Como fazer o bebé dormir a noite inteira
Muitas mamãs têm como objetivo fazer o seu bebé dormir a noite inteira para, desta forma, conseguirem, também, “pôr o sono em dia”. Sabe como promover um sono equilibrado e tranquilo para o seu filho? E sabe como fazer o bebé dormir a noite inteira?
Caso não saiba, embarque com o bebé a bordo e venha saber mais sobre esta questão.
O cansaço faz parte da vida da mamã e, com maior ou menor entusiasmo, é com este que elas convivem, muitas vezes, devido às noites passadas a pé, lidando com o choro do bebé.
O sono das mães de bebés é muitas vezes sacrificado em prol das suas necessidades e, embora seja uma atividade belíssima e que muitas mamãs (e papás!) realizam com prazer, a verdade é que os efeitos do sono e do cansaço começam, ao final de algum tempo, a fazer-se notar e a ter efeitos prejudiciais para a saúde, tanto a nível físico como psicológico.
É neste momento que surgem questões relativas ao sono do recém-nascido e perguntas sobre quando e como fazer o bebé dormir a noite inteira.
Hoje, é sobre esta temática que nos debruçamos, ainda que sabendo que cada bebé terá as suas próprias caraterísticas e necessidades.
Saber a partir de que idade se pode esperar que o bebé durma durante uma noite inteira e quais as rotinas e aspetos a considerar para conseguir este efeito será importantíssimo para que os pais atinjam o objetivo de fazer o bebé dormir a noite inteira.
Acompanhe o artigo para saber tudo sobre esta questão.
1. Quando vai o bebé dormir a noite inteira?
Até aos 6 meses de idade, o bebé não está preparado – quer a nível fisiológico como neurológico – para dormir toda a noite. Assim, apenas a partir do meio ano os pais poderão esperar, da criança, uma habituação a rotinas de sono que durem a noite inteira.
Até aos 6 meses, será muito importante que os cuidados alimentares sejam pautados por intervalos mais curtos, pelo que o sono do recém-nascido e do bebé até completar esta idade, tornará inevitável que os pais acordem algumas vezes durante o período noturno.
Ainda assim, e partindo do pressuposto que o bebé não sinta fome (ou algum desconforto momentâneo, promovido por questões de saúde ou por algum tipo de ruído), é expectável que, gradualmente, os períodos de sono se tornem mais longos e tranquilos.
2. Perceber se o bebé está preparado para dormir toda a noite
Pelos 6 meses, o bebé terá estabelecido um padrão de sono mais constante e regular; estando ainda habituado à rotina imposta pelos papás e onde se distingue com alguma clareza a hora da refeição, das brincadeiras, do banhinho, de dormir e de acordar.
Nesta idade, o bebé começa a ter perceção de que a ausência dos pais no seu quarto não implica que estes não estejam disponíveis para si, caso chame por eles.
Além disso, a introdução dos primeiros alimentos sólidos tende a deixar a criança mais saciada, o que faz com que a sua necessidade de comer durante o período noturno seja minorada ou desapareça por completo.
A par com tudo isto, a criança torna-se, gradualmente, mais ativa no seu quotidiano e vê reduzidas o número de sestas diárias ou, pelo menos, a duração das mesmas, pelo que será natural que, durante a noite, tenha um sono mais pesado.
Vale a pena salientar, no entanto, que embora os 6 meses sirvam de marco generalizado para esta evolução, ela pode acontecer mais tarde em algumas crianças.
3. Dicas para fazer o bebé dormir a noite inteira
Conseguir fazer o bebé dormir a noite inteira implica que os papás tenham atenção às suas rotinas e garantam a promoção de um ambiente seguro e orientado para o descanso noturno da criança.
Como sabemos que nem sempre é fácil conseguir o tão desejado resultado, onde o conforto da criança se faça a par com noites inteiras de sono, deixamos algumas dicas:
3.1. Estabeleça uma rotina
A rotina diária do bebé estará, por agora, provavelmente estipulada. Fazer o mesmo com as suas noites, criando um ritual de sono, poderá ajudar a fazer com que a criança durma mais tranquila e durante toda a noite.
Para isto, é recomendado que haja uma dissociação entre a alimentação e o sono, não se recomendando o recurso ao biberão.
Parte desta rotina pode ser o ato de tomar um banhinho, vestir o seu pijama, ler uma história em voz alta ou simplesmente contar uma história.
A criança passará a associar estes atos ao seu horário de sono e terá, assim, maior facilidade em fazer com que o bebé durma a noite inteira.
3.2. Habitue a criança a dormir sozinha
Para fazer o bebé dormir a noite inteira, os papás poderão, a partir dos 4 meses, começar a iniciar a criança no hábito de dormir sozinha.
Esta aprendizagem implica que o bebé aprenda a adormecer sozinho e consiga fazê-lo por si só, ainda que acorde durante a noite.
Alguns especialistas consideram que a melhor forma de o fazer é sem recorrer aos chamados “facilitadores”, como a chupeta ou o peluche, uma vez que a sua privação poderá, mais tarde, dificultar a situação, caso a criança “perca” ou deixe cair estes objetos durante a noite.
3.3. Distinga claramente horas de sono e horas de refeição
Manter uma rotina diária é importante para a estabilidade do bebé. Ainda assim, deverá considerar que a rotina alimentar deve ser bem distinta da rotina de sono.
Embora seja comum que as mamãs tentem resolver as angústias da criança oferecendo, por exemplo, o peito para lhes dar, não apenas o leite, mas o conforto desse gesto, tal é desaconselhado se o que pretende é conseguir fazer o bebé dormir a noite inteira.
Perante esta associação da comida ao conforto, a criança irá tornar-se mais dependente da mãe e da alimentação para voltar a adormecer.
3.4. Estabeleça a diferença entre noite e dia
A partir dos 3 meses, os papás poderão começar a promover um sono prolongado durante a noite ao estabelecerem claramente a diferença entre o dia e a noite.
Embora um recém-nascido não esteja adaptado ao nosso fuso horário, à medida que a criança cresce é muito importante que a diferença entre o período noturno e diurno seja claramente estabelecida e associada às diferenças que lhe são inerentes.
Para conseguir isto, os papás deverão, por exemplo, garantir que nas sestas realizadas durante o dia, o espaço está iluminado e mantém atividade.
Já durante a noite, uma casa tranquila e escura será o ideal.
Conseguiu fazer o seu bebé dormir a noite inteira? A partir de que idade conseguiu resultados? Quais foram os seus métodos? Não deixe de nos falar sobre como foi esta mudança para o seu filho. A sua experiência será, certamente, muito útil para outras mamãs.
Algumas fontes: brasil.babycenter babycentre maemequer parents lifestyle.sapo maesdofuturo
GIPHY App Key not set. Please check settings