in ,

Hortelã a partir de que idade pode ser dada às crianças

Grávida pode comer hortelã

A hortelã é uma erva com propriedades incríveis e benefícios excelentes para a saúde. Ainda assim, até determinada idade, esta é desaconselhada. Saiba, com o Bebé a Bordo, a partir de que idade pode dar hortelã às crianças, segundo os especialistas.

Quando se inicia a diversificação alimentar das crianças, novas questões surgem na mente dos pais sobre os produtos alimentares mais e menos seguros para o bebé.

De facto, a introdução dos alimentos deve ser feita de forma progressiva, tendo em atenção as necessidades dos mais pequenos e eventuais problemas que possam advir de fornecê-los aos mais pequenos.

Da primeira sopa do bebé às pizas saudáveis para crianças, o salto é bastante grande e o processo de introdução de produtos alimentares deve ser respeitado, para que o seu filho possa crescer saudável e em segurança.

A hortelã é uma planta medicinal que gera algumas questões, sendo que a própria comunidade científica tem perspetivas distintas sobre o momento da introdução desta planta na rotina alimentar da criança, nomeadamente sob a forma de chá ou sobremesas.

Venha com o Bebé a Bordo conhecer melhor a planta e saber a partir de que idade a hortelã pode ser dada às crianças.

Grávida pode comer hortelã

As melhores propriedades da hortelã

É inegável que a hortelã tem propriedades incríveis para o ser humano e sua saúde, mas, como sabemos, as crianças têm necessidades específicas e alguns ingredientes – entre os quais, a hortelã – podem não ser indicados antes que a criança atinja uma idade específica. Antes de explanarmos as razões e contraindicações da hortelã, bem como a partir de que idade é segura a introdução deste ingrediente, listamos alguns dos principais benefícios da planta, sendo eles: (1)

– Riqueza vitamínica (incluindo as vitaminas A, do complexo B, C e P),
– Riqueza em minerais como cálcio e ferro,
– Combate da ansiedade, stress e alívio de insónias,
– Melhoria do funcionamento do sistema digestivo,
– Alívio de náuseas e problemas de obstipação,
– Promoção do alívio de dores musculares.

As contraindicações gerais da hortelã

Apesar de todos os benefícios enunciados, a hortelã pode, em algumas situações, ser geradora de reações alérgicas ou, quando ingerida em demasia, pode baixar excessivamente a pressão arterial, provocar tonturas, sonolência, azia ou problemas respiratórios.
Além disso, as gestantes e lactantes deverão também abster-se do consumo de hortelã, já que esta pode reduzir a produção de leite materno. (2)

Hortelã e crianças: os cuidados a ter

A introdução da hortelã na rotina alimentar da crianças, seja sob a forma de chá ou sobremesas como a mousse de hortelã e chocolate pode ter efeitos muito positivos na sua saúde. Ainda assim, esta introdução deve ser feita no momento certo, para evitar problemas e contraindicações.

Os especialistas apontam duas idades distintas para a introdução da hortelã, havendo quem defenda que esta planta já pode ser dada à criança aos 3 anos de idade e quem defenda que esta só deve ser dada aos seus filhos a partir dos 5 anos. (3)

As principais razões que motivam esta indicação prendem-se com o efeito calmante da hortelã, que a torna desaconselhada para bebés, mas também com o facto de se terem registado algumas situações nas quais se manifestaram reações tóxicas e alergias intensas.

A partir dos 5 anos, portanto, já será seguro (e saudável) dar esta planta aos seus filhos. Para uma introdução prévia, recomendamos que contacte o pediatra do seu filho, para garantir que a mesma é feita em segurança.

Sabia quando introduzir a hortelã na alimentação da criança? Caso se preocupe com a melhor forma de alimentar a criança, não deixe de espreitar as sopas incríveis e as mousses saudáveis que o Bebé a Bordo tem preparado a pensar em si. 

Clique em uma estrela para avaliar.

Average rating 5 / 5. Votos: 2

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Bebé a Bordo

Saiba mais sobre maternidade, gravidez, bebé e desenvolvimento infantil, com os nossos artigos. Traga o bebé a bordo e veja o que preparamos para si!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Como preparar Mousse de maracujá saudável para crianças

Como preparar Mousse de maracujá saudável para crianças

piza do mar

Como preparar piza do mar adequada a crianças