Escolher um nome de menino, um elemento de identidade constante.
Chegou a confirmação! É menino! Está de parabéns! Saber o sexo do bebé é, sem dúvida, um dos momentos mais emocionantes da gestação.
Agora, é hora de fazer outros planos, de comprar roupinhas nos tons que mais gosta para rapaz, de pintar o quarto e de o decorar a preceito e, claro, de escolher o nome do seu pequeno herói.
Escolher um nome nem sempre é simples. Para começar, sendo uma decisão que costuma dividir-se entre papá e mamã, torna-se, por vezes, difícil chegar a um consenso.
Além disso, existe o peso óbvio de estar a escolher um traço da identidade de alguém que, infelizmente, não terá voto na matéria.
Sendo um dos traços mais importantes da personalidade de uma pessoa, o nome é o elemento identificador que vai acompanhar o seu filho desde o primeiro dia e até ao último.
Na escola, na empresa, na família, o nome será o elemento de identidade que sobressairá constantemente, sendo essencial para o tornar único e distinto de todos os outros rapazes.
Nós sabemos que o peso desta escolha é grande e que nem sempre se sabe bem por onde começar a escolher.
Hoje dedicamos, por isso mesmo, o artigo a esta temática e deixamos algumas dicas para escolher um nome de menino. Poderá ainda ver as nossas dicas para escolher um nome de menina.
Dica 1: Evite celebridades vivas
Principalmente quando se deseja escolher um nome de menino, parece apelativa a ideia de usar o nome daquele artista de cinema que adoramos ou do jogador de futebol que está em voga no momento.
Embora, à partida, não exista nenhum problema com esta escolha, a verdade é que o futuro é incerto e que ninguém sabe por que razões estas pessoas irão permanecer no imaginário social.
Imagine, por exemplo, que o dito jogador de futebol é acusado de um crime grave daqui a alguns anos?
Se for um nome que remeta de imediato para esta situação, o seu filho poderá ser prejudicado.
Dica 2: Escolha pelo significado
Principalmente se acreditar no peso do significado do nome, poderá usar os dicionários de nomes próprios como um guia no momento de escolher um nome de menino.
Nomes como Lucas (o iluminado); Enzo (princípe do lar, vencedor) ou António (de imenso valor, valioso) são exemplos de nomes cujo significado forte pode constituir uma razão para a escolha.
Dica 3: Nome de herança
Quer honrar o seu pai, o seu avô ou o seu companheiro? Dar o mesmo nome ao seu filho poderá ser uma boa opção.
Analise bem a situação e escolha o nome, tendo sempre em atenção o potencial negativo que um nome demasiado “antigo” ou “estranho” possa causar ao seu filho.
Caso julgue que o nome do seu antepassado pode causar algum constrangimento à criança, poderá sempre criar um nome composto, dando à criança a possibilidade de ser conhecida pelo seu primeiro nome.
Por exemplo, João Aurélio poderá ser conhecido pelos amigos apenas como João.
Dica 4: Aposte em nomes menos vulgares
Embora não seja boa ideia escolher um nome que torne o seu filho alvo de gozo na escolinha (ou mais tarde no seu meio profissional), evitar os nomes mais comuns poderá ser bastante útil.
Frequentemente, rapazes com nomes mais vulgares ficam conhecidos apenas pelos seus apelidos para que possam distinguir-se dos outros que têm o mesmo nome.
Há centenas de nomes belíssimos e muito adequados ao seu gosto. Certamente irá encontrar um que seja invulgar e bonito.
Dica 5: Escolher um nome de menino, pense no seu filho
Escolher um nome de menino é, também, escolher a palavra que vai identificar o seu filho.
Pense como uma criança por alguns momentos e imagine os nomes que gostaria de ter, descartando aqueles que acredite que possam ter efeitos negativos nos vários meios que ele frequentará.
Muitas vezes, um nome demasiado estranho ou cujas iniciais possam ter significados dúbios podem levar a situações de bullying indesejadas.
Aposte num nome que acredite que, mais tarde, será do agrado do seu filho.
Escolher um nome de menino é algo que irá, certamente, fazer com recurso a várias estratégias.
O mais importante, no fundo, é que o escolha com amor e que deposite nele os seus gostos e emoções.
Tem ou teve um filho rapaz? Como escolheu o nome dele? Não deixe de nos dizer qual é o nome do seu filho e como chegou até essa opção.




GIPHY App Key not set. Please check settings