Como evitar estrias na gravidez

Estrias na gravidez, pele como um elástico

Durante a gravidez é natural que exista um aumento de peso, o que faz com que a pele seja levada a esticar, também, fazendo uso da sua elasticidade durante o período do crescimento do bebé.

Normalmente, com a dieta e o exercício apropriados, é possível à recente mamã retomar o peso anterior à gravidez.

Infelizmente, não é tão simples perder as estrias na barriga que surgem durante a mesma.

Por esta razão, torna-se importante tomar os cuidados corretos no sentido de prevenir estrias.

De comum aparecimento, geralmente a partir do segundo trimestre, as estrias na gravidez começam por aparecer na zona do umbigo mas podem espalhar-se pela barriga, coxas e até nádegas.

Isto prende-se, no fundo, com uma forma de fissura na pele, que resulta da desfragmentação da camada elástica da pele e do colagénio, tomando uma forma inflamada e uma tonalidade vermelha.

Este problema é mais frequente nas mulheres de pele clara e cuja elasticidade da pele é menor mas não existe forma de saber, no começo da gravidez, se a tendência para o surgimento de estrias na barriga existe ou não.

Desta forma e uma vez que, apesar dos rápidos avanços da ciência ao nível de tratamento e cosmética, por ora não é simples impedir ou resolver este problema, torna-se importante conhecer as formas de prevenir estrias durante a gravidez.


Entre as formas de evitar estrias encontrará palavras chave, das quais destacamos, primeiramente “hidratação”. Esta hidratação toma várias formas, internas e externas.

Encontrará cremes e loções que ajudarão a manter a sua pele hidratada e saudável durante o seu aumento de peso e que serão uma ajuda imensa para evitar o surgimento de estrias.

Entre estes cremes, destacamos o papel dos cremes gordos que, pelas suas caraterísticas, tendem a ser mais hidratantes e melhores na prevenção da estria e no cuidado com a pele.

Estes cremes deverão, idealmente, ser aplicados desde uma face precoce da gravidez e tornar-se um ritual diário, a repetir pelo menos duas vezes por dia.

A utilização de cremes adequados ajudará mas, ainda assim, não será o suficiente! A par com este tratamento deve lembrar-se de hidratar o seu corpo, bebendo também uma quantidade satisfatória de água.

Além de ser bom para a gravidez, a ingestão de água irá, também, manter a sua pele mais hidratada, permitindo que esta ganhe, assim, maior elasticidade e tenha menos tendência a “quebrar”, formando a estria.

A alimentação correta, particularmente a ingestão das vitaminas C e A e dos ómega 3 terão, igualmente, um papel fundamental na prevenção das estrias.

Um ritual de tratamento com creme, acompanhado de bons alimentos e muita água serão já um bom primeiro passo para evitar estrias na gravidez.

A par com estes procedimentos, no entanto, será importante que mantenha controlo sobre o seu peso, o que ajudará o bebé a crescer de uma forma sadia e facilitará o processo de recuperação do seu corpo, mantendo-o igualmente mais saudável.

Neste sentido, será importante que mantenha uma rotina de exercício físico equilibrada e adequada à sua condição de pré-maternidade.


Um cuidado permanente com estas questões terá um papel fundamental para prevenir o aparecimento das estrias.

Além da questão estética, a questão da saúde permanece, aqui, no centro das preocupações, uma vez que todos os cuidados referidos apresentam muitas mais valias tanto para a mãe como para o próprio bebé.

Uma forma ideal para viver a sua gravidez da melhor forma possível.

ARTIGOS REMOMENDADOS
ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo