Menu
in ,

10 alimentos que podem ajudar a aumentar o rendimento escolar

alimentos que podem ajudar a aumentar o rendimento escolar

Alimentos que podem ajudar a aumentar o rendimento escolar das crianças

O rendimento escolar das crianças é muito importante e a alimentação tem, também, um impacto fundamental neste processo. Sabe quais são os alimentos que podem ajudar a aumentar o rendimento escolar do seu filho?

Venha descobri-los com o Bebé a Bordo.

Ao longo da vida dos nossos filhos, várias das nossas escolhas impactam diretamente na forma como, ao chegar à idade escolar, este interpretará e se adaptará ao processo de aprendizagem.

Atos tão simples como ler uma história antes de dormir, permitir o contacto com contos infantis adequados à sua idade ou permitir o contacto com o “mundo lá fora” podem ajudar no desenvolvimento cognitivo e emocional da criança e torná-la mais propensa a dedicar-se aos estudos.

Além disso, no regresso às aulas, ajudar o seu filho a criar uma rotina de estudo e garantir que este não fica preso ao stress pós-férias poderá, também, ter um impacto no seu rendimento escolar.

Ainda assim, contrariamente ao que possa parecer, nem todos os aspetos que influenciam a vida escolar do seu filho começam nos livros e no planeamento. Uma parte fulcral deste processo é a alimentação.

Claro que uma dieta equilibrada e nutritiva é importante em qualquer fase da vida.

No entanto, quando se trata de estudar, é possível encontrar alimentos que podem ajudar a aumentar o rendimento escolar, melhorando as suas capacidades cognitivas, melhorando a capacidade de concentração e garantindo uma mente ativa.

Hoje, dedicámo-nos a procurar os principais “alimentos para o cérebro”, para lhe darmos a conhecer os 10 alimentos que podem ajudar a aumentar o rendimento escolar. Se também quer saber quais são, não deixe de ver a lista que se segue.

1. Alimentos para aumentar o rendimento escolar: Ovos

Um dos nutrientes fundamentais da composição dos ovos é a colina. Esta tem um impacto muito positivo na formação de neurónios e na reparação das células cerebrais.

Através da sua ingestão, é produzido um neurotransmissor responsável pela memória e pela aprendizagem – a acetilcolina. Assim, os ovos são um dos aliados das crianças para aumentar o rendimento escolar.

2. Frutos Secos

Agradáveis de sabor e ideais para um snack, os frutos secos são ricos em vitaminas do complexo B e ómega 3 que têm como uma das suas funções garantir o bom funcionamento cerebral.

Alimentos como avelãs, amêndoas ou nozes, por exemplo, terão um impacto positivo no cérebro da criança, ajudando a manter artérias cerebrais salutares e, ao mesmo tempo, ajudarão a libertar a seratonina, melhorando o humor do seu filho.

3. Azeite

O fortalecimento da memória é um dos benefícios do consumo de azeite e, por isso mesmo, este é um dos alimentos que podem ajudar a aumentar o rendimento escolar do seu filho.

Rico em ácidos gordos monoinsaturados, estes ajudam a melhorar a neurotransmissão entre as células cerebrais.

4. Cenoura

Rica em vitamina A, um forte antioxidante, a cenoura é uma aliada na proteção das membranas neuronais.

Ao evitar os danos provocados pelos radicais livres, a cenoura protege o cérebro e, consequentemente, ajuda a aumentar o rendimento escolar.

5. Alimentos para aumentar o rendimento escolar: Salmão

Além de ser rico em proteínas, este peixe possui ómega-3, um ácido gordo que pode ajudar a melhorar o desempenho cerebral.

Estudos realizados em torno deste alimento indicam que pessoas que incluem este alimento nas suas dietas obtêm melhores resultados em provas de teor mental.

6. Queijo

Rico em fósforo, o queijo pode ajudar na manutenção das membranas celulares neuronais. Responsável pela memória e o raciocínio, o queijo torna-se, então, um dos alimentos que podem ajudar a aumentar o rendimento escolar.

7. Frutos Vermelhos

Frutos como morangos, framboesas e cerejas têm, na sua composição, os flavonóides e, como tal, têm um impacto na memória e na aprendizagem. Além disso, pela sua componente antioxidante, estes frutos ajudam ainda na proteção neuronal.

8. Manteiga de amendoim

Deixar os seus filhos felizes, saciados, ao mesmo tempo que aumenta o rendimento escolar é possível mediante o consumo de manteiga de amendoim. Esta é uma boa fonte de vitamina E e de tiamina.

Além disso, é também um agente antioxidante. Assim, além de proteger as membranas neuronais, este ajudará o sistema nervoso e o cérebro a manterem-se enérgicos e funcionais.

9. Iogurte grego

O iogurte grego sem adição de açúcar tem um elevado índice proteico e, como tal, um papel na manutenção da saúde das células cerebrais.

O seu consumo ajudará os neurónios no processo de envio e receção de informação e, como tal, o seu consumo pode aumentar o rendimento escolar.

10. Alimentos para aumentar o rendimento escolar: Chocolate

O chocolate puro (tradicionalmente conhecido como chocolate negro) é um alimento estimulante que promove a concentração.

Além disso, ao libertar endorfinas na corrente sanguínea, este garantirá que, enquanto trabalha no seu rendimento escolar, a criança goza de uma sensação de bem-estar.

Dá todos estes alimentos ao seu filho? Conhecia o papel dos alimentos que podem ajudar a aumentar o rendimento escolar? Conte aos restantes leitores do Bebé a Bordo qual é o alimento que não pode faltar na lancheira do seu filho durante a época escolar.

Algumas fontes: webmd babysteps tribunadoplanalto goconqr webmd casadavocentroestudos

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Ana Sofia Calha

Ana Sofia Silva Calha nasceu em Leiria (Portugal) no ano 1980. Licenciada em Antropologia pela Universidade de Coimbra desde 2007 e Dietética pelo Politécnico de Leiria, sendo Nutricionista desde 2015.
Facebook - Linkedin

Leave a Reply

Exit mobile version