Grávida pode tomar groselha
No que respeita a comidas e bebidas, a gravidez é, sem dúvida, o período da vida de uma mulher em que mais questões surgem. Uma questão comum é se a grávida pode tomar groselha e quais os eventuais benefícios que podem estar associados a este consumo.
Sabe se a grávida pode tomar groselha?
Venha com o Bebé a Bordo saber mais sobre esta questão.
A groselha é um fruto muito nutritivo e apreciado por muitas pessoas. Tratando-se de uma baga, geralmente em tons de vermelho, esta enquadra-se entre os frutos vermelhos e promete trazer muitas vantagens para a saúde da gestante.
Ainda assim, como é expectável, durante a gravidez, as mulheres procuram saber quais as melhores frutas para consumir e questionam, com particular ênfase, os frutos que nem sempre se incluem entre os mais frequentes na rotina alimentar, como é também o caso da melancia, do dióspiro (caqui) ou de alguns citrinos.
Embora seja muito apreciada, a groselha não é uma fruta muitas vezes integrada na alimentação quotidiana, principalmente em Portugal.
E, por isso mesmo, traz muitas questões e torna-se necessário olhar para ela e para as várias formas como esta é apresentada no mercado, para sabermos concretamente se a grávida pode tomar groselha, quais as vantagens deste consumo nas suas várias formas e quais os cuidados a ter ao comer ou beber os seus derivados.
Se quer saber mais sobre o consumo desta baga vermelha na gravidez e descobrir se a grávida pode tomar groselha, este artigo é ideal para si.
1. Os benefícios gerais da groselha
Quadruplicando a quantidade de vitamina C de uma laranja e a dose de potássio de uma banana média, a groselha apresenta-se como uma das frutas mais nutritivas e saudáveis.
Embora não se encontre entre os frutos mais fáceis de encontrar nos supermercados portugueses e não faça parte da rotina alimentar da maioria das famílias lusas, este fruto é já abraçado por muitas pessoas no Brasil e é, sem dúvida, um aliado para ter à mão quando se quer aproveitar os benefícios que esta traz à saúde.
Além dos nutrientes já referidos, a groselha é rica em ómega-3 e em antioxidantes, destacando-se a presença das antocianinas, que têm um efeito anti-inflamatório e ajudam a reduzir, também, o risco de artrites.
Entre os muitos benefícios desta baga encontra-se o combate às infeções bacterianas, a melhoria de problemas musculares (como as cãibras), a diminuição de dores ósseas ou a prevenção da diabetes.
Este fruto ajuda ainda a melhorar a aparência da pele, a prevenir problemas cardíacos e vasculares, a reduzir a sensação de náusea e a limpar o organismo e o sangue de toxinas nocivas para a saúde.
2. Grávida pode tomar groselha?
Na gravidez, a groselha fresca será, não só permitida, mas recomendada.
Considerando os desconfortos e problemas de saúde mais comuns na gestação, bem como a importância de uma alimentação equilibrada para minorar os seus riscos, é de reforçar o papel da groselha como aliada da gestante, por inúmeras razões.
A grávida pode tomar groselha, por exemplo, pela sua propriedade anti-iflamatória natural, retirando, desta, benefícios ao nível da redução do inchaço.
Esta baga irá minorar os efeitos da retenção de líquidos, acelerar o metabolismo da mulher grávida e limpá-lo de toxinas.
Além disso, tendo ferro na sua composição, este fruto será um aliado no combate e na prevenção da anemia gestacional e contribuirá para um transporte mais efetivo de oxigénio para o feto, ao melhorar globalmente o sistema sanguíneo.
Embora seja um facto que a grávida pode tomar groselha, o seu consumo deverá ser feito de uma forma consciente e moderada, com recurso às bagas frescas.
Estas poderão, por exemplo, constar de uma salada de frutas ou de uma sobremesa doce; ser adicionadas às saladas da gestante ou ainda ser transformadas em sumo.
A moderação torna-se importante devido ao teor de vitamina C que, quando ingerida em excesso pode ter efeitos nocivos para a saúde.
Além disso é um fruto bastante ácido podendo levar a desconfortos como a azia, bastante comum nesta fase.
3. E os xaropes de groselha?
Embora o fruto fresco seja uma grande mais-valia para a saúde da gestante, a verdade é que, quando falamos em groselha, nem sempre é a baga vermelha que vem à nossa mente.
Nos espaços comerciais, mais comum do que o fruto no seu estado natural, são as garrafas de xarope de groselha, imensamente doces e apetitosas, que se utilizam, por norma, para fazer refrescos ou adicionar a outras bebidas.
Quando se diz que a grávida pode tomar groselha, este não é o formato que estamos a considerar. Na verdade, este tipo de produto, que se celebrizou pela sua doçura, pode ser bastante nocivo, já que se trata de um xarope artificial e cuja composição não carrega os benefícios da fruta que lhe dá o nome.
Por norma, nestes concentrados, encontrará apenas glucose de milho, açúcar, água e aroma artificial de groselha; não sendo esta a melhor escolha, principalmente durante os meses da gestação.
A recomendação para as gestantes é, portanto, que evitem este xarope, optando, em vez disso, pela nutritiva baga ao natural.
Consumiu groselha durante a gravidez? E o xarope de groselha? Não deixe de nos falar sobre a sua experiência pessoal e de nos dizer qual a sua opinião sobre esta temática.
Algumas fontes: cuidadossaude momjunction boldsky rowland98 rowland98