Menu
in ,

Chá de limão na gravidez, posso tomar?

Chá de limão na gravidez, posso beber?

As questões das futuras mamãs no que respeita à nutrição são múltiplas e diversas.

O medo de ferir o feto ou de consumir algo que possa ter um efeito prejudicial no seu desenvolvimento, leva a que se levantem inúmeras questões.

Além dos receios da gestante, o perpetuar de mitos antigos faz com que alguns alimentos e bebidas continuem a ter “má fama” junto das grávidas.

Se, por um lado, é realmente melhor que evite alguns destes; por outro existem produtos alimentícios muito benéficos, quando tomados de forma responsável e moderada.

Como temos visto, os chás (ou infusões) são uma das bebidas sobre as quais se perpetua uma ideia negativa que poderá não ter um fundamento totalmente realista.

Abrimos aqui um parêntesis para reforçar que existem, sim, chás que fazem mal durante a gestação, como é o caso do chá preto ou do chá de canela e o chá de hortelã.

Outras hipóteses, no entanto, como o chá verde ou o chá de cidreira, são perfeitamente seguros quando tomados com moderação.

Hoje, decidimos lançar o olhar sobre um dos mais populares chás: o chá de limão.

Assim, vamos debruçar-nos sobre as propriedades deste chá durante a gravidez, explorando as formas como este pode ajudar ou prejudicar a gestante e o seu bebé durante a gestação.

Acompanhe-nos para saber tudo sobre o chá de limão na gravidez.

limão

1. Conhecendo o limão

Para percebermos as propriedades do chá de limão, temos que olhar para o fruto que lhe dá origem.

O limão trata-se de um fruto muito benéfico e cujo o nome literalmente significa “a mãe dos frutos”.

A inclusão deste fruto na alimentação da gestante é recomendado devido ao alto índice de vitamina C – substância que ajuda a fixar no organismo nutrientes tão importantes como o magnésio, o ferro e o cálcio.

Além disso, entre as suas propriedades, está a preservação da massa magra, sendo este fruto muito útil para garantir que o seu aumento de peso é feito de forma saudável.

2. Os nutrientes do limão e a sua ação

O limão é um fruto muito rico.

Além de, como vimos, ter altos índices de vitamina C, este contém ainda as vitaminas B e PP, fibras, betacaroteno, àcido citrico, zinco, ferro, magnésio, potássio e cálcio.

Este conjunto de nutrientes torna este fruto muito saudável para consumir durante a gestação, tendo diversas ações sobre o organismo da gestante.

Alguns dos benefícios do consumo do limão são a prevenção da toxemia (pré-eclâmpsia e eclâmpsia); a redução das náuseas e vómitos no princípio da gestação; a promoção do normal crescimento e desenvolvimento fetal; a fomentação do tratamento de doenças do sistema digestivo; a prevenção da prisão de ventre; o aumento da imunidade perante doenças sazonais e a melhoria do sistema imunitário da gestante e do feto.

3. O chá de limão na gravidez

Quando tomado com moderação, o chá de limão é, por isso, uma opção muito saudável para a gestante, podendo mesmo substituir algum tipo de medicação que anteriormente tomasse para o tratamento de constipações e gripes.

Esta infusão, geralmente preparada com a casca do limão, é muito saborosa e rica em nutrientes, tratando-se de um apoio fundamental ao longo da gestação.

Tal como a fruta em si, este chá promove a redução da tensão arterial, a regulação do trânsito intestinal, a hidratação da gestante e a melhoria do sistema imunitário.

Além disto, o seu consumo poderá ajudar a saciar a gestante, sendo uma excelente bebida para acompanhar, por exemplo, o lanche da tarde.

4. Desvantagens do consumo de chá de limão na gestação

Como qualquer outro alimento, o chá de limão tem de ser tomado com moderação e, em alguns casos particulares, deve mesmo ser evitado.

Se a gestante sofrer de alergia a citrinos ou de úlceras, por exemplo, este chá será uma má opção.

Da mesma forma, pessoas com tendência para a gastrite ou que sofram de hepatite têm, também, que evitar o consumo desta bebida.

É ainda desaconselhado o consumo deste chá antes da hora de dormir, uma vez que a vitamina C pode agitar a gestante, fazendo com que as suas insónias sejam intensificadas.

Assim, embora seja bastante seguro tomar chá de limão durante a gestação, o ideal será falar com o seu médico sobre esta temática antes de avançar para o consumo desta bebida.

Ele será a melhor pessoa para a aconselhar sobre esta matéria.

Tomou chá de limão na gravidez? Sentiu algum receio sobre esta ação? Conte-nos como viveu esta experiência.

Poderá ter interesse em ler também:

–  Vitamina Sol na gravidez, importância de A a D

–  A grávida pode beber chá de canela?

 

 

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Bebé a Bordo

Saiba mais sobre maternidade, gravidez, bebé e desenvolvimento infantil, com os nossos artigos. Traga o bebé a bordo e veja o que preparamos para si!

Leave a Reply

Exit mobile version