Fralda descartável vs fralda de pano, prós e contras

Fralda descartável vs fralda de pano, prós e contras.

As fraldas de pano estão de regresso e fazem questionar o uso das fraldas descartáveis em vários fóruns e conversas de mamã para mamã. Sabe quais os prós e contras de cada tipo de fralda?

Venha descobrir com o Bebé a Bordo.

A discussão sobre os benefícios e desvantagens dos diferentes tipos de fraldas parece ter entrado na ordem do dia com a chegada ao mercado de uma nova alternativa de fraldas de pano.

Se, desde há vários anos, as fraldas descartáveis eram imprescindíveis e o seu uso não se questionava, a verdade é que, com o avançar dos anos, as problemáticas associadas ao seu uso têm regressado e novas preocupações, aliadas aos cuidados do nosso século, têm feito com que muitas mamãs se tornassem adeptas da versão tradicional.

Principalmente depois de uma primeira gravidez, quando o primeiro filho nasce, os pais de primeira viagem querem saber dicas financeiras e compreender em concreto em quanto irão ficar as fraldas e os toalhetes.

Ao procurar as respostas, por isso, o encontro com estas discussões parecem trazer para o cenário novos e importantes momentos de questionamento.

É sobre as questões relativas às fraldas do bebé que hoje nos debruçamos, tentando compreender quais os prós e contras de cada tipo de fralda e quais as razões que tornam este assunto tão importante para as mamãs e papás.

Se também quer saber quem ganha a batalha “descartável vs pano”, entre connosco nesta viagem ao mundo das fraldas e conheça todos os aspetos importantes sobre esta questão.

1. Vantagens e desvantagens das fraldas descartáveis Fralda descartável vs fralda de pano

As fraldas descartáveis surgiram no mercado há relativamente pouco tempo e o seu uso só foi largamente disseminado há algumas décadas.

Não vai longe o tempo em que os papás só usavam destas fraldas em “eventos especiais” ou “para levar o menino ao médico”.

De repente, com as mudanças do mercado e a propagação de um estilo de vida mais consumista e assente nas necessidades criadas pela publicidade, deu-se o “boom” deste produto.

Hoje em dia, quando olhamos para os bebés à nossa volta, é muito raro aquele que não enverga uma fralda descartável. Mas, afinal, quais são as vantagens que tornam este produto tão amado pelas mamãs?

Um olhar sobre esta questão revela, de imediato, algumas vantagens do uso de uma fralda descartável.

De facto, estas existem em vários formatos, tamanhos e marcas; são fáceis de vestir ao bebé e de trocar; permanecem sempre à mão, disponíveis para o uso, chegando-nos em pacotes com um número alargado de unidades e, acima de tudo, tal como o nome indica, são descartáveis, evitando-se todo um processo de lavagem e passando do rabinho (ou bumbum, em português do Brasil) do bebé diretamente para o lixo.

Ainda assim, passada a análise de todas estas mais-valias, encontramos o outro lado da fralda descartável. Desvantagens inerentes a este produto podem, efetivamente, ser encontradas.

Para começar, estas têm uma maior probabilidade de provocar alergias ao bebé, sendo também responsáveis por um “desleixe” no número de trocas, o que mantém o bebé, por vezes, molhado por mais tempo e promove assaduras.

Além disto, o stock destas fraldas tem constantemente de ser renovado, o que as torna bastante dispendiosas quando fazemos as contas ao gasto total.

A composição destas fraldas, que inclui plásticos, celulose e polietileno torna também estas fraldas uma alternativa altamente poluente e, como tal, nociva para o meio ambiente; sendo que se tratam, ainda, de materiais com químicos eventualmente nocivos.

fraldas

2. Vantagens e desvantagens das fraldas de pano Fralda descartável vs fralda de pano

As fraldas de pano, que as nossas avós e as nossas mães ainda conheceram bem, eram a alternativa disponível no seu tempo e, como tal, amplamente usada.

O seu retorno recente, com um lançamento de novas fraldas de pano no mercado, foi o motor do questionamento que hoje tomamos por base para o artigo.

E, para que possamos analisar esta questão, torna-se necessário compreender quais os benefícios e desvantagens também deste tipo de fralda.

Entre os principais benefícios do uso das fraldas de pano está o facto de estas serem confortáveis para o bebé, de impulsionarem um maior número de trocas, garantindo a secura da região e fazendo com que não seja necessário o uso de pomadas contra as assaduras e também o facto de não serem responsáveis por eventuais alergias no bebé.

Além disso, estas fraldas são mais económicas e melhores para o meio ambiente.

Por outro lado, o uso destas fraldas apresenta também desvantagem. Para começar, o investimento inicial terá de ser maior, já que as mesmas precisam de ser lavadas e são, no imediato, mais dispendiosas.

Além disso, o trabalho que envolve o cuidado com estas fraldas pode, também, ser visto de forma negativa, principalmente numa época em que o tempo escasseia e principalmente para uma recém-mamã que, por certo, estará já bastante cansada devido aos cuidados com a criança.

3. Fralda descartável vs fralda de pano troca de fralda descartável ou de pano

Como pudemos ver, a discussão entre as fraldas descartáveis e as fraldas de pano faz todo o sentido.

Sendo menos nocivas para o bebé e para o meio ambiente, é natural que as fraldas de pano comecem, cada vez mais, a ganhar adeptos entre os pais da atualidade.

Ainda assim, a facilidade de uso e acesso às fraldas descartáveis dificilmente as removerá do centro das atenções.

A melhor opção será, realmente, cada mamã seguir o seu instinto e intuição, no sentido de garantir o conforto e bem-estar da criança e de tentar, dentro dos possíveis, encontrar um equilibro que privilegie o meio ambiente, o seu orçamento e os interesses do bebé sem impactar no seu estilo de vida.

Deixamo-vos, hoje, com uma questão: Se o uso de fraldas de pano lhe parecer melhor mas nem sempre puder dedicar o cuidado que estas exigem, porque não fazer uso dos dois tipos de fralda, mediante suas necessidades e o seu tempo?

Queremos saber a sua opinião! Já usou fraldas de pano? E fraldas descartáveis? Conte-nos quais prefere e porquê.

Algumas fontes: thenaturalbabyco  danonebaby  whattoexpect fotosantesedepois  esmeraldazul

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo