Menu
in ,

Crianças podem consumir geleia de arroz?

As crianças adoram doces mas, para que estes sejam mais saudáveis, os pais continuam a buscar alternativas ao açúcar. Já conhece a geleia de arroz? Sabe se a criança pode consumir este produto alimentar? Descubra com o Bebé a Bordo.

As questões dos pais sobre a alimentação dos seus filhos, tal como as preocupações com o seu bem-estar e saúde, parecem não ter fim.

O consumo de açúcar pelas crianças é, hoje, uma preocupação, perante notícias que indicam que o seu efeito pode ser similar ao do álcool ou que pode promover doenças severas, como cancro.

As alternativas ao açúcar são, por isso, cada vez mais aclamadas e nomes como a stevia, a geleia de arroz ou o xarope de agave são cada vez mais falados. Na verdade, nem todas estas alternativas são, efetivamente, mais saudáveis do que o açúcar. 

Venha saber se a geleia de arroz é uma opção saudável e se a criança pode consumir este produto alimentar.

Crianças podem consumir geleia de arroz?

1. O que é a geleia de arroz?

A geleia de arroz trata-se de um xarope de origem chinesa, feito a partir dos grãos de arroz, que forma um melaço versátil e com diversos usos culinários.

A geleia de arroz surge, assim, como um adoçante natural, rico em hidratos de carbono complexos e em maltose.
Sendo feito através de métodos de fermentação enzimática, esta geleia conta com um sabor subtilmente doce e rico. (1)

2. As crianças podem consumir geleia de arroz?

Não existe muita informação disponível sobre o consumo de geleia de arroz por parte das crianças, não existindo estudos científicos que suportem a sua completa segurança.

Embora a geleia de arroz seja considerada mais saudável relativamente a adoçantes como a geleia de agave, na medida em que os seus principais componentes se tratam de formas de glicose e não de frutose, a presença de uma pequena dose de arsénico neste produto alimentar torna-o controverso.

Pouco nutritivo, extremamente calórico (ainda mais do que o açúcar branco) e por não se conhecerem bem os efeitos do seu consumo no organismo, este produto só costuma ser recomendado na ausência de outros adoçantes e é recomendada extrema moderação neste consumo. (2)

3. Quais os benefícios e os riscos da geleia de arroz para as crianças?

O lado mais positivo da geleia de arroz é que este produto alimentar não contém frutose, o que o torna uma opção muito viável face a outras, como o xarope de agave.

Ainda assim, existem também alguns pontos negativos a ter em consideração: a sua pobreza a nível nutricional, por ser pobre em minerais; a par com o elevadíssimo índice calórico e a presença de vestígios de arsénico são potencialmente preocupantes. Igualmente preocupante é a ausência de estudos que atestem a segurança deste produto alimentar por crianças. (3)

Assim, antes de dar este produto alimentar ao seu filho, recomendamos que fale com o seu pediatra ou, em alternativa, que opte por outro tipo de adoçante.

Costuma consumir geleia de arroz? Dá este produto alimentar ao seu filho? Partilhe com o Bebé a Bordo a sua experiência pessoal.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Bebé a Bordo

Saiba mais sobre maternidade, gravidez, bebé e desenvolvimento infantil, com os nossos artigos. Traga o bebé a bordo e veja o que preparamos para si!

Leave a Reply

Exit mobile version