Menu
in ,

Grávida pode comer caracóis?

A mulher grávida pode comer caracóis?

Em alguns países do mundo esta problemática parecerá estranha… noutros, parecerá bastante pertinente.

O caracol é uma iguaria, servida como refeição (ou petisco) em vários países, principalmente na Europa e em África.

Em Portugal, a época do caracol começa em Maio e estende-se até Agosto.

Durante este período são muitas as pessoas que gostam de aproveitar para passar momentos entre amigos e familiares, desfrutando do tradicional pires (ou travessa) de caracóis com a sua imperial (cerveja de pressão), numa esplanada soalheira junto ao litoral.

É um hábito bem português e que causa estranheza a muitos estrangeiros, aliciando outros a experimentar.

Claro está, chega o verão e a mulher, que tinha este hábito veraneante, vê-se proibida de desfrutar da frescura da cerveja mas… e os caracóis? Será que a grávida pode comer caracóis?

Esta é uma pergunta comum e que muitas vezes tem resposta ambígua e dúbia. Em torno desta, surgem vozes diversas e justificações assentes em mitos e ideias que se perpetuam desde a ancestralidade.

Hoje, pensando nas futuras mamãs a quem apetece mesmo este petisco, decidimos ir à descoberta para ficarmos a saber se a grávida pode comer caracóis e quais os cuidados que precisa de ter no momento de consumir esta iguaria.

Grávida pode comer caracóis

1. Grávida pode comer caracóis: as razões da dúvida

Diz o ditado popular que “tudo o que é bom faz mal, engorda ou é pecado”.

Não será apenas o ditado, mas também os medos mais razoáveis da gestação a fazer com que muitas mamãs se questionem sobre as desvantagens do consumo de caracóis durante os meses de gestação.

Entre os maiores medos da gestante, encontram-se as ligações entre este petisco e a toxoplasmose; as ideias perpetuadas ao longo dos anos e as descobertas de alguns estudos científicos mais recentes.

1.1. Caracóis e toxoplasmose

No que respeita à toxoplasmose, como vimos anteriormente, esta é apenas um risco para as futuras mamãs que não sejam, ainda, imunes ao toxoplasma.

O mito em torno da toxoplasmose não atinge apenas o caracol mas também o consumo de mel e a posse de gatos.

E, tal como o mel e a generalidade dos gatos, os caracóis poderão ser, também, inocentes deste crime.

Para que um caracol pudesse ser transmissor de toxoplasmose, seria necessário que tivesse consumido o toxoplasma e que a sua carne fosse ingerida crua.

Desta forma, o risco de uma futura mamã não imune à toxoplasmose contrair o vírus através do caracol não é diferente do que o risco de o contrair pela ingestão de qualquer outra carne mal cozinhada ou crua.

1.2. Os mitos

Além do mito de que o toxoplasma possa ser facilmente passado pelo consumo de caracol, existem outros que, em vários países do mundo, têm ganho expressão.

Na Nigéria, por exemplo, acredita-se que o consumo de caracóis durante a gravidez pode fazer com que a criança que vai nascer seja “lenta”, caraterística esta muito associada ao animal em questão.

Não existem quaisquer dados científicos que comprovem esta ideia.

1.3. As verdades

Outro dos medos – este mais justificado – no que respeita ao consumo de caracóis, diz respeito a eventuais químicos que possam ser passados pelo petisco, devido ao uso de pesticidas na agricultura.

Este medo tem razão de ser, uma vez que muitas pessoas não se preocupam com a proveniência dos caracóis ou os consomem em espaços (cafés, restaurantes, etc) que não divulgam esta informação.

A verdade é que os químicos provenientes dos produtos agrícolas e da própria poluição podem estar presentes na carne dos caracóis apanhados nos campos ou na cidade e ter efeitos nocivos na gestação.

2. Dos mitos aos cuidados

Mais importante do que focar os mitos e as problemáticas é pensar nas soluções, para que a gestante possa livremente experimentar os sabores do seu petisco veraneante.

A grávida pode comer caracóis, se tiver alguns cuidados. Primeiramente, durante a gestação, a futura mamã deverá comer esta iguaria apenas em locais de confiança, onde saiba que os caracóis são de viveiro e que estes são bem lavados e bem cozinhados.

Comer a iguaria num café que conhece bem ou prepará-la em casa poderão ser as melhores opções nesta fase da sua vida.

Em segundo lugar, é necessário que a carne do caracol esteja bem cozinhada já que, estando crua, existe uma probabilidade (ainda que ínfima) de que uma gestante não imune ao toxoplasma possa ter o azar de contrair o vírus.

Além disto, a gestante deve confirmar sempre que os caracóis não foram apanhados ao ar livre, no campo, para não correr o risco de ingerir químicos e produtos tóxicos para o feto.

Por fim, o consumo de caracóis não deve ser feito sem antes falar com o seu médico sobre o assunto.

Em alguns casos (como, por exemplo, alergia a marisco) o especialista que a segue poderá desaconselhar este consumo.

3. Vantagens nutricionais

Se o médico liberar o consumo de caracóis, a gestante irá encontrar neste várias vantagens nutricionais.

Para começar, o caracol tem uma carne magra e que ajuda na regulação do peso na gestação, tendo um índice calórico de 90 calorias por cada 100 gramas, aproximadamente.

Esta é uma carne imensamente rica em proteínas, saciante e com poucos hidratos de carbono.

Da sua composição fazem parte minerais e vitaminas importantes para o desenvolvimento do bebé e também o magnésio e potássio (que ajudarão a evitar as cãibras) e o ferro, que ajuda a prevenir a anemia.

Falou com o seu médico sobre esta questão? Comeu caracóis durante a sua gravidez?

Não deixe de partilhar connosco a sua história.

Fontes:
momjunction
vendadecaracois.blogspot.pt
bbc.com
publico

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Bebé a Bordo

Saiba mais sobre maternidade, gravidez, bebé e desenvolvimento infantil, com os nossos artigos. Traga o bebé a bordo e veja o que preparamos para si!

Leave a Reply

Exit mobile version