Quais os direitos das famílias numerosas em Portugal?

As famílias numerosas em Portugal têm vários direitos e privilégios. Já os conhece? Venha saber quais são com o Bebé a Bordo.

Um filho é sempre uma felicidade para os pais mas, à medida que a família cresce, os pais também começam a pensar nas contas.

Das perguntas mais básicas, como quanto vão gastar em fraldas ou em toalhitas, nascem outras como saber gerir as finanças para suportar as contas, a creche, a alimentação e todas as restantes despesas familiares.

Torna-se também pertinente, à medida que os filhos cresces, conhecer a melhor forma de ensinar o valor do dinheiro às crianças.

Embora seja sempre necessário fazer contas, a verdade é que a vida destas famílias pode ser levemente facilitada devido à existência de direitos e apoios para famílias numerosas em Portugal. Saiba quais são.

Quais os direitos das famílias numerosas em Portugal?

1. Quais as medidas governamentais para famílias numerosas?

Para ajudar as famílias numerosas a gerir financeiramente as suas vidas, o governo português, a par com várias outras entidades, promoveu várias medidas. Destacamos: (1)


1. Imposto Sobre Imóveis (IMI) – Em 225 autarquias do país, existe a aplicação do IMI familiar, que visa a redução do pagamento deste imposto para famílias numerosas;
2. Tarifa Familiar da Água – Redução nas taxas sobre a água em mais de 150 municípios portugueses.
3. Redução do ISV – Isenção de 50% do imposto sobre veículos, na compra dos mesmos;
4. Cartão de Família Numerosa – Trata-se de um cartão de descontos que oferece redução em vários espaços comerciais.

2. Quais os prémios destinados a famílias numerosas?

Existem vários prémios para famílias com 3 ou mais filhos, que sejam sócios da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas. Entre eles, destacamos: (2)

1.Prémio Bebé – Trata-se de um prémio no valor de 35 euros por filho para famílias que tenham entre 3 e 5 filhos e no valor de 70 euros para as que tenham mais. Trata-se de um prémio anual.
2. Prémio Bodas – Para casais que completem 25 anos de casados, será dado um prémio de 35 euros; para os que completem 50 anos de casados, serão dados 70%. Também este prémio é pago em quota anual de um ou dois anos.
3. Prémio Família 10 + – As cotas da associação serão oferecidas a famílias com 10 ou mais filhos.

3. Outros descontos para famílias numerosas

Além das medidas mencionadas, as famílias numerosas terão ainda descontos em situações como: (3)

– Frequência de determinadas lojas;
– Serviços de seguros;
– Serviços de crédito;
– Serviços bancários;
– Restauração (locais aderentes);
– Parques temáticos (locais aderentes).

Vale sempre a pena, por esta razão, questionar quais as vantagens para famílias numerosas quando contratar um serviço ou fizer uma compra.

Já conhecia os direitos das famílias numerosas em Portugal. Conte aos restantes leitores do Bebé a Bordo se usufrui de algum destes benefícios.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo