Numa chávena de água de coco a gestante terá 46 Kcal. Rica em hidratos de carbono (8,9 gramas, dos quais 6,3 gramas correspondem a açúcares), cálcio (6%) e fibras (2,6 gramas), esta bebida contém ainda sódio e potássio.

2. Melhor altura para beber água de coco

Não existe um momento específico no qual não possa beber água de coco na gravidez. Ainda assim, se quiser gozar ao máximo das propriedades desta bebida, o ideal será que a consuma logo pela manhã.

Com o estômago da futura mamã ainda vazio, o consumo desta bebida será ainda mais saudável, permitindo que os nutrientes e eletrólitos nela presentes sejam mais facilmente absorvidos pelo organismo.

3. Propriedades da água de coco

Os benefícios do consumo de água de coco na gravidez são diversos. Esta é, para começar, uma boa fonte de eletrólitos e água.

Assim, além de ter uma ação hidratante no corpo, esta ajuda a repor os sais minerais que, ao longo do dia, vamos perdendo.

Além disto, devido à presença do potássio, tem ainda uma função na regulação da pressão arterial.

A presença de magnésio e potássio nesta bebida é ainda responsável pela regulação circulatória do sangue e ajuda a aumentar o nível de antioxidantes no corpo da gestante.

Estes antioxidantes, aliados às vitaminas e minerais que o compõem, serão ainda fundamentais para reforçar o sistema imunitário da gestante, protegendo-a de doenças e infeções.

Sendo um diurético natural, a água de coco na gravidez irá ajudar também a reduzir o “mau” colesterol, ao mesmo tempo que aumenta o bom.

A par com isto, terá um papel na redução das células de gorduras em excesso no organismo da futura mamã.

A presença das fibras ajudará a gestante a regular, também, o seu sistema digestivo, melhorando a sua digestão e impedindo situações desagradáveis como a azia e a obstipação.

Será ainda útil para minorar a sensação de náusea, tão comum nos primeiros meses da gestação.

Por fim, o consumo de água de coco está ainda associado ao crescimento do feto, já que fornece todos os nutrientes essenciais para o seu correto desenvolvimento.

4. Cuidados a ter

Embora a água de coco na gravidez seja aceite e até recomendada, tal como nas restantes bebidas e alimentos, é recomendada a moderação no seu consumo.

A regra de ouro, como temos salientado, é que, quando em demasia, tudo faz mal.

No caso do consumo excessivo da água de coco a principal problemática prende-se com a concentração elevada de sódio que tem na composição e que pode ser nociva para pessoas que tenham problemas renais ou hipertensão.

A dose recomendada é entre dois e três copos diários, não devendo esta ser excedida pelas gestantes.

Consumiu água de coco durante a gestação? Conte-nos quais os benefícios que sentiu neste consumo.

Algumas fontes:
momjunction
saudedica
babycenter
vix
universityhealthnews

Clique em uma estrela para avaliar.

Average rating 0 / 5. Votos: 0

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Bebé a Bordo

Saiba mais sobre maternidade, gravidez, bebé e desenvolvimento infantil, com os nossos artigos. Traga o bebé a bordo e veja o que preparamos para si!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

como organizar um chá de bebé

5 dicas para organizar um chá de bebé

Tubérculos de Montgomery no aleitamento

Tubérculos de Montgomery no aleitamento, sabe o que são?