in

Rabinho assado, o que fazer?

rabinho assado do bebé

Por muito cuidado que se tenha com a higiene do bebé, esta é a terrível verdade: num momento ou noutro, todas as mamãs acabarão por conhecer a temível realidade do rabinho assado do seu filho.

O rabinho assado é a forma como comummente se designa a dermatite da fralda.

Trata-se, pois, de uma inflamação da pele, que além de frequentemente se tornar alarmante pelo seu aspeto, causa dor, ardor e desconforto à criança.

Embora seja uma problemática cuja solução é geralmente simples e feita em casa, esta é uma situação para a qual as mamãs precisam de estar preparadas, mantendo-se atentas e fazendo por prevenir ou tratar celeremente a dermatite.

Neste artigo, é sobre esta temática que nos debruçaremos, para que saiba todas as formas como pode prevenir e tratar o rabinho assado do seu bebé.

muda de fralda mitosyl

1. O que é o rabinho assado?

Clinicamente conhecido como eritema ou dermatite da fralda, esta forma de irritação cutânea surge como resultado do contacto da pele com os ácidos presentes na urina e nas fezes.

É caraterizado pela inflamação da pele na região genital e das virilhas, podendo ainda afetar as coxas e as nádegas da criança.

A tendência da fralda para sensibilizar mais a pele do bebé, promove ainda um ambiente propício para o aparecimento de fungos e bactérias que, ao alastrar, prejudicam ainda mais a camada cutânea da criança, criando infeções bastante desconfortáveis e dolorosas para o bebé.

Por norma, esta situação é mais comum em casos onde a higiene do bebé é deficiente, havendo um contacto muito prolongado com a urina ou as fezes.

Ainda assim, casos de higiene excessiva podem, também, levar a esta situação, sendo que o uso de produtos agressivos e/ou o contacto excessivo com a água pode remover a camada protetora da pele e, desta forma, deixar a criança mais vulnerável a este tipo de situação.

muda de fralda mitosyl

2. Como tratar o rabinho assado?

A aposta na higiene do bebé – não de forma excessiva, como já vimos – será a melhor forma de garantir a prevenção e de fazer o tratamento do rabinho assado.

Uma muda de fralda mais frequente será uma boa forma de evitar que a pele do bebé contacte com as excreções durante tanto tempo e promoverá uma pele mais saudável.

Alguns passos que poderá seguir para conseguir evitar ou tratar esta situação são:

2.1. Cuidados na muda da fralda

– Além de uma troca frequente da fralda do bebé, será muito útil que, em cada mudança, o rabinho do bebé seja limpo com recurso a água morna.

Os toalhetes, embora sejam muito práticos, poderão tornar-se mais irritantes para a pele sensível da criança, uma vez que contém perfumes e substâncias irritantes (como por exemplo álcool).

Ao fazer esta limpeza, deverá ter particular atenção às dobrinhas da pele do bebé, uma vez que costumam ser as zonas com mais propensão à assadura.

2.2. Recurso a cremes

– O uso de cremes é muito importante! Além de ajudar a regular o pH da pele da criança, estes cremes irão hidratar a região da fralda e criar uma barreira de proteção.

Caso o seu bebé já esteja com uma inflamação acentuada, o recurso a vaselina ou a pomadas com óxido de zinco será uma boa opção para combater o rabinho assado.

Nos casos mais severos, no entanto, o médico poderá receitar uma pomada à base de corticóides.

2.3. Lavar as mãos

– A importância da lavagem das mãos antes e depois de mudar a fralda é enormíssima!

As nossas mãos estão constantemente em contacto com tudo e tornam-se, facilmente, transmissoras de germes e bactérias que podem prejudicar a pele do bebé.

2.4. Fraldas reutilizáveis

– As mamãs que utilizem fraldinhas reutilizáveis precisarão de ter um cuidado extra.

Para evitar o rabinho assado, estas fraldas devem ser lavadas a temperaturas altas (90ºC no mínimo) para que todas as bactérias sejam eliminadas.

O detergente utilizado nestas lavagens deve também ser suave e antialérgico.

2.5. Consulte quem sabe

– À partida, a irritação na pele do seu bebé deverá ficar boa com estes passos.

No entanto, se sentir que algum tipo de sintoma é mais agressivo ou que a situação não está a melhorar, o mais seguro será consultar o seu médico, para que ele diagnostique a situação e lhe indique o melhor tratamento.

O seu bebé sofreu de rabinho assado? Que método utilizou para o tratar?

Conte-nos como viveu esta experiência e ajude outras mamãs na mesma situação!

Clique em uma estrela para avaliar.

Average rating 5 / 5. Votos: 1

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Ana Rita Mendes

Ana Rita Mendes nasceu em 1992 e é natural de Proença-a-Nova, Portugal. Terminou, em 2014, a sua licenciatura em Enfermagem pela Escola Superior de Saúde de Portalegre. Trabalha atualmente como enfermeira no Hospital Curry Cabral e na NephroCare. Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Mulher grávida com collants de gravidez

Quando a grávida deve usar collant de compressão?

gravidez e cremes autobronzeadores

Grávida pode usar cremes autobronzeadores?