Quando introduzir o abacate na alimentação do bebé? Quais os benefícios?

Introduzir o abacate na alimentação do bebé gera questões entre as mamãs na fase da diversificação alimentar. Afinal, quais são os benefícios desta fruta? E a partir de que idade posso introduzir o abacate na alimentação do bebé? Se quer saber tudo isto e mais sobre o abacate, parta à descoberta com o Bebé a Bordo.

Quando o bebé abandona a amamentação exclusiva e inicia a fase da diversificação alimentar, as questões relativas à sua nutrição passam a fazer parte do pensamento dos pais.

A procura pelos ingredientes da primeira sopa do bebé fazem-se a par com a procura pelas receitas de papinha de fruta caseira e também pela forma como deve ser feita a introdução das frutas na alimentação da criança.

Um dos frutos que gera questões, na comunidade materna, é o abacate. Com as suas caraterísticas únicas, este fruto é nutritivo e saboroso.

Ainda assim, muitas mamãs não sabem se este fruto é bom para o seu filho e questionam quando podem introduzir o abacate na alimentação do bebé e quais os benefícios que este alimento terá para os mais pequenos.

Conhecendo as dúvidas destas mulheres, fomos descobrir mais sobre o abacate e o momento certo para o introduzir na alimentação da criança.

Se também quer saber quando introduzir o abacate na alimentação do bebé, este é o artigo certo para si!

1. Quando introduzir o abacate na alimentação do bebé?

Pelas suas caraterísticas suaves e cremosas, bem como pelas propriedades nutricionais que lhe são inerentes, o abacate é uma fruta que pode introduzir bastante cedo na alimentação da criança. Assim que a transição para os alimentos sólidos é feita, pelos 6 meses, o abacate pode ser integrado na alimentação do bebé.

Embora as gorduras presentes no abacate lhe tenham conferido má fama no passado, a verdade é que sabemos, hoje, que os bebés precisam de gorduras, de hidratos de carbono e de proteínas para o seu crescimento e desenvolvimento cerebral até aos 2 anos de idade.

Uma das características benéficas do abacate é a sua composição lipídica, rica em gorduras monoinsaturadas, especialmente o ácido oleico, que representa 68% da gordura presente na fruta.

2. Quais são os benefícios do abacate para o bebé?

A introdução do abacate na alimentação do bebé traz diversos benefícios para o seu filho, sendo que o seu papel no correto desenvolvimento e crescimento dos mais pequenos é, sem dúvida, uma das mais-valias da introdução deste alimento na rotina alimentar da criança.

Entre os principais benefícios desta fruta para o seu filho, destacam-se:

– Boa fonte de energia;
– Apoio ao desenvolvimento cognitivo do bebé;
– Ajuda na construção cerebral da criança;
– Ação antioxidante;
– Propriedades antimicrobianas;
– Ação anti-inflamatória;
– Promoção do bem-estar da criança;
– Ajuda no desenvolvimento do sistema imunitário;
– Apoio na prevenção de alergias;
– Excelente fonte de vitaminas e minerais.

Que nutrientes estão presentes no abacate

A riqueza nutricional dos abacates é, como já referimos, uma das suas principais caraterísticas. No abacate irá encontrar as vitaminas A, C, B1, B2, B6 e também a niacina.

Além desta vitaminas, no abacate irá encontrar vários minerais, destacando-se o potássio, o magnésio, o cálcio, o sódio e o ferro. Além destes, encontrará ainda, na composição do abacate, embora em menores doses, o zinco e o selénio.

3. Como introduzir o abacate na alimentação do bebé?

Introduzir o abacate na alimentação do bebé não será difícil, já que este fruto se adapta a várias formas de confecção e pode ligar-se a vários outros alimentos para a criação dos melhores snacks.

Recomenda-se, no entanto, que, ao escolher este fruto, procure os abacates de tonalidade mais escura e de textura irregular, sendo estes os melhores para o seu filho.

Misturar este produto alimentar com pêra ou pêssego, por exemplo, é uma boa ideia para o bebé. O iogurte é, também um alimento que liga muito bem com o abacate.

Uma das formas como pode apresentar este alimento ao seu filho é na textura de puré, sendo este um prato grandemente apreciado pelos mais pequenos.

Receita de puré de abacate para o bebé

Para preparar o puré simples de abacate precisará de cerca de 50 gramas deste fruto, devidamente descascado e com o caroço removido.

Comece por lavar muito bem o fruto, antes de remover a pele e o caroço. Seguidamente selecione a quantidade desejada (50 gramas) e triture-a até obter uma textura de puré.

Se achar a textura demasiado grossa, pode acrescentar uma colher de sopa de leite para bebé ou de iogurte.

Este puré deve ser servido de seguida, já que, na sua conservação, este tende a oxidar e a perder alguns dos seus benefícios vitamínicos.

Costuma dar este fruto ao seu filho? Como fez para introduzir o abacate na alimentação do bebé? Conte a sua experiência pessoal às restantes mamãs do bebé a bordo.

Algumas fontes: bebe.abril parents  dn wholesomebabyfood  littlethings  avoseedo  omanualdaspapinhas

ARTIGOS REMOMENDADOS
ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo