Significado do Nome Jaime

Jaime: Significa “aquele que vem do calcanhar”.

O nome Jaime surge do espanhol antigo, com a grafia Jayme e partilha do mesmo significado que Jacó, “aquele que vem do calcanhar”.

Assim, a origem do nome Jaime decorre do hebraico Yaaqobh, o mesmo que Jacó, em português. Relaciona-se com as palavras iqbáiqbu e aqib, que são respectivamente aramaica, acadiana e árabe e têm o sentido de “calcanhar”. Por esse motivo, era comum ser utilizado para nomear o filho gêmeo que nascia por último, tal como aconteceu com o personagem bíblico Jacó, que segundo a Escritura Sagrada nasceu segurando o calcanhar de seu irmão Esaú:

Depois saiu seu irmão, com a mão agarrada no calcanhar de Esaú; pelo que lhe deram o nome de Jacó. Tinha Isaque sessen­ta anos de idade quando Rebeca os deu à luz.” (Gênesis 25, 26)

Jaime foi um nome bastante utilizado pela realeza inglesa, irlandesa e escocesa. Jaime VI da Escócia e I de Inglaterra é um exemplo. Com apenas treze meses de vida assumiu o trono escocês em virtude da abdicação forçada de sua mãe. Até atingir a maioridade, a Escócia foi governada por quatro regentes.

Os meninos registrados com esse bonito nome predominantemente masculino costumam ser afetivamente chamados de James ou Jaiminho.

Apresenta como variantes Giàime ou Jàime, em italiano; James, em inglês.

Origem do Nome Jaime

Origem: Hebraica, Espanhola

Nomes Relacionados

  • James
  • Jimmy
  • Jacques
  • Jim
  • Jamie

Outras Informações do Nome Jaime

Gênero: nome masculino
O nome Jaime escrito ao contrário: Emiaj

Clique em uma estrela para avaliar.

Average rating 0 / 5. Votos: 0