Tonturas na gravidez: devo procurar um médico?

Durante a gravidez muitas mulheres afirmam sentir tonturas e questionam-se quanto às potenciais causas deste problema. Venha com o Bebé a Bordo saber se é normal sentir tonturas na gravidez, quais as causas e quando deve procurar um médico.

A gestação é um período muito especial na vida das mulheres mas também uma fase de grandes preocupações.

Algumas das situações que, no quotidiano, parecem simples e pouco preocupantes, como dores de cabeça ou dificuldade em dormir, tornam-se um foco de preocupação durante a gestação.

Um dos problemas relatados por muitas mulheres ao longo da sua gravidez são as tonturas e, se noutras situações como as tonturas durante o exercício físico, este fenómeno lhe parece normal, também é natural que, dadas as circunstâncias da gestação questione, agora, quais as causas deste problema e quando deve, efetivamente, procurar a ajuda do seu especialista.

Se quer saber se as tonturas na gravidez são normais e como deve agir perante elas, este é o artigo ideal para si.

Tonturas na gravidez

Quais as causas das tonturas na gravidez?

As tonturas na gravidez são relativamente normais mas existem várias causas potenciais para esta situação se manifestar.

Uma das principais causas, principalmente nos primeiros trimestres, é a pressão sanguínea, já que a corrente sanguínea precisa, agora, de servir também o feto, o que cria alterações no sistema circulatório. (1)

Outra causa potencial é a anemia gestacional, por existir uma diminuição na quantidade de ferro no organismo da gestante.

Por fim, problemas como as quebras nos níveis de glicose, alterações hormonais, desidratação ou o calor podem também promover a sensação de tontura durante a gravidez.

Como gerir as tonturas durante a gestação

Na maioria das causas as tonturas na gravidez não são perigosas mas, ainda assim, tentar evitá-las ajudará ao seu bem-estar.

Para tentar limitar este tipo de problema, recomenda-se que se mantenha ativa, para melhorar a circulação; que evite longos períodos em pé e que coma várias vezes ao dia, para manter os índices de glicose regulados. (2)

Além disto, hidrate-se e procure utilizar roupas confortáveis ao longo da gestação. Durante o segundo e o terceiro trimestres recomenda-se que evite deitar-se de costas.

Quando deve procurar um médico por causa das tonturas?

O maior perigo das tonturas na gravidez é que a grávida se desequilibre e caia ou tenha um desmaio e acabe, também por cair.

Recomenda-se que a gestante se mantenha atenta a este problema e o refira ao seu médico, procurando-o especialmente se sentir fraqueza, visão turba, náuseas, dores de cabeça ou palpitações associadas à tontura. (3)

Embora seja, provavelmente, algo simples e normal, é sempre melhor prevenir e ouvir a opinião do seu médico.

Sentiu tonturas durante a gestação? Conte o que disse o seu médico sobre esta questão e ajude as demais mamãs do Bebé a Bordo.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo