Durante a gestação, muitos alimentos podem ser prejudiciais para o bebé. Será o camarão um destes alimentos? Venha descobrir com o Bebé a Bordo.
A gestação é uma fase da vida da mulher onde tudo é questionado e a alimentação é uma das temáticas que mais dúvidas gera nesta fase da vida.
Questionar quais os chás seguros na gestação ou querer saber se pode comer peixe na gravidez ou quais os peixes desaconselhados devido ao mercúrio é algo muito comum.
Um dos alimentos que muitos referem como potencialmente perigoso para a gestante é o marisco e, embora existam mariscos que a grávida pode comer e proibidos, a verdade é que esta matéria continua a fazer parte das dúvidas mais frequentes entre as gestantes.
Sendo um dos mariscos mais conhecidos e apreciados, o camarão é, usualmente, o fruto do mar que mais gera questões.
Venha saber se a grávida pode comer camarão ou se este alimento pode prejudicar o bebé.

Camarão: pode comer durante a gravidez?
O camarão é um alimento que a gestante poderá, eventualmente, consumir na gestação sem que tal acarrete problemas para si ou para o feto. Ainda assim, a resposta à pergunta de se pode comer camarão na gravidez exige que nos estendamos um pouco mais sobre inúmeras questões.
Por um lado, vários estudos têm asseverado que a presença de nutrientes essenciais no camarão torna este alimento desejável na gravidez, ainda que o mesmo não deva ser consumido diariamente. (1)
Os nutrientes presentes no camarão podem, segundo os especialistas, ser muito benéficos para o feto, sendo este um alimento com baixos índices de mercúrio, pouca gordura e bastante rico em proteína. (2)
Ainda assim, não é possível falar do consumo de camarão na gravidez sem mencionar os cuidados essenciais no consumo deste alimento.
Cuidados no consumo de camarão na gravidez
Antes de mais, a gestante deverá considerar que, por mais benéfico que um alimento seja em termos nutricionais, todo o consumo de alimentos durante a gestação deve ser feito de forma moderada, sendo importante que também com o camarão se tenha esta moderação, evitando comê-lo em excesso ou diariamente.
Além disso, por se tratar de um alimento que facilmente transporta bactérias, deve haver um cuidado extra com a escolha de produtos frescos e deve garantir-se que a carne do camarão coze completamente. Evitar os produtos congelados é também importante.
A gestante deverá ainda garantir que não sofre de nenhum problema alérgico relacionado com o marisco, já que o camarão é um alérgeno, sendo esta uma das alergias mais comuns. Ainda que o consumo de camarão em si não seja perigoso na gestação, uma reação alérgica pode ser muito nociva nesta fase da vida. (3)
Consumiu camarão durante a sua gravidez? Conte às restantes leitoras do Bebé a Bordo se isto a afetou negativamente de alguma forma.