Significado do Nome Gaspar

Gaspar: Significa “portador de tesouros”, “aquele que leva tesouros”, “tesoureiro”;  “aquele que vem ver”. 

A origem do nome Gaspar é persa. Surgiu de Kandsmar, o qual deriva dos elementos yasbjasper. Tem como significado “portador de tesouros”, “o que leva tesouros” ou, ainda, “tesoureiro”.

O nome chegou até à língua portuguesa através do latim. Em latim, apresentava a forma Gazabar, cujo sufixo bar indica a ideia de alguém que carrega algo, ou seja, a de um “portador”.

Gaspar é o nome de um dos três Reis Magos. Os Reis Magos são os personagens que, seguindo a indicação da estrela, foram visitar e presentear Jesus quando ele nasceu.

Há estudiosos da onomástica que indicam, ainda, a possibilidade de a origem do nome ser sânscrita. Do sânscrito gathaspa, significa “aquele que vem ver”. 

Trata-se de um bonito nome masculino. Sua beleza decorre do seu significado, o qual reflete o sentido de alguém que carrega coisas boas ou que transmite boas sensações aos que lhe rodeiam.

Além disso, o fato de estar associado ao Natal ajuda a promover a ideia de harmonia e alegria inerentes à festividade.

É um nome muito popular na Alemanha sob a forma Kaspar.

A forma Gaspar é utilizada também em espanhol. Em outros países, o nome apresenta a forma Gasparo (em italiano), Gasper ou Jasper (em inglês).

Origem do Nome Gaspar

Origem: Latina, Persa, Sânscrita

Nomes Relacionados

  • Jásper

Locais com o Nome Gaspar

Gaspar (Brasil)

Outras Informações do Nome Gaspar

Gênero: nome masculino
O nome Gaspar escrito ao contrário: Rapsag

Clique em uma estrela para avaliar.

Average rating 0 / 5. Votos: 0