O seu bebé assusta-se com frequência? Nota essa reação principalmente na hora de o deitar? É natural que esta situação a deixe confusa e levante muitas questões e que queira saber se isto é normal. Quer saber mais sobre o bebé de meses que constantemente se assusta?
Venha descobrir com o Bebé a Bordo.
O susto é uma reação normal e que todos nós temos. Ainda assim, algumas mães surpreendem-se ao notar que o seu bebé se assusta com uma frequência inusual.
Perante o assustar constante do seu filho, estas mamãs começam a formular, nas suas mentes, questões diversas: será que é normal ter um bebé de meses que constantemente se assusta?
Será que esta situação indica algum problema de saúde? Devo levar a criança ao pediatra por causa destes sustos?
São inúmeras as questões que se podem formular sobre o bebé de meses que constantemente se assusta.
Ainda assim, se é uma das pessoas que se deixa atormentar por esta questão, saiba que esta é uma experiência comum a muitas mamãs e que, globalmente, não indica nenhum problema no bebé.
Sabendo, no entanto, as dúvidas geradas por esta situação, o Bebé a Bordo lançou-se, hoje, na explicação do que acontece, de facto, com o bebé de meses que constantemente se assusta.
Convidamos, por isso, todas as mamãs que lidam com este acontecimento no seu dia-a-dia para que se juntem a nós para saber mais sobre as razões pelas quais o bebé se assusta (ou parece assustar-se) tantas vezes.
1. O bebé de meses que constantemente se assusta
São muitos os pais de bebés até aos 6 meses (principalmente entre os 3 e os 4 meses) que lidam diariamente com esta situação: o bebé assusta-se facilmente.
Os relatos não diferem, por norma, muito uns dos outros.
O bebé adormece tranquilamente ao colo mas, ainda que esteja a dormir profundamente, quando é hora de passar para o seu berço ou caminha, este acorda, num sobressalto, chorando compulsivamente, abrindo os braços e demonstrando claros sinais de susto.
Esta situação, vulgarmente conhecida como reflexo de susto toma o nome clínico de reflexo de Moro e acontece, por norma, quando o bebé tem a sensação de não estar tão bem amparado ou quando a sua cabecinha não está tão sustentada como anteriormente.

2. O reflexo de susto ou reflexo de Moro
O reflexo de Moro é causado, como já referimos, usualmente pela mudança no amparo da cabecinha do bebé.
É muito comum que aconteça, por exemplo, quando o bebé passa do colo para a caminha, uma vez que a posição da sua cabeça é alterada e se perde a sustentação que mantinha nos braços da mãe.
Este reflexo do bebé recém-nascido e nos bebés de alguns meses é condicionado pelos mecanismos neuromusculares sucorticais e pode, também, ser ativado por ruídos altos ou que aos quais o bebé não esteja, ainda, habituado.
Por norma, a reação a este tipo de reflexo é abrir ou estender os bracinhos e as perninhas, tornando a juntá-los rapidamente, como se de um espasmo de susto se tratasse. Esta reação é, por norma, seguida do choro do bebé.
Embora possa parecer assustador para as mamãs, este fenómeno é muito natural em bebés, sendo incomum que a criança não reaja desta forma.
3. Recomendações sobre o bebé que se assusta
O reflexo de Moro é particularmente comum em bebés entre os 3 e os 4 meses.
Ainda assim, este pode começar mais cedo e ocorrer até aos 6 meses de idade sem que os pais tenham razões para se preocupar, embora seja sempre uma boa ideia referir o assunto ao médico que acompanha a criança.
Quando o bebé demonstra este tipo de sintomas depois dos 6 meses, o melhor é levantar a questão junto do pediatra para garantir que não existe nenhum problema de saúde.
Perante um bebé de meses que constantemente se assusta, procure garantir que este se sente em segurança e que tem todo o conforto.
Caso os barulhos estejam a causam o reflexo, procure pegar-lhe ao colo para o acalmar, criando um sentido de proteção, ao mesmo tempo que o afasta do ruído.
Algumas fontes: thebump healthline bebemamae minhavida mamaetagarela
Este artigo foi realizado a pedido de uma leitora que enviou-nos a seguinte mensagem:
Ola, boa tarde. Costumo seguir a vossa pagina e gosto. E gostava que me explicassem se é normal ou não ,tenho um bebe de 3 meses e constantemente se assusta. É normal ?
Poderá ter interesse também em:
Porque a mulher normalmente não menstrua enquanto amamenta?




Bom dia meu nome é valdecir sou pai do Josué de dois meses. E tenho mais três filhos e nunca passei por esse tipo de susto . O Josué tem hora que ele está calmo nos braços da mãe ou nos meus e der repente ele se assusta ficando com os olhos regalados e endurecendo o corpo fico sem saber o que fazer gostaria que me ajudace como fazer por favor.
Bebé não existe, o certo é bebê, mamães e não mamãs como está escrito no artigo. AFF que horror! bebés kkkkkkkk
Olá Rosana, por estar escrito em Português de Portugal é que é bebé ou mamãs.
Obrigado