Estudo sugere que dar açúcar às crianças é tão nocivo como álcool

Um novo estudo sugere que o açúcar pode ser como álcool para as crianças, tendo efeitos altamente nocivos no organismo dos mais novos. Venha com o Bebé a Bordo saber o que dizem as pesquisas sobre o açúcar na infância.

Provavelmente, se questionássemos os pais sobre se serviriam bebidas alcoólicas aos seus filhos, estes negariam. A mesma questão, sobre o açúcar, não teria uma resposta igual. 

A associação do álcool à toxicidade e aos efeitos negativos sobre o corpo humano, bem como o seu potencial aditivo, fazem com que os pais estejam plenamente conscientes quanto aos riscos de lhe fornecer este tipo de bebida.

Ainda assim, estudos recentes indicam que o açúcar poderá não ser muito melhor. Além das recentes associações do consumo de açúcar e o cancro e de se dizer até, no universo científico, que o açúcar pode ser considerado uma droga, este está considerado um dos alimentos que o bebe não deve comer até ter 1 ano.

Sabe efetivamente quais são os riscos de dar alimentos açucarados ao seu filho? Descubra com o Bebé a Bordo.

Estudo sugere que dar açúcar às crianças é tão nocivo como álcool

O que dizem os estudos sobre dar açúcar às crianças

Recentemente, um estudo britânico, orientado pelo programa governo do Reino Unido sobre Dieta e Nutrição, revelou que o consumo de açúcar na infância pode promover danos no organismo muito semelhantes aos do álcool.

Entre os potenciais efeitos do consumo de açúcar pelas crianças, esta pesquisa refere problemas de ordem cerebral e hepática. Destaca-se, nos resultados obtidos, que o consumo de açúcar pode sobrecarregar o fígado, já que este órgão está responsável pela desintoxicação orgânica. (1)

Outro estudo, realizado em Itália, estudou ainda a prevalência de problemas como a diabetes, a cirrose ou a fibrose em crianças, derivadas de um problema conhecido como Esteatohepatite não-alcoólica, que resulta, justamente, de dietas ricas em açúcar. (2)

Quais os riscos de dar açúcar às crianças?

Existem vários riscos associados ao consumo de açúcar e alimentos açucarados na infância. Entre os principais, encontramos os seguintes: (3)

– Maior probabilidade de doenças hepáticas;
– Maior tendência para a diabetes;
– Potencial obesidade;
– Maior risco de doença cardiovascular;
– Maior probabilidade de problemas dentários.

Já conhecia os riscos do consumo de açúcar na infância? Conte aos restantes leitores do Bebé a Bordo como gere as quantidades de açúcar ingeridas pelo seu filho e qual é a sua opinião sobre esta matéria.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo