in

Covid-19 e reabertura das creches: tudo o que deve saber

Covid-19 e reabertura das creches

A reabertura das creches vai fazer-se acompanhar de um conjunto de normas e diretivas para garantir a segurança das crianças. Venha, com o Bebé a Bordo, descobrir quais as medidas de proteção adotadas para a reabertura das creches em tempo de pandemia.

As preocupações sobre deixar os filhos nas creches sempre existiram. Desde as doenças mais comuns nos infantários, passando pelas temáticas relacionadas com a alimentação na creche, as questões sempre foram diversas.

Muitos pais, por uma questão de segurança, preferiam até ter já as aplicações móveis para creches, para poderem acompanhar os filhos durante a permanência na escolinha.

O Covid-19, no entanto, levanta questões mais severas e nenhum pai ou mãe poderia estar preparado para lidar com uma situação pandémica desta dimensão, sendo que esta é, garantidamente, mais uma das coisas sobre a maternidade que ninguém lhe contou.

Perante a situação, no entanto, gerir da melhor forma a ação é fundamental para que se consiga deixar a criança em segurança, na creche, para poder regressar ao trabalho e a uma rotina quotidiana (relativamente) normal.
Venha conhecer as normas para a reabertura das creches no próximo dia 18 de Maio.

Quais as diretivas para as creches?

Em Portugal, a abertura das creches está prevista para o dia 18 de Maio mas esta reabertura não dispensa regras estritas e recomendações. (1)

A Direção Geral de Saúde (DGS) revelou já as diretivas que integram o plano de contingência neste momento de regresso ao infantário.
A reabertura da creche deverá ser feita consoante as orientações estipuladas, entre as quais se incluem:

– Existência de uma zona de isolamento para os casos suspeitos de Covid-19;
– Substituição de funcionários doentes;
– Desinfeção e arejamento dos espaços;
– Proibição do uso de ar condicionado em modo de recirculação de ar;
– Obrigatoriedade de um dispensador de desinfetante em gel em cada sala;
– Distanciamento dos espaços de descanso (como camas e berços) de pelo menos 2 metros;
– Criação de turmas mais pequenas e fixas;
– Aplicação de rigorosas medidas de higiene dos funcionários e dos espaços;
– Uso de máscara cirúrgica por parte de todos os funcionários.

Quais as diretivas para os pais e as crianças?

Além disso, as próprias crianças e pais terão de ser orientados para garantir o cumprimento das seguintes normas: (2)

– Distanciamento de 2 metros entre as crianças;
– Impossibilidade de partilha dos materiais didáticos;
– Impossibilidade de levar brinquedos pessoais para a creche;
– Entrega individual da criança e impossibilidade de entrada dos pais;
– Fornecimento de calçado exclusivo para uso no interior da creche;
– Uso de máscara para crianças com idade superior a 6 anos e proibição do seu uso para crianças com idade inferior a 6 anos. 

Qual a opinião dos especialistas?

Apesar de todas as medidas, a Associação de Profissionais de Educação de Infância considera manifestou desagrado quanto à reabertura das creches, considerando que as medidas e condições impostas são insuficientes e impraticáveis. (3)

Entre as medidas mais criticadas encontra-se o distanciamento entre as crianças, por ser uma meta utópica, que dificilmente poderá ser aplicada.
Além disso, sendo que a socialização é um dos princípios fundamentais dos ensinamentos da creche, esta associação considera que as medidas contrariam os ensinamentos básicos dos infantários.

Qual é a sua opinião pessoal sobre as medidas e condições da reabertura das creches? Partilhe a sua opinião com as restantes mamãs do Bebé a Bordo.

Clique em uma estrela para avaliar.

Average rating 0 / 5. Votos: 0

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Bebé a Bordo

Saiba mais sobre maternidade, gravidez, bebé e desenvolvimento infantil, com os nossos artigos. Traga o bebé a bordo e veja o que preparamos para si!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

GIPHY App Key not set. Please check settings

One Comment

  1. Não concordo nem com a abertura das cresches nem pré escolar ..Mas nao tenho opção pois assim que abrir vou ter que ir trabalhar..tenho uma filha de 3 anos no pré escolar..Não me sinto segura alem disso para ela vai ser mt difícil..nao poder estar perto dos amigos de brincar junto com eles ..dos afectos da educadora auxiliar ..Ela e uma menina que gosta de convívio.brincar junto abraçar de mimos etc..Ela tem o pai ausente so se vem 2 a 3 vezes por ano sente falta dele .por isso e uma menina muito nervosa que precisa de afrvros carinhos tudo o que sempre recebeu na escola e vai deixar de receber ..Ela nao vai etender e vai andar triste adora a escola mas com essas regras vai deixar de gostar ..E eu triste vou ficar de nao a poder ajudar ..

Exercício depois da gravidez: é normal sentir dores no abdómen?

Exercício depois da gravidez: é normal sentir dores no abdómen?

Portugueses querem BCG de volta ao Plano Nacional de Vacinação

Covid-19: Portugueses querem BCG de volta ao Plano Nacional de Vacinação