Antes ou depois do banho, quando devo amamentar
Tal como a gestação, a maternidade gera muitas dúvidas, principalmente nas mamãs de primeira viagem.
Ainda sem conhecerem bem as melhores alturas ou formas de lidar com as situações do quotidiano, estas recém-mamãs veem-se questionar as maiores e as mais pequenas coisas do dia-a-dia:
Como posso amamentar sem dor? Será que devo dar banho ao bebé todos os dias? Qual é a melhor posição para amamentar?
Estas são algumas das questões, entre muitas outras que têm igual fundamento e importância.
Com a quantidade de informação disponível nos nossos dias, irá encontrar muitas respostas para a maioria delas… e deverá recordar que cada pessoa é uma pessoa e que nem todas as estratégias e métodos funcionarão consigo.
A única regra de ouro, universalmente válida é esta: se tem uma questão, não deixe de perguntar!
Hoje, respondemos a uma pergunta que, muitas vezes, surge na mente destas mamãs no que respeita à amamentação: será que devem amamentar antes do banho do bebé ou depois?
Esta questão é perfeitamente válida, até porque o tempo nos habitua a temer os banhos após a refeição.
Ainda assim, no que diz respeito ao seu filho, poderá não existir uma resposta tão linear.
Hoje, debruçamo-nos sobre a questão para descobrirmos se é melhor promover a amamentação antes do banho ou amamentar depois do banhinho estar dado.
Acompanhe-nos para saber .
1. Explanando os medos
Antes de avançarmos para a amamentação e o momento mais correto de a fazer, importa compreender as razões que criam este medo no coração de tantas mamãs.
Quase todos temos em mente os dias de praia ou de piscina da nossa infância, quando era a nossa mãe a dizer: “não podes ir à água antes de fazer a digestão ou podes ter uma congestão!”.
Foi com esta frase – ou alguma equivalente – que aprendemos a temer o banho depois da refeição.
Muitos estudos têm vindo a debruçar-se sobre esta questão e alguns fóruns credíveis – como a BBC ou o New York Times – reforçam que a ideia de que nadar ou tomar banho após a refeição não afeta a digestão nem promove qualquer tipo de doença e/ou o afogamento.
2. Amamentação depois do banho
Se a mamã optar por amamentar depois de ter dado banho ao bebé terá algumas vantagens, na medida em que o bebé estará pronto para se alimentar e dormir.
Amamentar depois do banho não é, de todo, obrigatório mas ajuda a evitar alguns constrangimentos e momentos mais desagradáveis que ocorrem, frequentemente, quando o banho do bebé acontece depois da mamada.
3. Amamentação antes do banho
Amamentar antes do banho não é obrigatório mas é, de facto, recomendado.
Esta recomendação não está, como explicámos, relacionada com qualquer tipo de problema de digestão mas antes com a probabilidade de acabar por ter nas mãos um bebé algo enjoado.
A agitação do banho, provocada pelos movimentos, ainda que suaves, aliados à retirada e troca de roupa ou à limpeza do corpinho, poderá deixar o bebé nauseado e fazer com que este acabe por bolsar.
Além disso, por norma, os bebés gostam de dormir depois da beber o leitinho, o que pode e deve ser promovido pelas suas mamãs, para que este possa ter um momento mais relaxado após a mamada.
4. Respondendo às questões
Como vimos, não existe uma resposta única e final no que diz respeito a esta questão.
Poderá, sem medos, fazer amamentação e banho na ordem que lhe parecer mais prática e adequada ao seu caso em particular.
Ainda assim, se der o banhinho ao seu filho antes de dar peito, terá uma maior probabilidade de evitar o desconforto de o ver bolsar.
No caso de notar que o seu bebé está com fome poderá, se desejar reduzir a probabilidade de que ele bolse, dar-lhe esse banhinho mais cedo ou, em alternativa, deixá-lo para depois do tempo de repouso do bebé, para que passe algum tempo entre a refeição e o banho.
Costuma amamentar o seu filho antes ou depois do banho? Por que razão tomou esta opção?
Conte-nos como foi a sua experiência!
Fontes:
New York Times
BBC

