Literalmente – tirar da cabeça, como acabar com os piolhos
Piolhos e lêndeas: eis um assunto que toda a gente quer – literalmente – tirar da cabeça.
Sendo uma problemática bastante comum, principalmente para quem lida com crianças, convém, no entanto, saber mais sobre este parasita e sobre as maneiras de o eliminarmos de forma eficaz e correta.
O que é o piolho
O piolho trata-se de um pequeno parasita (ectoparasita, devido à sua atividade externa) que habita no cabelo humano e se reproduz com alguma rapidez.
Uma fémea deste animal é capaz de se reproduzir, pondo até 200 lêndeas (o ovo dos piolhos) ao longo da sua vida.
Embora este assunto seja frequentemente evitado, tornando-se, inclusivamente, tabu em alguns meios, a verdade é que esta infestação é bastante comum e são muitas as pessoas portadoras deste parasita, sendo que as crianças, principalmente as crianças em idade escolar, têm maior tendência a encontrar este problema.
Ao contrário do que se mitificou, esta infestação não está relacionada com a falta de higiene pessoal ou com o contacto com animais de estimação.
Na verdade, contrariamente à crença popular, os piolhos e lêndeas não são capazes de saltar ou de voar e não afetam, de todo, os outros mamíferos.
Como transmitam-se os piolhos?
A transmissão dos piolhos acontece na interação interpessoal e na partilha de objetos como roupa, toalhas, chapéus, escovas ou mesmo pela partilha de cama.
É, aliás, esta a razão pela qual, na idade escolar, as crianças se tornam alvos fáceis do piolho, uma vez que tendem a partilhar ambientes e objetos com alguma frequência.
Sintomas
Embora este parasita não cause infeções, febres ou outros problemas físicos de teor mais grave, ele é causador de sintomas como desconforto, comichão ou, em casos mais graves, até mesmo ardor na zona da cabeça.
Estes sintomas podem, posteriormente, degenerar em infeções, uma vez que existe a tendência para coçar a zona afetada, criando feridas no couro cabeludo.
Como acabar com os piolhos?
Torna-se, então, necessário saber como eliminar os piolhos.
Um primeiro passo neste sentido será a verificação frequente do seu cabelo e do seu filho.
As crianças, em particular, podem ser portadoras do parasita durante bastante tempo, antes de começarem a queixar-se dos seus efeitos.
Atualmente, existem já, no mercado, diversas formas de tratamento que lhe dirão como eliminar os piolhos de forma eficaz.
Encontrará, entre outras opções, formas de prevenir o aparecimento de piolhos e formas de os eliminar da sua cabeça, após ter sido contaminado.
São muitos os sprays e champôs repelentes, bem como cremes, loções e champôs para acabar com os piolhos.
Entre os produtos mais recentes do mercado para a resolução deste problema está o pente electrónico para piolhos.
Esta inovação permite a eliminação de piolhos e lêndeas sem o uso de produtos químicos, acabando com o parasita através da emissão de impulsos eléctricos.
Além da ausência de químicos, este pente electrónico para piolhos tem ainda a vantagem de durar mais tempo, uma vez que é reutilizável e de ser fácil de utilizar, bastando que se penteie com ele.
Alguns destes aparelhos estão ainda preparados para emitirem som à medida que matam os indesejados parasitas.
Apesar de todas as suas vantagens, no entanto, o seu uso é desaconselhado em crianças com menos de 3 anos.
Higienizar as roupas
Saber como acabar com os piolhos não bastará.
A par com os métodos de tratamento, deverá ter o cuidado de higienizar as roupas de corpo, de banho e de cama, trocar ou desinfetar bem as escovas e objetos de uso quotidiano e manter uma atenção redobrada ao seu couro cabeludo, para se certificar de que eliminou este parasita por completo.
Estes cuidados, a par com a vasta oferta de produtos no mercado, permitirão, por certo, que tire este assunto da cabeça e viva os seus dias ao máximo, sem qualquer preocupação.
