Saber se a grávida pode tomar chá de rooibos é importante para muitas mamãs que apreciam esta infusão. Sabe se é seguro, durante a gestação, o consumo deste chá? Então, está na hora de garantir a sua segurança, ficando a saber mais sobre esta temática.
Venha com o Bebé a Bordo saber se a grávida pode tomar chá de rooibos.
Durante o período gestacional, todas as questões que já tínhamos previamente sobre os benefícios, as propriedades e a segurança inerentes ao consumo de determinadas substâncias e ingredientes, parecem mais pertinentes e fundamentais.
Usual é ouvirmos uma mulher grávida a questionar se pode beber chá preto, chá verde, chá de equinácea ou chá de menta. Questões às quais já respondemos e que, como vimos, são essenciais.
Este é o caso dos chás. Havendo algumas ervas bastante perigosas para a gestação, que podem pôr em causa o bem-estar da mãe a também a saúde do feto (ou mesmo o decurso da própria gravidez); é natural que se questionem quais as infusões que a gestante pode ou não pode consumir.
Depois do nascimento do bebé, também os chás dos pequeninos se questionam, sendo comum que se queira saber mais sobre o chá de camomila ou o chá de funcho para o bebé.
Não avançamos, no entanto, para os mais pequeninos, deixando-nos ficar, hoje, pelo mundo da gestação e as infusões que podem ser consumidas ou devem ser evitadas durante esses 9 meses de amor.
Sabe se a grávida pode tomar chá de rooibos? Conhece os efeitos desta infusão no seu corpo? Então, este é o artigo certo para ficar a saber se a grávida pode tomar chá de rooibos.

1. O que é o chá de rooibos?
A África do Sul é o local de crescimento da Aspalathus linearis, nome científico do arbusto que dá lugar às folhas com as quais se faz a infusão de rooibos. (1)
Esta planta, que cresce entre os terrenos africanos, tem vindo a ganhar popularidade e, por isso, o seu cultivo tem-se iniciado um pouco por todo o mundo.
Tratando-se de uma planta medicinal, esta é conhecida pela sua similaridade com o chá vermelho, sendo que goza da vantagem de, contrariamente a este, não conter teína na sua composição.
A infusão feita com o rooibos dá origem a um chá de tonalidade vermelha, com um travo suave e levemente doce, que dispensa a adição de açúcar.
Quais as propriedades desta infusão?
A infusão de rooibos tem várias propriedades. Ajudando o sistema digestivo e ajudando a desintoxicar o organismo, esta planta conta, fundamentalmente com as propriedades: (2)
– Digestiva;
– Antioxidante;
– Diurética;
– Desintoxicante;
– Anti-idade;
– Anticancerígena;
– Anti-histamínica;
– Anti-inflamatória.
2. A grávida pode tomar chá de rooibos?
Sim, a grávida pode tomar chá de rooibos sem medo. Este chá é, na verdade, uma das infusões mais recomendadas à gestante, já que se assume como uma fonte fabulosa de agentes antioxidantes – os flavonóides – e contém, ainda, minerais essenciais como o ferro, o magnésio, o manganês, o potássio e o cálcio. (3)
As suas propriedades digestivas irão ajudar a gestante a aliviar alguns dos sintomas mais agressivos da gestação, como a azia, o refluxo e as cólicas; melhorando, em geral, todo o seu trato gastrointestinal.
Além disso, este chá ajudará a reduzir as dores de cabeça na gravidez, minorará as alterações de humor, ajudará a baixar a tensão arterial da gestante e evitará quadros de insónia na gravidez.
Durante a gravidez e a amamentação, por ser rico em ferro, este chá ajudará, ainda, a evitar a anemia gestacional, equilibrando os níveis de ferro na corrente sanguínea da gestante e da lactante. (4)
3. Que quantidade de chá de rooibos pode a gestante tomar?
Por norma, a dose recomendada de chá de rooibos para a gestante é entre uma e três chávenas diárias, sendo este valor para o equivalente a 10 gramas da folha por cada litro de água.
Como preparar esta infusão?
Para fazer o chá de rooibos a gestante deverá colocar 1 litro de água a ferver. Quando estiver a borbulhar, devem ser acrescentados 10 gramas de folha de rooibos. (5)
Desligue o fogão e abafe a mistura por 10 minutos.
A infusão pode ser ingerida quente ou fria, consoante a preferência.
Bebeu chá de rooibos durante a sua gravidez? Sentiu que esta infusão ajudou, de alguma forma, a melhorar os seus desconfortos durante esta fase da sua vida? Partilhe a sua experiência pessoal com as restantes mamãs e futuras mamãs do Bebé a Bordo.
Poderá ter interesse também em:
Grávida pode tomar chá de Lúcia-lima, que propriedades tem esta infusão?