Chá de Funcho para bebé, como preparar esta infusão para o bebé e quantidades e meses
Uma problemática comum das mamãs diz respeito ao sofrimento da criança perante as cólicas. Sem saberem ao que recorrer, muitas procuram os produtos naturais. É neste universo que encontramos a infusão de funcho. Mas sabe se o chá de funcho para bebé é seguro? E conhece a dosagem certa?
Venha descobrir com o Bebé a Bordo.
Os chás para bebé são um dos pensamentos das mamãs quando pensam em tratamentos naturais para os seus filhos. Ainda assim, a segurança da criança deve ser posta em primeiro lugar e torna-se necessário questionar se o chá de camomila para bebé, o chá de funcho ou o chá de tília para bebé são seguros.
A escolha do chá varia, tal como nos adultos, consoante os resultados pretendidos mas, tratando-se de um bebé, as preocupações adensam, já que nem todas as pessoas sabem quais são os chás apropriados ou quais as quantidades que a criança pode efetivamente consumir sem ficar em perigo.
Quando as cólicas do bebé adensam e o fazem chorar continua e ininterruptamente, é natural que os pais sintam o desejo de amenizar o seu desconforto.
O chá de funcho para bebé surge, aqui, como uma opção viável, havendo vários estudos que alicerçam as suas propriedades no que diz respeito ao tratamento das cólicas do bebé.
Hoje, debruçamo-nos sobre o chá de funcho para bebé para descobrirmos se este é seguro, a partir de que idade pode fornecê-lo à criança e quais as doses a respeitar, mediante a idade do seu filho.
Se também quer saber mais sobre o chá de funcho para bebé, este artigo é aquele do qual está à procura.

1. O que é o funcho?
Antes de olharmos para a infusão de funcho, é importante conhecermos esta planta. O funcho apresenta-se como uma planta medicinal, de onde provém a erva-doce (conhecida especiaria, feita a partir das suas sementes).
Ao longo dos séculos, o funcho – cujo nome científico é Foeniculum vulgare – tem sido largamente usado no combate a constipações e a problemas do foro gastrointestinal.
O chá de funcho é feito a partir das suas folhas e flores secas, contando com um sabor adocicado e envolvente.
O funcho é rico em ferro, fibras, vitaminas A, B e C, cálcio, potássio, fósforo, zinco e sódio, e tem características antiespasmódicas – ou seja, é eficaz no combate à má digestão e afasta os distúrbios gastrointestinais. O chá de funcho ajuda a dizer adeus aos gases, à sensação de barriga inchada e ao desconforto abdominal, podendo ser ingerido em qualquer idade.
2. O chá de funcho é seguro para bebés?
Sim, o chá de funcho para bebé é considerado seguro. Ainda assim, para que seja dada prioridade à segurança, é importante garantir que o bebé tem acesso apenas a pequenas quantidades, dentro das doses recomendadas.
A própria infusão para bebé deve ser preparada com uma baixa concentração de funcho na água para evitar que um aliado contra as cólicas se transforme num inimigo da saúde da criança.
Há perigos e efeitos secundários do chá de funcho para bebé?
Existem alguns perigos associados ao consumo excessivo ou à sobredosagem de chá de funcho para bebé.
Alguns estudos concluíram que, embora a promoção do alívio das cólicas seja efetivo, algumas das crianças que integravam a amostra apresentaram traços de complicações neurológicas.
Embora mais estudos tenham de ser feitos para determinar que o funcho foi o causador da situação, torna-se fundamental um cuidado extra com a dosagem de chá de funcho para bebé a ser fornecida ao seu filho.
3. Quais os benefícios do chá de funcho para bebé?
O chá de funcho para bebé tem diversos benefícios. Antes de mais, este chá tem propriedades anti-espasmódicas, pelo que promove o tratamento de problemas gástricos e intestinais. Este promove o alívio das cólicas e evita o inchaço na região do ventre.
Com efeitos calmantes e laxantes, este previne ainda os enjoos, a azia e os gases. Devido à sua ação purificante e antioxidante, este é, ainda, um aliado na melhoria do sistema metabólico, ajudando a evitar doenças.
O chá de funcho irá ainda ajudar a evitar a retenção de líquidos e, no caso das gestantes, é aclamado por aumentar a produção de leite materno.
4. Posso usar o chá de funcho para aliviar as cólicas do bebé?
Sim, pode. O chá de funcho para bebé ajuda na redução dos aspetos que promovem as cólicas, permitindo um relaxamento intestinal que leva à libertação dos gases contidos no intestino.
Ao melhorar globalmente o trato digestivo, este irá, também, promover uma digestão mais eficaz e uma melhor assimilação da comida, o que promove, também, uma prevenção da cólica.
5. Qual a quantidade de chá de funcho que posso dar ao bebé, mediante a sua idade?
Antes de dar o chá de funcho ao bebé, é natural que consulte o pediatra sobre a questão. Este irá, provavelmente, recomendar que aguarde que a criança tenha 6 meses antes de iniciar a toma do chá ou recomendará doses adequadas ao peso e idade da criança.
Uma boa opção para ofertar os benefícios do chá à criança sem que esta consuma o chá diretamente é que a mamã lactante beba o chá. Os benefícios deste estarão, assim, presentes no leite materno.
Chá de funcho para o bebé recém-nascido
A Organização Mundial de Saúde considera que o recém-nascido não deve tomar outro alimento ou líquido além do leite materno. Segundo esta entidade, a toma de água ou chá poderá ser nociva para a criança, fazendo com que esta consuma menos leite materno, o que impacta no seu desenvolvimento e na sua saúde.
Assim, o chá de funcho para bebé não deverá ser dado diretamente ao recém-nascido. A mamã poderá, em todo o caso, incluí-lo na sua alimentação, para permitir que o bebé receba os seus benefícios.
Chá de funcho para bebé de 2 meses e chá de funcho para bebé de 3 meses
Em alguns casos, a partir dos 2 meses, quando as cólicas são muito severas, os pediatras permitem que o bebé tome pequenas quantidades deste chá. Ainda assim, como já referimos, até aos 6 meses, esta prática não é indicada.
A melhor forma de garantir que o bebé goza das propriedades do chá de funcho é, realmente, que seja a mamã a tomá-lo.
Chá de funcho para bebé entre os 6 meses e 1 ano de idade
A partir dos 6 meses, o alívio das cólicas do bebé já pode ser feito, sem constrangimentos, através da oferta do chá de funcho ao bebé. A quantidade indicada deste chá é de 1 a 2 colheres de funcho em infusão; sendo que, quanto mais pequena for a criança, menor deve ser a quantidade de funcho utilizada.
O resultado obtido desta infusão – e nunca mais do que esta quantidade – pode ser dividido e dado à criança entre 3 a 4 vezes por dia.
6. Como fazer chá de funcho para bebé?
A preparação do chá de funcho é bastante simples: primeiramente, deverá ferver o equivalente a uma chávena de água, colocando-a, depois, num recipiente. À água quente, acrescentará então 1 a 2 colheres de funcho, tapando de seguida o recipiente e deixando infundir entre 15 e 20 minutos.
Após este tempo, deverá coar o chá, garantindo que não passa qualquer tipo de folha. O conteúdo desta chávena pode ser divido em três ou quatro tomas diárias.
Já conhecia as propriedades do chá de funcho para bebé? Costuma dar esta infusão ao seu filho? Com que idade começou a dar-lha? Conte a sua história às(aos) restantes leitoras(es) do Bebé a Bordo.
Algumas fontes: livestrong intelligentmother e-konomista azultea chabeneficios parentinghealthybabies
Poderá ter interesse também em: