5 Sintomas de gravidez na primeira semana

Sintomas de gravidez na primeira semana, tem algum destes sintomas❓

Quando soube que estava grávida, provavelmente isto prendeu-se com sintomas de gravidez na primeira semana. Sabe quais são os primeiros sintomas a surgir quando está grávida?

Descubra tudo com o Bebé a Bordo.

Os primeiros sintomas de gravidez não são exatamente os mesmos para todas as mulheres e seria redutor dizer que todas sentem as sintomáticas da gestação na mesma fase.

Se, para algumas mulheres, parece existir uma completa ausência de sintomas, havendo uma confirmação do desejo da maternidade apenas quando opta por fazer o teste de gravidez; para outras, parece que – contra as probabilidades e estatísticas – os sintomas surgem quase de forma imediata, na primeira semana da gestação.

Sendo mais comuns a partir da terceira semana de gestação, os primeiros sintomas podem, de facto, ser mais imediatos e tomar formas distintas, de mamã para mamã.

Hoje, fomos em busca dos sintomas que mais frequentemente são descritos na primeira semana de gravidez, procurando explorar a forma como se manifestam, as suas causas e a forma como afetam as gestantes.

Se quer saber mais sobre os sintomas de gravidez na primeira semana, não deixe de acompanhar este artigo. Venha com o Bebé a Bordo saber quais são os 5 sintomas de gravidez na primeira semana.

1. Gravidez: o começo da jornada Sintomas de gravidez na primeira semana

Quando a gravidez se inicia, os sintomas não são, por norma, imediatos.

O mais usual é que os sintomas não só não apareçam durante a primeira semana como comecem a manifestar-se apenas ao fim da terceira semana de gestação.

Ainda assim, os sintomas de gravidez na primeira semana podem acontecer, havendo mulheres que começam a sentir os efeitos da gestação no seu corpo cerca de seis dias depois do óvulo ter sido fecundado.

Para estas mulheres, os sintomas são diversos e manifestam-se, desde logo, na primeira semana, sob as mais diversas formas e sensações.

2. Cinco sintomas de gravidez na primeira semana

Os sintomas de gravidez na primeira semana não são iguais para todas as mulheres, havendo relatos de diferentes reações físicas.

Ainda assim, reunimos, neste artigo, a lista dos cinco sintomas mais comuns na primeira semana de gravidez.

São eles:

2.1. Sangramento vaginal

É comum que as mulheres notem, na primeira semana de gravidez, um pequeno sangramento vaginal, recorrente da fixação do embrião no útero após o óvulo ter sido fecundado.

Este sangramento é muitas vezes confundido com a menstruação.

2.2. Ausência do período

Principalmente as mulheres que contam com ciclos mais certos têm como um dos primeiros sinais de alerta a ausência da menstruação.

Esta situação, no entanto, pode ser difícil de identificar por parte das mulheres que tenham ciclos mais irregulares e por aquelas que notem o sangramento vaginal acima referido, podendo estas situações mascarar um dos sintomas de gravidez na primeira semana.

2.3. Náuseas, vómitos e prisão de ventre

São sintomas mais frequentes e notórios a partir da sexta semana de gravidez mas não é incomum que apareçam na primeira semana, como um alerta para a futura mamã.

No que respeita à prisão de ventre, esta é mais comum quando a quantidade de progesterona no corpo tem um aumento mais célere, ainda no começo da gravidez.

2.4. Alterações no paladar e no olfato

Muitas mulheres afirmam ter percebido a gravidez devido às modificações sensoriais.

A sensação de que a comida tem um sabor diferente ou a criação de intolerância a aromas antes adorados pode ocorrer. É ainda comum que a gestante sinta um sabor férrico na boca.

2.5. Aumento do peito

Para muitas mulheres, a alteração no tamanho do peito ocorre logo na primeira semana de gravidez, havendo igualmente um aumento na sua sensibilidade. Este aumento decorre das alterações hormonais.

3. O fator emocional

Além de todos estes sintomas que, como referimos, a mulher poderá sentir ou não durante a primeira semana de gestação, existe um outro – por agora inexplicável – que frequentemente se ouve quando se fala com as mulheres grávidas.

É muito comum que, à pergunta “quando soubeste?” a resposta seja incerta e acabe por se ligar ao teste de gravidez.

Mas muitas mulheres dizem que “simplesmente souberam” ou “sentiram” que estavam grávidas.

Este fenómeno emocional, que nem as próprias conseguem traduzir em palavras, não deverá, também, ser esquecido, embora careça de explicações científicas.

Quando soube que estava grávida? Qual foi o sintoma ou a sensação que a fez saber? Conte a sua história e partilhe esta emocionante viagem pelo mundo da gestação com outras mamãs.

Algumas fontes: thebump  fitpregnancy  pregnancycorner  kidspot  famivita  dietaeboasaude

ARTIGOS REMOMENDADOS
ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo