Menu
in ,

Como aliviar o Eczema Atópico do seu filho durante o banho

bebé com dermatite atópica

A Dermatite Atópica é um dos principais problemas de pele nos bebés e, por isso mesmo, para as crianças com Eczema Atópico, os cuidados durante o banho podem fazer toda a diferença.

O primeiro passo será entender o que é a pele atópica do bebé, mas mesmo depois, os cuidados diários de higiene são fundamentais para garantir que alivia este problema. De facto, este processo exige que tome atenção a aspetos variados, que vão dos produtos de banho até à temperatura da água, passando por hidratantes e soluções que produzem uma sensação de alívio cutâneo.

Neste artigo, iremos deixar dicas e conselhos para os pais e cuidadores de crianças com dermatite atópica, para que possam aliviar o eczema durante o banho e cuidar do bem-estar da criança.

1. Os produtos a utilizar

Sabões ou géis agressivos tendem a danificar a fina camada hidrolipídica que serve para proteger a pele das agressões ambientais. Assim, estes produtos podem agravar o problema do eczema.

Existem, no mercado, vários produtos de limpeza sem sabão, com PH equilibrado, criados especificamente para peles atópicas ou propensas ao eczema. Utilize apenas este tipo de produto no banho da criança.

2. A água do banho

A água do banho é muito importante para garantir o alívio do Eczema Atópico e, como tal, será importante que tenha em atenção alguns aspetos.

A temperatura da água

Uma criança com dermatite atópica tem uma pele que reage mais à temperatura e, por isso, é muito importante evitar águas demasiado quentes.


A temperatura ideal para o banho da criança será entre os 32ºC e os 34ºC, já que isto permitirá que o equilíbrio da pele se mantenha, evitando o ressecamento da pele e o aparecimento de erupções cutâneas.

A dureza da água

Águas demasiado duras poderão agravar o eczema ou mesmo motivar uma crise. Por esta razão, recomenda-se que amacie a água com algumas gotas de óleo, antes de tratar da higiene da criança.
O banho não deverá, também, durar mais de 15 minutos, para evitar que o contacto com a água se torne agressivo para a pele sensível da criança.

3. Hidrate a pele da criança

Depois do banho, é importante que hidrate a pele da criança, devendo utilizar igualmente produtos específicos para peles atópicas.
Alguns cremes neutros e bálsamos podem ajudar na proteção da barreira cutânea, ajudando ainda a combater o prurido e o aparecimento do eczema pela sua ação sobre o microbioma.

Já conhecia estas formas de aliviar o Eczema Atópico do seu filho durante o banho? Conte as suas estratégias aos restantes leitores do Bebé a Bordo.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Bebé a Bordo

Saiba mais sobre maternidade, gravidez, bebé e desenvolvimento infantil, com os nossos artigos. Traga o bebé a bordo e veja o que preparamos para si!

Leave a Reply

Exit mobile version