Menu
in

Fungos nas unhas na gravidez

Algumas situações desconfortáveis podem ocorrer em qualquer momento da vida. Inesperadas e desconcertantes, situações como o aparecimento de fungos nas unhas têm o potencial de despoletar, sempre, uma preocupação em nós.

Como todas as condições de saúde, no entanto, este problema preocupa principalmente as gestantes.

O aparecimento de fungos nas unhas não deriva de nenhum dos aspetos diretamente relacionados com a gravidez.

Ainda assim, tal como as restantes pessoas, a gestante não está livre de se ver perante esta situação.

Durante a gestação, a preocupação com os tratamentos necessita, sempre, de ser maior, uma vez que alguns produtos de tratamento, bem como alguns medicamentos, podem ser muito prejudiciais quer para a mamã, como para o feto e o seu normal desenvolvimento.

É por isso que, hoje, nos questionamos sobre os fungos nas unhas e a forma como as gestantes poderão resolver esta situação.

Acompanhe-nos para saber como tratar os fungos nas unhas.

Mulher grávida com fungos nas unhas

1. Tratamento regular para os fungos nas unhas

Por norma, os fungos nas unhas (também conhecido como micose de unhas ou onicomicose) são tratados através do recurso a comprimidos, pomadas antifúngicas ou a vernizes com a mesma função.

Este tipo de tratamento costuma partir da sugestão e prescrição de dermatologistas e ataca diretamente o fungo da unha, evitando que este prolifere e afete as regiões (unha ou pele) em seu redor.

Apesar do tratamento ser, por norma, muito eficaz, ele não é recomendável às gestantes em todas as suas formas.

Os comprimidos, por exemplo, são desaconselhados às mulheres grávidas, uma vez que a sua toma está associada à malformação do feto.

Da mesma forma, também algumas pomadas e vernizes parecem desadequados durante esta fase da vida da mulher, uma vez que têm químicos na sua composição, que podem afetar o desenvolvimento do bebé ao serem absorvidos pelo organismo.

Torna-se, assim, importantíssimo o aconselhamento médico.

2. Remédios caseiros e gravidez

Perante o problema dos fungos nas unhas (e tendo sempre, previamente, consultado o especialista) a mulher grávida poderá recorrer a alguns remédios caseiros que apresentam resultados bastante positivos no tratamento antifúngico.

Entre estes remédios encontramos o óleo de malaleuca puro, a partir do qual é possível a criação de loções.

Algumas pessoas afirmam, também, ter conseguido resultados bastante positivos usando alho e vinagre.

Esfregar um dente de alho sobre a região afetada ou misturá-lo com vinagre até formar uma pasta poderá ser uma boa opção, que facilmente se cria no conforto da casa.

3. Remédios e tratamentos durante a gravidez

Embora o tratamento caseiro seja apelativo, a verdade é que este nem sempre gera resultados tão imediatos e eficientes quanto os desejados.

Para fazer o tratamento antifúngico, a gestante deverá, por isso, consultar o seu médico e aguardar pela sua prescrição.

Algumas pomadas são bastante seguras mas é realmente importante que seja um especialista a indicar qual o melhor tratamento para o seu caso.

Para ajudar na prevenção e tratamento desta situação, no entanto, a gestante poderá fazer, por si só, algumas regras de ouro.

Evitar roer as unhas, manter os dedos bem secos após o banho, usar calçado que não aperte e meias de algodão e ter um kit de manicure exclusivamente seu é, já, o primeiro passo para evitar esta situação e para ajudar a tratá-la.

Da mesma forma, o consumo de alimentos ricos na vitamina C irá ajudar a prevenir os fungos nas unhas.

Sofreu de fungos nas unhas durante a sua gestação? De que forma lidou com a situação? Não deixe de nos contar como viveu este momento.

A sua experiência será, certamente, muito útil para outras mulheres que vivam o mesmo problema.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Bebé a Bordo

Saiba mais sobre maternidade, gravidez, bebé e desenvolvimento infantil, com os nossos artigos. Traga o bebé a bordo e veja o que preparamos para si!

Leave a Reply

Exit mobile version