Menu
in ,

Óculos de sol: sim ou não?

Óculos de sol sim ou não?

Óculos de sol sim ou não? … Proteção face ao sol

O verão está a chegar e, com ele, os apetecíveis dias de sol.

É sabido que as crianças têm necessidades particulares nesta época, nomeadamente no que respeita à sua proteção face ao sol.

Se o uso de protetores solares é uma questão consensual, no entanto, o uso de oculos de sol não o é.

Como devem ser utilizados e quais as especificidades que devem ter para garantir a segurança do(s) seu(s) filho(s).

Proteger contra os raios ultravioletas

Antes de mais, é importante compreender que os raios ultravioleta são perigosos – não apenas para a pele mas também para os olhos.

A utilização de oculos de sol bebe ou de oculos de sol criança pode ajudar a proteger o seu filho contra esta ameaça.

Estando numa fase de crescimento e de desenvolvimento, as crianças estão mais suscetíveis do que os adultos de serem afetados de forma permanente por problemas que se repercutirão ao longo de toda a vida, o que torna ainda mais importante a utilização de todos os mecanismos possíveis para a sua prevenção e proteção.

Não sendo uma temática consensual, este é o momento em que, perante as questões relativas à saúde oftalmológica da criança, se torna necessário perguntar: é correto o uso de óculos de sol bebe?

 

A partir de que idade deve ser feito o uso de oculos se sol criança?

Na atualidade, perante a oferta do mercado, é possível dizer que é seguro, em qualquer idade, que a criança utilize oculos de sol, desde que o seu estilo de vida a ponha em contacto ou exposta ao sol e aos raios UV.

Ainda assim, existem alguns cuidados a ter.

Cuidados a ter na escolha dos óculos de sol

Existem oculos de sol diretamente criados para serem utilizados por crianças de várias idades.

Os óculos para bebé, por exemplo, costumam ter elásticos que os firmam junto ao rosto e que protegem a jovem criança, não só da luz excessiva, mas também da radiação.

No momento de comprar os óculos, é importante que compreenda que, tendo uma grande exposição à luz solar e à radiação, em espaços abertos, a criança precisará de um par de óculos com um alto nível de proteção contra raios UV, devendo usá-los durante o tempo em que permanecer ao sol (ou junto a superfícies que o espelhem, como a neve).

Os oculos de sol criança devem ainda ter uma cor acinzentada ou acastanhada, uma vez que tons demasiado escuros tendem a permitir uma maior exposição da retina.

Óculos de sol sim ou não? E a armação?

Importante, também, será a preocupação com a armação, que deverá ser livre de bordos para evitar que a criança tenha um acidente que danifique ou traumatize as suas estruturas oculares.

A par com a utilização correta dos óculos, é importante que exista um cuidado com a higiene e limpeza dos mesmos, tendo atenção ao estado das lentes para que não exista sujidade ou riscos que impeçam uma visão desobstruída, levando ao cansaço excessivo dos olhos ou mesmo a problemas de saúde ocular.

Óculos de sol sim ou não? Verifique os certificados dos óculos

Por fim, embora se saiba apetecível o preço dos óculos de sol de menor qualidade ou de marcas brancas, é necessário considerar que a utilização destes poderá constituir um perigo para a integridade da saúde ocular do seu filho, sendo que, muitas vezes, estes não possuem as caraterísticas corretas para proteger os olhos da criança.

Saber quais os óculos de sol ideais para o seu filho poderá protegê-lo, ao mesmo tempo que lhe dá a felicidade de utilizar um acessório de moda que, por certo, o fará sentir divertido e especial.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Bebé a Bordo

Saiba mais sobre maternidade, gravidez, bebé e desenvolvimento infantil, com os nossos artigos. Traga o bebé a bordo e veja o que preparamos para si!

Leave a Reply

Exit mobile version