Menu
in

O que é o “Pano de grávida”, tem tratamento?

Na gestação, as alterações hormonais são frequentes e têm impacto em diferentes níveis. A pigmentação da pele é muitas vezes afetada, causando o cloasma, situação vulgarmente conhecida como “pano de grávida” e que passa pelo aparecimento de manchas acastanhadas na pele do rosto.

Saiba tudo sobre o “pano da grávida”.

Durante a gestação, as mulheres sofrem inúmeras mudanças no que diz respeito à sua aparência e, embora algumas das mais frequentes se prendam com fenómenos como as estrias ou a celulite, a verdade é que também a pele das gestantes sofre alterações significativas durante a gravidez.

O “pano de gravidez”, também conhecido, no meio clínico como cloasma, melasma ou máscara gravídica.

Este fenómeno deriva, em grande medida, das alterações hormonais e prende-se com o aparecimento de manchas acastanhadas, de contorno irregular, na pele do rosto.

Esta alteração na pigmentação da pele do rosto costuma aparecer no segundo trimestre da gravidez, entre o 4º e o 6º mês e estima-se que atinja cerca de dois terços das gestantes.

Embora possa tratar-se de um acontecimento algo assustador para as futuras mamãs, esta situação não se relaciona com nenhuma condição maligna e, na verdade, tende a desaparecer após o nascimento do bebé.

Ainda assim, o facto de se tornar algo inestético faz com que muitas mamãs se sintam constrangidas com o surgimento desta condição e procurem formas de a tratar e/ou esconder.

Hoje, é para esta situação que olhamos para que saiba tudo dobre o “pano da grávida” e a forma como deve agir para o prevenir, tratar e esconder, bem como as situações em que se torna imperativa a consulta de um especialista da área da dermatologia.

autobronzeadores

1. O que é o “pano de grávida”?

São muitas as mulheres que encontram, durante a gravidez, alterações corporais com manifestação cutânea.

Uma destas alterações surge como resultado das alterações hormonais e manifesta-se através do aparecimento de manchas irregulares e acastanhadas, às quais comummente se chama de “pano da gravidez”.

Mas, afinal, o que é o “pano da grávida”? Esta situação resulta do aumento da presença de hormonas como a progesterona e o estrogénio e da forma como estas agem sobre os melanócitos, estimulando-os.

Tratando-se das células que produzem a melanina (o pigmento acastanhado que nos permite bronzear), acontece, por vezes, uma desregulação na produção desta componente, sendo esta produzida em excesso, ficando acumulada em pequenos núcleos, o que dá origem a manchas no rosto, que podem ser mais ou menos evidentes.

O pano da grávida – também conhecido como cloasma, melasma ou máscara gravídica – afeta, por norma, zonas do rosto como a parte superior do lábio, as bochechas, a testa e o queixo.

Esta situação pode ser mais ou menos severa.

Se, na maioria dos casos, ela é meramente superficial, sendo que a melanina se acumula apenas na epiderme; noutros casos esta situação assumir uma maior intensidade, havendo a colonização da derme ou da derme e epiderme em simultâneo.

Os casos mais superficiais tendem a desaparecer com maior facilidade, enquanto que a regressão do cloasma profundo se torna mais difícil e moroso.

Esta situação, embora não prejudique a mulher de outra forma, pode causar danos na auto-estima da grávida e merece, por isso, toda a atenção, devendo um dermatologista ser consultado caso a situação persista.

2. Pessoas mais afetadas

Embora, como já referimos, 70% das gestantes sofra deste problema, o aparecimento do “pano de grávida” é mais comum em algumas circunstâncias.

Por norma, mulheres com uma tonalidade de pele morena tendem a sofrer mais com o cloasma, sendo este ainda mais comum em mulheres que, em gestações anteriores, viveram já o problema.

A utilização de maquilhagem ou de cosméticos com menor qualidade está também associado ao aparecimento de cloasma, sendo este ainda comum em pessoas que utilizam produtos ou perfumes com uma grande quantidade de álcool.

Acredita-se ainda que exista uma componente genética nesta questão, sendo que há uma forte tendência para que as gestantes cujas mães sofreram do problema venham também a sofrer deste.

3. Formas de prevenção e tratamento

Embora o desejo de prevenção do “pano da grávida” seja grande, a verdade é que não existe uma garantia de que, mesmo com o recurso a todos os meios conhecidos, as hormonas não façam com que estas apareçam.

Ainda assim, poderá tentar prevenir o aparecimento destas manchas utilizando um protetor solar eficaz e com um SPF elevado e evitando a exposição solar.

Além disto, a futura mamã deverá ter cuidado com a esfoliação e limpeza do rosto, uma vez que, se o fizer energicamente, pode estimular mais ainda a produção de melanina.

Evite ainda o uso de perfumes e produtos que possam estimular a sua foto sensibilidade.

O tratamento do “pano de grávida” costuma ser mais eficaz depois de a mamã dar à luz, sendo frequente que o desaparecimento das manchas se dê cerca de 1 mês depois do nascimento.

Caso os tratamentos se tornem essenciais, estes devem, por norma, esperar pelo fim do período de amamentação, uma vez que os procedimentos e cremes podem ser nocivos para o bebé.

Passada esta fase, a mamã poderá recorrer a cremes despigmentantes ou a peelings, mediante o aconselhamento junto de um dermatologista.

4. Maquilhagem: algumas dicas

Embora, como já vimos, nem sempre seja fácil evitar o aparecimento do pano de gravidez, a gestante pode recorrer a alguns produtos de maquilhagem para atenuar as manchas e se sentir mais confortável com a sua aparência.

O primeiro cuidado a ter ao escolher a maquilhagem para a grávida é que esta deve ser de qualidade.

Maquilhagem e gravidez não são incompatíveis mas é importante que os produtos tenham sido dermatologicamente testados para que não prejudiquem a pele da futura mamã nem contenham componentes que possam ser nocivos para a gestação.

De seguida, é necessário que tenha atenção à aplicação, já que o uso de maquilhagem para esconder uma mancha incorre no risco de a marcar ainda mais, escurecendo-a.

Aposte em corretores roxos ou amarelos ou opte por cobrir todo o rosto com um corretor do tom da sua pele antes de passar a sua base.

No que respeita à base, a melhor opção será escolher uma base cremosa ou líquida, evitando as bases translúcidas. Termine a sua maquilhagem com um pó compacto, para conquistar um aspeto mais natural.

Teve “pano de grávida”? Quando se deu o aparecimento e desaparecimento deste? Conte-nos como conviveu com este problema.

Algumas fontes: farmaciasportuguesas  noviderm derme

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Bebé a Bordo

Saiba mais sobre maternidade, gravidez, bebé e desenvolvimento infantil, com os nossos artigos. Traga o bebé a bordo e veja o que preparamos para si!

Leave a Reply

Exit mobile version