Menu
in

Da mãe para o bebé: 10 conselhos para a vida

Da mãe para o bebé, 10 conselhos para a vida

Da mãe para o bebé: 10 conselhos para a vida

Meu querido bebé,

Sê bem-vindo ao mundo. Aqui, na tua fragilidade doce, ainda não sabes muito sobre a vida ou sobre o mundo. E eu descubro, em ti, que provavelmente eu também não sabia. Até ti. Porque, hoje, o meu mundo és tu.

Questiono, por vezes, como é que se pode amar tanto quem se conhece há tão pouco tempo ou como podemos ter um espaço tão grande e forte de nós preenchido por algo tão pequenino e frágil.

Arrebataste-me a alma e o coração. És tudo o que tenho e tudo o que quero. Agarro-me à fé no desejo de que todos os dias sejam de sol e todas as noites de embalo lunar.

Olhando para ti, descubro que o meu único sonho é que cumpras os teus sonhos. Descubro que a minha felicidade se ancora na tua e quero, mais do que tudo, que sejas feliz.

Meu querido bebé. Um dia, quando eu era pequenina, construí castelos de sonho na areia. Nem sempre tive quem me dissesse as coisas mais importantes.

Ou, quando tive, fiz ouvidos moucos e não ouvi com atenção as palavras sábias dos que já tinham vivido mais do que eu.

Hoje, contigo deitado nesse berço feito de lençóis suaves e amor, eu aproveito o teu sono para deixar 10 desejos aos céus e 10 conselhos para ti.

10 conselhos da mãe para o bebé que, em breve, não será bebé e poderá cumpri-los, se o destino assim deixar.

É com amor que deixo estes conselhos para a vida. Toma-os nas tuas pequeninas mãos e faz deles o mais gigante de todos os sucessos.

1. Sê tu próprio

– A sociedade vai ensinar-te a ser muitas coisas.

A pintar dentro das linhas dos desenhos, a escrever entre as linhas do caderno de principiante, a vestir determinadas roupas, a usar determinadas palavras.

A sociedade vai dizer-te que é certo ser de uma determinada forma e que a perfeição é inacessível, ainda que cumpras cada uma das normas com exímia perfeição.

Mas, no final dos dias, é tudo mentira. As tuas cores não precisam de ficar presas dentro das linhas, meu amor. E a perfeição está em seres quem és, sem medo.

2. Não te deixes abalar pelas palavras alheias

– Claro que, se seguires o primeiro dos meus conselhos, vai haver momentos de mágoa.

As pessoas são cruéis, por vezes, e insistem em atirar palavras, como setas, de propósito para abrir feridas no centro do coração.

Não ouças as palavras que venham por maldade. Guarda, do que te é dito, apenas o que pode construir-te e fazer de ti uma pessoa mais completa. Nada do que te digam pode diminuir-te, a menos que deixes que o faça.

Não deixes!

3. Olha em redor

– Na completa agitação do mundo é muito fácil ser cego.

Uma cegueira que se constrói por medo de ver a miséria, a pobreza, a mágoa ou o sofrimento dos outros.

Mas eu aprendi com a vida que não é possível ser feliz se caminharmos no escuro, sem noção do que acontece no mundo.

Por isso, quero que aprendas a olhar e a reconhecer, no centro das multidões, o melhor e o pior, para poderes fazer a diferença e sentires que a tua vida tem um propósito maior.

4. Lê muito

– Vais aprender a ler, talvez devagarinho, como em tempos eu fiz.

Talvez já gostes das histórias que te conto antes de dormir e aprendas a gostar de as saber por ti. Ou talvez te arrelies com as palavras e não gostes de te debruçar sobre a leitura.

Mas lê. Lê muito porque, ao leres, constróis-te como uma pessoa mais sábia, mais forte, mais difícil de enganar.

E, ao mesmo tempo, agarras a ilusão e o sonho do que pode vir a ser um mundo mais pleno, melhor. Aquele que desejo que conquistes e que ajudes a construir.

5. Põe o amor em primeiro plano

– Vão dizer-te que há muitas prioridades.

Em alguns dias vai ser a escola, o trabalho, aquele prazo horrível que tens de cumprir.

E tenho a certeza de que te dedicarás a todos eles com devoção. Mas lembra-te: o amor vem sempre primeiro. Seja pela família ou por um companheiro ou por um filho.

O amor vem sempre primeiro. É apenas ele que pode dar-te a concretização e levar-te mais longe do que a imaginação permite ver. Acredita no amor e abraça-o. Não há nada mais valioso.

6. Nunca vás dormir zangado

– Poderá ser com um amiguinho, comigo, com o papá ou, um dia, com a tua namorada ou esposa.

As zangas acontecem. As discussões têm o seu lugar nos dias. E a decisão de não deixar que o rancor e a mágoa nos acompanhe é sempre nossa. Por cada palavra de dor, existe outra de alento.

Fala. Resolve.

Coloca nas feridas o unguento da compreensão e não deixes que a almofada te beba as lágrimas enraivecidas.

Quando a mágoa existir, resolve-a primeiro e dorme depois. A hora dos sonhos não tem lugar para o ressentimento.

7. Sê um bocadinho louco

– Provavelmente vai parecer-te loucura minha, este pedido para que não sejas inteiramente são.

Esta foi uma lição que eu aprendi aos poucos, nas quedas da vida: há um bocadinho de loucura em todas as melhores pessoas. A normalidade é pautada por padrões irrealistas e estereotipados.

Não faz mal que não te enquadres neles. Vive um bocadinho da loucura, quer ela te peça para fazeres o mais louco do desportos radicais ou para caminhares descalço na floresta em dias de chuva.

É nessa loucura que se encontram alguns dos momentos mais puros de felicidade.

8. Não tenhas pressa de crescer

– Eu sei que é aliciante. Parece, nos olhos pequeninos e virgens, que ser adulto é melhor. Há uma ânsia pela liberdade, pela independência, pelo que vem além do horizonte. Eu quero que vás.

Que conheças tudo isso, quando o tempo vier. Mas não tenhas pressa de ir. Não tenhas pressa de crescer. Vai devagarinho. Brincando pelos dias. Aproveita a inocência e os ponteiros que andam devagar.

Deixa-te acreditar em contos de fadas. Deixa-te viver no mundo das pequenas coisas (que são tão importantes). Cresce. Porque tens de crescer. Mas sem pressa. O mundo ainda vai estar lá para ti amanhã…

9. Nunca desistas

– Por maior que seja a prova. Por maior que seja o medo. Por maior que seja o obstáculo. Se podes sonhá-lo, podes fazê-lo. Nunca por nunca ser desistas de lutar por ti e pelo que desejas.

E, acima de tudo, lembra-te que não estarás sozinho na luta. Terás sempre o meu apoio.

10. Sê feliz

– Faz deste o sonho. Faz deste o objetivo. Faz deste o destino. Nunca aceites menos do que a plenitude da felicidade.

Nasceste para ser feliz.

Sorri ao mundo, ainda que ele te faça uma cara feia ou insossa. Apimenta a vida com as coisas de que mais gostas. Faz do sorriso um sol só teu. Dele faz caminho. Vai. Sê feliz.

Por fim, deixo só uma nota. Para mim, vais ser sempre pequenino. Como és hoje, nesse berço feito de lençóis suaves e amor.

Deste um sentido à minha vida. De uma forma que não consigo explicar, foste tu que me fizeste nascer.

Obrigada.

Sê feliz, meu amor.

Tua,
Mãe

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Marina Ferraz

Marina Ferraz nasceu em Coimbra (Portugal) no ano 1989. Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho e Mestre na mesma área, pela Universidade de Coimbra.
Autora pela Sociedade Portuguesa de Autores desde 2008

Blog - Facebook - Linkedin

Leave a Reply

Exit mobile version