Dicas para decorar o quarto do bebé
A maioria das mamãs e dos papás começa a decorar o quarto do bebé assim que sabe qual é o sexo, como se a criação de um espaço viesse concretizar ainda mais a realidade sonhada da gestação.
Frequentemente, na azáfama da construção de um lugar de sonho para o bebé, as mamãs deparam-se com escolhas diversas e distintas, que vão dos valores mais acessíveis aos preços mais caros e das peças mais práticas às menos recomendáveis.
Parar um pouco para definir a forma como se vai fazer a decoração do quarto é, por isso mesmo, algo que pode poupar aos futuros papás tempo, dinheiro e preocupações.
Por esta razão decidimos, hoje, debruçar-nos sobre esta questão e acompanhar a mamã e papá neste maravilhoso processo de preparação de um espaço para o novo elemento da família.
Siga connosco para ver 10 dicas para decorar o quarto do bebé.

1. Reflita sobre as prioridades
Antes de começar um verdadeiro “namoro” por todas as peças de mobiliário e têxtil para o quarto da criança, é muito importante que pense, em concreto, nas coisas que necessita e que faça uma lista de prioridades.
Alguns dos elementos presentes no quarto do bebé, como o berço ou uma cadeira de amamentação, poderão ser muito úteis logo após o nascimento.
Outros poderão ser adquiridos, inclusivamente, depois de já ter o seu bebé nos braços.
2. Faça contas à vida
É muito importante que, antes de começar a comprar tudo o que deseja para decorar o quarto do bebé, tenha um pensamento um pouco mais frio e economicista, que lhe permita fazer um orçamento para esta divisão da casa.
No momento de fazer estas contas, deverá considerar todos os rendimentos e os valores que terá de pagar: desde a renda da casa, às contas mensais, passando pelas toalhitas e pelas fraldas do bebé e outras despesas das quais se lembre.
No final, saberá quanto dinheiro pode investir na decoração do quarto do bebé.
Como diz o ditado, lembre que “Roma e Pavia não se fizeram num dia”. Poderá ir construindo a divisão dos seus sonhos aos poucos, de acordo com o que o orçamento permitir.
3. Faça medições
Com um instinto de mamã-coruja, é natural que queira fazer do seu “ninho” o espaço mais acolhedor de todos.
De repente, dará por si a querer um sem fim de móveis que, provavelmente, irão atolar o espaço ou poderão nem caber nele.
Poupe viagens à loja, garantindo que faz todas as medições necessárias e que sabe quais são os espaços úteis que sobram.
Lembre-se que uma criança irá, também, precisar de espaço para brincar, à medida que for crescendo.
4. Aconselhe-se para saber mais dicas para decorar o quarto do bebé
Se a sua irmã ou a sua amiga foram mães há relativamente pouco tempo, o conselho delas será valioso para conseguir decorar o espaço de forma bonita, acolhedora e em conta.
Assim, saberá em concreto quais as verdadeiras necessidades de uma recém mamã e quais as “falsas necessidades” criadas pelo marketing moderno.
Quem sabe se não consegue, até, herdar para o seu bebé uma das peças que já não têm utilidade para elas.
5. Lembre-se das fases
Embora a ideia de decorar o quarto do bebé seja aliciante, lembre-se de que, provavelmente, nos primeiros meses, o seu quarto será o quarto do bebé.
Embora não exista uma idade “ideal” para mudar o bebé, este costuma permanecer no quarto dos pais durante os primeiros meses, pelo que o quarto do bebé não terá tanto uso até sensivelmente aos nove meses.
Decorar o quarto do bebé é, por isso, algo que pode fazer com calma e ponderação.
6. Pense na parte prática
O instinto imediato de uma mamã será para comprar tudo o que achar bonito e de qualidade.
É, no entanto, importante não descurar o lado prático dos móveis e utilidades.
O berço, a poltrona de amamentação, a mesa de apoio e a cómoda são alguns dos móveis, mais do que ser visualmente apelativos, terão de servir as funções a que se destinam com exímia eficiência ou acabará por mudar a fraldinha do bebé em má posição ou por não ter espaço para todas as roupinhas do bebé.
7. Cores e mais cores
O universo infantil remete-nos, de imediato, para um universo de cor. Isto não está errado. Por norma, as crianças adoram espaços coloridos.
Antes de pintar as paredes, no entanto, pense no quartinho enquanto espaço de repouso. Optar pelas cores mais fortes poderá agitar o bebé. Assim, o ideal será privilegiar os tons pastel ou mais clarinhos.
Poderá depois, se desejar, complementar com outros elementos coloridos.
8. Decoração útil
Ao decorar o quarto com aqueles pormenores que tanto gosta, pode aliar a função decorativa à função utilitária.
Por exemplo, se gosta das cortininhas para o berço, por que não optar por um cortinado mosquiteiro e proteger, assim, o seu pequeno das indesejadas picadas de verão?
9. Questões de higiene
No momento de decorar o quarto do bebé, este é um ponto que frequentemente se esquece… mas que é de máxima importância.
O quarto do bebé deverá estar sempre limpo. Assim, se encher prateleiras com bonecos ou outro tipo de objetos, poderá criar um espaço onde o pó se acumule mais e é mais difícil de limpar.
Da mesma forma, se optar por materiais que absorvem a sujidade, terá maior dificuldade em higienizar o espaço.
Estude bem as suas opções para garantir que consegue gerir com facilidade a limpeza do quarto do bebé.
10. Menos é mais
Por vezes, são os quartos mais minimalistas os que ficam mais bonitos. Não precisa de comprar muito para ter o “ninho” perfeito. Basta que o decore com todo o amor que tem pelo seu filho!
Além disso, assim estará a dar uma oportunidade de que a criança vá “construindo” o seu espaço à medida que a sua personalidade vai começando a surgir.
Com estas dicas, o momento de decorar o quarto do bebé será, certamente, mais calmo e divertido. Aproveite este momento!
Já decorou o quarto do seu filho? Partilhe connosco a sua experiência e conte-nos as dicas que gostava de dar às outras mamãs.




GIPHY App Key not set. Please check settings