Menu
in ,

Tecnologia pode estar a prejudicar a visão das crianças

Todos sabemos que a tecnologia mudou a infância e, hoje, o mundo digital faz parte das principais atividades das crianças. A exposição aos novos dispositivos, no entanto, pode estar a ter efeitos prejudiciais na visão dos mais novos. Saiba mais com o Bebé a Bordo.

A relação das crianças com telemóveis e tablets não é uma novidade. De facto, a nossa era é pautada pela ligação dos mais novos à era digital e pela forma como também os pais optam por criar verdadeiros bebés estufa, sobreprotegendo as crianças.

De facto, as novas tecnologias fazem parte incontornável do dia de todos.

Contrariamente a outros tempos, onde os pais insistiam para que as crianças brincassem na rua, os dispositivos surgem, para muitos pais, como uma forma de proteger as crianças das ameaças da atualidade (incluindo a criminalidade da qual todos ouvimos falar nos meios de comunicação) e de as manter ocupadas com atividades que as próprias apreciam.

Embora não se incluam ainda nos problemas de visão mais comuns nos bebés, no entanto, a incidência de problemas de visão causados pelas tecnologias tem vindo a aumentar e a própria comunidade clínica tem alertado para este facto.

Venha saber como a tecnologia pode estar a prejudicar a visão das crianças.

Como a tecnologia está a afetar a visão dos mais novos

O uso dos computadores, dos tablets e dos telemóveis por crianças é algo muito comum nos nossos dias. Hoje, mais do que alguma vez antes, é comum que encontremos crianças coladas aos ecrãs dos dispositivos, quer nas suas casas como em espaços públicos (centros comerciais e restaurantes, por exemplo).

Na infância, os olhos das crianças estão ainda a desenvolver-se e a formar o processo de visão e alguns estudos indicam que a utilização continuada e frequente destes dispositivos pode afetar este processo de desenvolvimento. (1)

Na verdade, a luz azul emitida por este tipo de dispositivo pode, segundo especialistas de oftalmologia, tornar-se altamente prejudicial para os mais pequenos, gerando danos oculares e problemas de visão. (2)

Qual o tipo de problema de visão causado pelos dispositivos?

Os principais problemas associados ao uso excessivo de dispositivos digitais prendem-se, de forma mais frequente, com danos oculares de indução de grau, sendo a miopia o mais frequente entre estes. (3)

Embora a miopia seja a mais comum entre as doenças oculares causadas pela luz azul dos dispositivos, outros danos da estrutura ocular podem decorrer daqui.

É também frequente que as crianças apresentem a síndrome do olho seco, manifestando ardor nos olhos, lacrimejamento ou simplesmente vermelhidão ocular.

O seu filho passa muito tempo com este tipo de dispositivo? Sente que o uso destas tecnologias está a afetar a visão da criança? Partilhe a sua opinião com os restantes leitores do Bebé a Bordo.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Bebé a Bordo

Saiba mais sobre maternidade, gravidez, bebé e desenvolvimento infantil, com os nossos artigos. Traga o bebé a bordo e veja o que preparamos para si!

Leave a Reply

Exit mobile version