Bebé com cabelo oleoso
A par com a alimentação, a higiene do bebé é outra das macrotemáticas que mais cria dúvidas e questões entre as recém-mamãs. Os cuidados com a cabeça e o cabelo do bebé entram, pois, neste grupo.
Saiba o que pode fazer perante um bebé com cabelo oleoso.
No que diz respeito aos bebés, é verdade que ouvimos falar com mais frequência de cabelos e cabeças secos do que oleosos.
Ainda assim, ao contrário do que se possa pensar, a oleosidade na cabeça dos bebés, principalmente durante os primeiros meses de vida, não é incomum.
Muitas mamãs convivem com esta situação e sentem, de alguma forma, que esta poderá impactar de forma negativa na higiene do bebé.
Muitas demonstram mesmo um sentimento de culpa, questionando-se sobre a forma como cuidam do cabelo do bebé e perguntando se devem lavar a cabeça do bebé todos os dias, para promover a remoção da película sebosa dos seus cabelos.
Esta preocupação com o cabelo oleoso do bebé faz sentido, na medida em que é necessário adaptar os cuidados de higiene às necessidades particulares de cada criança, nomeadamente no que respeita ao seu tipo de pele e de cabelo.
Ainda assim, contrariamente ao que muitas mamãs pensam, este fenómeno não é incomum e não promove uma necessidade de reforço na lavagem ou de tratamento.
Para respondermos a estas mamãs, decidimos, por isso, debruçar-nos sobre as questões relacionadas com o cabelo oleoso do bebé, para que saiba o que pode fazer para solucionar este problema e também o que não deve ser feito.
1. Cabelo oleoso do bebé: porquê?
Muitos recém-nascidos apresentam o cabelo oleoso. A oleosidade do seu couro cabeludo pode mesmo ser visível e retornar celeremente, algumas horas depois da lavagem dos seus cabelinhos.
Segundo explicam os especialistas, a razão pela qual tal acontece prende-se, principalmente, com o facto de que as hormonas maternas ainda estão a circular no sistema do bebé (o que faz, também, com que alguns bebés tenham reações cutâneas, como o acne).
O nome da hormona responsável por este acontecimento é o androgénio, sendo esta passada ao bebé ainda no ventre da mamã, durante a gestação.
2. Como agir perante o bebé com cabelo oleoso
Nem todos os bebés terão, no entanto, um cabelo oleoso e é importante que adapte os seus cuidados às caraterísticas do cabelo do bebé.
Por exemplo, os cabelos encaracolados (cacheados, em português do Brasil) tendem a produzir menos sebo do que os lisos.
Uma lavagem diária dos cabelos não é, por norma, necessária mas, no caso dos cabelos mais encaracolados, é mesmo desaconselhada.
Assim, a lavagem quotidiana do cabelo deve ser evitada, excepto se a oleosidade do cabelo do bebé estiver já a provocar desconforto ou comichão ao bebé.
O ideal será uma lavagem intercalada, ou seja, a cada dois dias.
Perante a oleosidade do cabelo do bebé, é ainda importante que contrarie a tendência natural para combater o excesso de sebo.
Evite lavagens excessivas ao cabelo do bebé e não use produtos que visem o ressecamento do couro cabeludo.
Além disto, os produtos utilizados em adultos, para cabelos oleosos, devem também ser evitados.
Procure fazer a lavagem com produtos neutros, adequados ao bebé e não utilize, também, qualquer condicionador.
3. A solução do cabelo oleoso do bebé.
Por norma, uma vez que se trata de uma questão hormonal, o cabelo oleoso do bebé tende a ficar gradualmente com menos sebo, dando-se uma resolução natural da questão, sem que tenha de introduzir qualquer tipo de tratamento.
Ainda assim, caso note que o cabelo permanece oleoso ao fim de vários meses ou se não notar qualquer tipo de melhoria, será mais seguro consultar o médico da criança ou um dermatologista para conseguir aconselhamento especializado.
Alguma vez notou o cabelo do bebé oleoso? Como agiu perante esta situação? Conte-nos a sua experiência pessoal e ajude outras mamãs na mesma situação.
Algumas fontes: revistacrescer revistacrescer guiadobebe parentinghealthybabies