Papinha de fruta para o bebé: 3 receitas fáceis

A papinha de fruta para o bebé é uma opção nutritiva e que, por norma, agrada aos mais pequenos. Melhores do que as opções industrializadas, as receitas caseiras podem dar ao seu filho todos os benefícios nutricionais e agradar ao seu palato.

Quer conhecer 3 receitas caseiras de papinha de fruta para o bebé.

Conhecendo bem a introdução das frutas na alimentação do bebé e sabendo quais os vegetais e frutos que melhor se adequam à sua rotina alimentar, estará no bom caminho para ajudar o seu filho na fase da diversificação alimentar.

Embora a experiência parental tenha sido, em parte, facilitada pelos produtos já feitos, apresentados em boião nos supermercados, como saberá, nada é mais saudável do que fugir aos produtos alimentares processados e lançar-se na aventura culinária de cozinhar as suas próprias versões da papinha de fruta para o bebé.

Claro que, com os dias atarefados e até o próprio regresso ao trabalho depois da licença de maternidade, é possível que não consiga passar muito tempo na cozinha a preparar este tipo de alimento.

Por isso mesmo, hoje, decidimos procurar três receitas de papinha de fruta caseira para o seu bebé, que estamos certos que irá fazer com rapidez e amor, para dar ao seu filho os melhores nutrientes, sem perder muito tempo na cozinha.

Venha conhecer, com o Bebé a Bordo, três receitas de papinha de fruta para o bebé.

Papinha de fruta

Papinha de maçã para o bebé

A papinha de maçã pode ser um dos primeiros alimentos que oferece ao seu filho na fase da diversificação alimentar. Com um travo naturalmente doce – o que é conveniente, já que o bebé não deverá ingerir alimentos confeccionados com adição de açúcar,  nos primeiros anos de vida – este irá agradar ao bebé e fornecer-lhe nutrientes importantes.

Ingredientes para a papinha do bebé

– 6 maçãs (sem sementes e devidamente descascadas)
– água (q.b)

Como preparar esta papinha de fruta para o bebé

Descasque as maçãs, corte-as e remova as sementes. Seguidamente, deverá levá-las ao lume, com a água (deverá cobrir as maçãs).

Deixe as maçãs cozer durante cerca de 20 minutos ou até que elas fiquem macias e moa-as no liquidificador até formar um puré.

Poderá servir quando arrefecer ou reservar no congelador e descongelar à medida das suas necessidades.

Papinha de cenoura para o bebé

A cenoura é outra excelente opção para iniciar a jornada pela papinha do bebé. Com uma ação antioxidante e rica em vitamina A e em fibras, este alimento é ideal para a criação de uma papa cremosa e adocicada, que tende a agradar aos mais pequenos.

Ingredientes para a papinha do bebé

–  1 cenoura média (descascada)
– 2 colheres de sopa de leite adaptado(fórmula) ou leite materno
– água (q.b)

Como preparar esta papinha de fruta para o bebé

Coza a cenoura com a água (que deverá cobrir o primeiro ingrediente) durante 20 minutos ou até que esta esteja macia.

Remova a cenoura da água e reduza-a a puré com a ajuda de um garfo, acrescentando depois o leite para melhorar a textura. Quando estiver homogéneo e suave, deixe arrefecer um pouco e sirva.

Uma sugestão para tornar este prato ainda mais saudável preservando os seus nutrientes é cozer a cenoura ao vapor.

Papinha de banana para o bebé

Rica em potássio e magnésio, com fibras naturais e vitaminas, a banana é um excelente alimento para o bebé.

Além disso, o seu sabor naturalmente doce tende a melhorar bastante a aceitação da criança nesta fase de diversificação alimentar. Esta é uma receita simples e que não implica, sequer, o uso do fogão.

Ingredientes para a papinha do bebé

– 1 banana madura
– 1 colher de leite adaptado(fórmula) ou leite materno.

Como preparar esta papinha de fruta para o bebé

Desfaça a banana com a ajuda de um garfo e adicione o leite, continuando a misturar até que forma um puré homogéneo.

A papinha do bebé poderá ser servida de imediato ou reservada no frigorífico durante 24 horas.

Costuma fazer alguma destas receitas de papinha de fruta para bebé? Tem alguma receita sua para partilhar com as restantes mamãs do Bebé a Bordo? Não deixe de nos contar as suas experiências pessoais.

Algumas fontes: parents momjunction allrecipes momjunction

ARTIGOS REMOMENDADOS
ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo