Menu
in

Quando o bebé dá a volta?

Quando é que o bebé dá a volta

Quando o bebé dá a volta, sabe?

Provavelmente já terá ouvido falar do momento em que o bebé dá a volta.

Este é um momento muito aguardado pelas mamãs e que significa que a hora H está pertinho.

Dar a volta, para o bebé é, pois, encontrar a posição certa para nascer de parto normal.

Importa, por isso, saber qual a melhor posição para o bebé estar no momento parto, quando é que o bebé dá a volta e o que é que a mamã pode fazer para ajudar o bebé a adotar esta posição quando ele não o faz naturalmente.

1. A posição do bebé no nascimento

Nem todos os fetos conseguem fazê-lo mas, na generalidade dos casos, quando se espera que o bebé nasça de parto natural, a posição ideal para que este esteja é de cabeça encaixada no cérvix da gestante e voltado para baixo.

Esta será, pois, uma ajuda fundamental para que a mamã consiga a dilatação pretendida no momento em que entra em trabalho de parto.

Além disso, ao nascer “pela cabeça”, o bebé facilita o parto, já que a cabecinha é a área mais volumosa do corpo, permitindo que o resto do seu corpo saia rapidamente após a saída da mesma.

Para assumir o posicionamento ideal, no entanto, é necessário que o bebé faça o processo conhecido como “dar a volta”, para inverter a sua posição e ficar, então, de cabeça para baixo.

2. Quando é que o bebé dá a volta?

Esta é uma questão que muitas gestantes têm e a resposta não será igual para todas elas.

A verdade é que os bebés não começam a adotar a posição correta para o nascimento todos ao mesmo ritmo.

Podemos dizer, no entanto, que em pelo menos metade dos casos, tal acontece entre a gestação na 28ª semana e a gestação na 32ª semana.

Em média, portanto, a gestação: 30ª semana será o momento em que o bebé irá dar a volta.

Esta inversão, dentro da barriga da mãe acontece, por norma, de uma maneira muito natural, já que o feto procura uma posição mais confortável para estar.

Assim, em torno da 37ª semana de gestação, cerca de 98% dos bebés estará na posição correta para o nascimento, isto é: estará de cabeça para baixo.

3. O que sentem as mamãs

Quando o bebé inverte a sua posição, a maioria das grávidas não o sente.

Ainda assim, no entanto, há alguns “sintomas” que podem ser indicativos disso mesmo.

Para começar, os movimentos que o bebé faz, quando mais bruscos, podem causar um ligeiro desconforto na zona do abdómen da mamã.

Além disso, a alteração da posição irá, provavelmente, conferir à gestante uma maior facilidade na respiração, devido à baixa de pressão sobre a parte superior do corpo.

A grávida sentirá, ainda, uma maior e mais frequente necessidade de urinar, devido à pressão sobre a bexiga e também o aumento da frequência das cãibras e dores nas pernas.

4. E quando o bebé não dá a volta naturalmente?

Como referimos, a inversão da posição do feto nem sempre acontece de forma natural.

Ainda assim, a gestante pode ajudar o bebé a adotar a posição do nascimento.

Uma aposta em caminhadas ou alguns exercícios de elevação da região da anca poderão ser úteis para que o bebé encontre o espaço para conseguir voltar-se de cabeça para baixo.

Sentiu o momento em que o bebé deu a volta? Precisou de o “ajudar” a fazê-lo? Conte-nos tudo sobre a sua experiência pessoal.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Bebé a Bordo

Saiba mais sobre maternidade, gravidez, bebé e desenvolvimento infantil, com os nossos artigos. Traga o bebé a bordo e veja o que preparamos para si!

Leave a Reply

Exit mobile version