Menu
in

Aparelho ortodôntico na gravidez, posso usar?

Aparelho ortodôntico na gravidez, posso usar

Existem muitas dúvidas relativas aos tratamentos dentários durante a gestação. Sabe se a grávida pode usar aparelho ortodôntico na gravidez?

Venha saber tudo sobre esta questão com o Bebé a Bordo.

As dúvidas relativas aos tratamentos dentários, durante o período gestacional são diversas.

Nesta fase, levadas pelos muitos mitos que continuam a propagar-se em torno desta questão, as gestantes dão por si a questionar os eventuais perigos deste tipo de tratamento, temendo pôr em risco o desenvolvimento do bebé e o próprio decurso da gestação.

Algumas das questões mais frequentes, nesta fase da vida da mulher, dizem respeito à realização de branqueamentos dentários na gravidez ou ancoram-se na prática da higiene oral durante a gravidez e os cuidados extra exigidos durante este período.

Ainda assim, para algumas mulheres, as dúvidas vão além das referidas, havendo algumas que desejam saber se podem iniciar (ou continuar) ao uso do aparelho ortodôntico na gravidez.

Este aparelho, tantas vezes recomendado pelos dentistas, levanta medos junto das gestantes, que, nesta fase, contactam com mitos diversos sobre os riscos da ortodontia.

Por isso mesmo, hoje fomos saber se a gestante pode usar aparelho ortodôntico na gravidez e quais os cuidados a ter.

Se quer saber mais sobre esta questão, este artigo foi feito a pensar em si.

1. Cuidados dentários na gravidez A higiene oral na gravidez

Os mitos em torno dos cuidados dentários na gravidez acabaram por criar, entre as gestantes, um medo particular de os realizar.

E, por isso, antes de mais, importa desmitificar as questões relativas à ortodontia.

Para começar, a sabedoria popular espalhou o perigoso mito de que a gravidez seria responsável pela perda de cálcio dos dentes e pelo seu enfraquecimento, levando ao aparecimento de mais cáries nas mulheres grávidas.

Esta ideia, no entanto, não passa de um mito. Durante o período gestacional, não existe qualquer perda de cálcio nos dentes da grávida e a incidência de cáries dentárias não é, também, maior.

Segundo os especialistas, ainda que se assista a um agravamento nas cáries, este derivaria sempre do agravamento das condições bucais originadas por uma higiene deficiente, não estando diretamente relacionado com a gestação.

Ainda assim, os especialistas deixam a ressalva de que, efetivamente, as alterações hormonais promovem mudanças na boca da gestante.

O sangramento gengival é exemplo disto mesmo, sendo uma situação frequente na gravidez e que, muitas vezes, é responsável por algumas dores e desconfortos.

Neste caso, a gestante deverá falar com o seu dentista para que seja feita a prescrição de medicação adequada ao seu estado físico.

A ideia do enfraquecimento dentário não estará, também, 100% errada.

Ainda assim, contrariamente aos mitos propagados, esta não tem a ver com a perda de cálcio mas antes com o facto de muitas gestantes sofrerem de náuseas e acabarem por vomitar com frequência, aumentando a acidez bucal e provocando um maior desgaste dentário.

É, por isso mesmo, necessário um cuidado extra com a higiene oral durante a gestação.

Em suma, embora a gestante possa sentir alterações ao nível das gengivas, tal não significa que os tratamentos estejam vedados na gravidez.

Os tratamentos dentários podem ser feitos nesta fase da vida, sendo apenas necessários alguns cuidados extra na realização, por exemplo, de radiografias.

Os especialistas salientam ainda que eventuais infeções orais constituem um risco para a gravidez, sendo importante que a gestante continue a cuidar dos seus dentes.

2. Aparelho ortodôntico na gravidez

O uso do aparelho ortodôntico na gravidez é outra das questões comuns.

O uso deste aparelho (seja através da iniciação do tratamento ou da sua continuação) é possível e desejável durante a gestação, sendo que, apesar disto, é necessário ter uma atenção redobrada às gengivas, uma vez que, como referimos, estas estão sensibilizadas devido às alterações hormonais.

Os aparelhos ortodônticos visam a correção do posicionamento dos dentes e, um risco dos mesmos, durante a gestação, é o facto de estes tenderem a acumular resíduos alimentares.

Assim, embora o uso do aparelho ortodôntico na gravidez possa ser feito, é necessário redobrar a atenção relativa à higiene oral e fazer visitas (ainda mais) frequentes ao dentista.

A sensibilidade extra das gengivas da gestante poderá fazer com que o uso deste aparelho e principalmente a sua manutenção e limpeza seja mais desconfortável para a mulher.

Ainda assim, uma conversa aberta com o especialista que a acompanha será a melhor forma de encontrar uma solução.

Alguns anestésicos poderão ser usados durante os procedimentos, sendo, por isso mesmo, essencial que se mantenha uma comunicação sincera quanto às eventuais dores ou desconfortos sentidos neste tipo de processo.

3. Considerações finais

Embora o uso do aparelho ortodôntico não esteja vedado à gestante, é realmente importante que a mulher grávida compreenda que as inflamações gengivais são uma realidade da gestação, sendo agravadas por uma higiene oral insuficiente.

Durante a gravidez, será muito importante para todas as gestantes – mas principalmente para as que usam o aparelho ortodôntico – a manutenção de uma boa higiene oral e o acompanhamento rotineiro junto do seu dentista.

O uso dos meios de limpeza disponíveis no mercado, como as escovas interdentais e os elixires poderão ser adequadas nesta fase, a par com a normal escovagem.

Fale com o seu dentista para saber quais os melhores produtos a usar para o seu caso específico.

Realizou algum procedimento ou tratamento dentário na gravidez? Sabia que a gestante pode usar aparelho ortodôntico na gravidez? Conte-nos como foi a sua experiência nesta matéria e ajude, assim, outras mamãs na mesma situação.

Algumas fontes: tisserontorthodontics  cosmoortho sharecare realself  terra clinodente  cidadaonet

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Bebé a Bordo

Saiba mais sobre maternidade, gravidez, bebé e desenvolvimento infantil, com os nossos artigos. Traga o bebé a bordo e veja o que preparamos para si!

Leave a Reply

Exit mobile version