Menu
in

5 razões para usar calçado confortável durante a gravidez

Se formos 100% honestas, temos de admitir: não trocávamos a sensação de gerar um ser dentro de nós por nada deste mundo… mas “gravidez” e “conforto” não parecem palavras que caibam na mesma frase.

Das náuseas às dores, passando pelo cansaço e pela ansiedade… vivemos dias muito compridos durante os nove meses nos quais o amor toma forma dentro de nós.

Mas vale sempre a pena referir a importância do conforto durante a gestação, principalmente quando esse conforto faz mais do que simplesmente permitir que vivamos um momento de maior bem-estar.

A saúde da gestante e do bebé estão, muitas vezes, aliadas a pequenas coisas que, num primeiro momento, podem nem parecer importantes.

Hoje, olharemos para baixo, tentando focar-nos nos pés (local do corpo que, embora tapado agora pela barriguinha, se prende muito com a nossa comodidade).

O uso de calçado confortável durante a gravidez é de máxima importância e pode mesmo ser fundamental para garantir que não ocorrem acidentes.

Quer saber como?

Sente-se um pouco e venha connosco nesta viagem digital até às 5 razões pelas quais deve apostar em calçado confortável durante a gravidez.

banner farmaciavitoria.pt

Razão 1 – Evitar acidentes

A maioria das mulheres saberá, provavelmente, como é “namorar” os saltos altos nas montras ou olhar ao espelho com mais aqueles 12 centímetros de altura.

A beleza importa-nos… e ainda bem! Os meses de gestação, no entanto, não serão a melhor altura para se aventurar nestes voos altos.

Todas sabemos que esses mesmos saltos que amamos não são, de todo, o calçado mais confortável e fácil de gerir.

Mesmo quando não carregamos o peso extra da gestação, acontece, nestes sapatos, virarmos um pé na calçada ou escorregarmos num chão com menor atrito.

A diferença é que, agora, uma queda pode originar problemas bem mais graves do que um pé torcido!

Evite o uso de saltos e, se tiver de usá-los, garanta que não são muito altos e que o salto é largo o suficiente para lhe dar suporte.

Razão 2 – Pés inchados, mente inquieta

A retenção de líquidos que tanto nos incomoda durante estes meses afeta, de forma inevitável, os nossos pés. Com os pés inchados e doloridos, é comum que o próprio número de calçado aumente.

Não estranhe se usar o 36 e, de súbito, não conseguir andar com menos do que um 38… é absolutamente normal.

Tentar forçar os pés dentro de sapatos apertados irá fazer com que os seus pés inchem ainda mais e com que a circulação nos membros inferiores seja afetada, causando mal-estar e dores.

Evite o uso de calçado pequeno e apertado ou não conseguirá viver a gestação com a tranquilidade que merece.

Razão 3 – Promova a boa circulação

O uso de calçado confortável durante a gravidez irá promover uma melhor circulação sanguínea, o que é essencial para evitar diversos problemas de saúde relacionados com a gestação.

Recomenda-se às futuras mamãs a escolha de um sapato com sola de borracha, que não escorregue e com salto médio, sendo este o indicado para evitar as temíveis dores de costas e, simultaneamente, promover a boa circulação.

Razão 4 – Respeitar a coluna

Depois do primeiro trimestre de gravidez, com o aumento da barriga, as costas irão começar a dar de si. O peso altera-se e é muito natural que a sua coluna se ressinta pela necessidade de suportar este progressivo aumento.

O uso de calçado confortável durante a gravidez será essencial para minorar, também, esta consequência nociva.

Razão 5 – Não precisa de se privar da beleza

É, talvez, a menos importante das razões… mas como somos vaidosas, vale a pena referi-la: hoje em dia, para usar sapatos confortáveis e adequados à sua condição de gestante não precisa de descurar o seu estilo pessoal.

Existem já, no mercado, vários modelos de sapato confortáveis e bonitos.

Além disto, se for a uma festa (batismo, casamento, festa de empresa, etc) poderá sempre usar sapatos regulares e levar na sua bolsa as famosas pocket bailerinas para trocar quando sentir que deve fazê-lo.

Assim terá a oportunidade de se apresentar com todo o estilo e garantir, em simultâneo, o conforto durante todo o dia.

Quais foram os seus sapatos de eleição durante a gestação? Apostou no estilo ou no conforto? Conte-nos como viveu esta questão.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Ana Rita Mendes

Ana Rita Mendes nasceu em 1992 e é natural de Proença-a-Nova, Portugal. Terminou, em 2014, a sua licenciatura em Enfermagem pela Escola Superior de Saúde de Portalegre. Trabalha atualmente como enfermeira no Hospital Curry Cabral e na NephroCare. Facebook

Leave a Reply

Exit mobile version