O objeto de apego é, frequentemente, um brinquedo. Não é incomum que possa reconhecê-lo como o brinquedo favorito do seu filho. Mas sabe as razões pelas quais deve valorizar este objeto? Conhece a importância efetiva do brinquedo favorito do seu bebé?
Descubra mais com o Bebé a Bordo.
O apego está profundamente relacionado com as crianças mais pequeninas, existindo, inclusivamente teorias – tal como a teoria do apego – que se debruçam sobre esta questão.
No que diz respeito ao desenvolvimento da criança, também o ato de brincar parece ocupar um lugar fundamental, tanto ao nível do desenvolvimento cognitivo, como do motor e do emocional.
A escolha do melhor brinquedo para o seu filho pode, assim, ser extremamente importante para garantir o seu crescimento e aprendizagem e também para lhe conferir conforto e equilíbrio emocional.
Algo que provavelmente notará no seu filho é que, ao longo dos anos, ele irá eleger um objeto “favorito”. Este objeto não precisa de ser, embora muitas vezes o seja, um brinquedo.
Algumas crianças apegam-se a mantas, almofadas ou fraldinhas de pano. Independentemente de qual seja este objeto de eleição, no entanto, ele será o objeto de apego do seu filho e ocupará um lugar importantíssimo no seu crescimento e na sua adaptação às novas fases da vida.
Sendo que, para a maior parte das crianças, o objeto de apego é o brinquedo predileto, olhamos agora para o mesmo, para lhe explicarmos as razões pelas quais deve valorizá-lo. Venha saber porque é que o brinquedo favorito do seu filho – ou qualquer outro objeto de apego – é tão importante.

1. O objeto de apego
O objeto de apego do seu filho pode ser identificado de uma forma bastante simples. Ele será aquele objeto predileto, do qual a criança não se separa e que raramente perde de vista.
Este objeto será, para a criança, uma fonte de familiaridade, de conforto e de equilíbrio, fazendo com que o bebé se sinta mais seguro na sua presença e manifeste, na sua ausência, sentimentos negativos e ansiedade.
Este objeto é muito importante na fase da mudança do meio familiar para a creche, sendo por isso também conhecido como objeto de transição. (1)
Usualmente, o brinquedo favorito do seu filho – seja um boneco, uma figura de ação ou um boneco de peluche – será o seu objeto de apego. Tal não é, no entanto, obrigatório.
Quais os objetos de apego mais comuns?
A verdade é que qualquer objeto que cumpra as caraterísticas acima mencionadas poderá ser o objeto de apego do seu filho. Ainda assim, os objetos de apego mais comuns, são:
– Bonecos;
– Animais de peluche;
– Fraldinhas de pano;
– Mantas;
– Cobertores infantis;
– Almofadas.
2. Por que razão é o objeto de apego tão importante?
Todos os pais têm em comum um sentimento sobre o objeto de apego dos filhos. Velho, rasgado, provavelmente com vários sinais de mordidelas e coseduras, este estará em estado de serem substituídos por um novo. Ainda assim, a criança não concordará.
Esta levará o seu objeto predileto para todo o lado ou irá buscá-lo quando sentir necessidade de conforto. Neste processo, não só é improvável que consiga substituí-lo, como será um desafio retirá-lo à criança tempo suficiente para sequer o lavar.
Este objeto pode parecer apenas um brinquedo gasto e velho. Mas a verdade é que o brinquedo favorito do seu filho deve ser valorizado por diversas razões. (2)
Entre os principais benefícios deste objeto de apego do seu filho encontram-se os seguintes:
– Este objeto faz com que o seu filho se sinta seguro;
– Ele transmite conforto ao bebé;
– Este cumpre um papel fundamental no desenvolvimento emotivo da criança;
– É uma forma da criança aprender a criar laços afetivos;
– Este cria um vínculo entre a casa e a creche e ajuda na fase de transição e de adaptação;
– O objeto de apego promove a expressividade global e principalmente a expressividade emocional do seu filho.
– Ele cumpre um papel na redução da ansiedade;
– Promove o desenvolvimento cognitivo;
– Faz o seu filho feliz. (3)
3. O objeto de apego deve gerar alguma preocupação?
Em alguns casos, quando a criança se agarra ao seu brinquedo favorito e direciona para este toda a sua atenção e energia, o brinquedo favorito do seu filho poderá fazer com que a criança adote uma postura mais introvertida e recuse a interação com os pares.
Caso a criança se recuse a brincar com os amiguinhos da creche ou nos casos em que, com o passar dos anos, continue demasiado apegada a este objeto, poderá ser necessário procurar a ajuda de um psicólogo, para tentar compreender as causas do apego prolongado.
Se a criança, numa fase mais tardia, não conseguir distanciar-se deste objeto, existe a possibilidade de que a mesma desenvolva problemas de ordem social, algo complicados de gerir no ambiente escolar. (4)
Apesar de existirem casos que necessitam da atenção e preocupação dos pais, no entanto, o objeto de apego é fundamental para a criança e muito importante nas suas transições. Sabe qual é o objeto de apego do seu filho?
Este é o brinquedo favorito do seu filho? Conte às restantes mamãs do Bebé a Bordo quais as melhores histórias do seu bebé com este objeto de apego e de que forma este influencia o seu quotidiano.
Poderá ser interessante ler também:




GIPHY App Key not set. Please check settings