Vou ser mamã de gémeos, como amamentar dois bebés?

Ser mamã de gémeos é uma surpresa maravilhosa mas que oferece alguns desafios. Várias perguntas se geram durante uma gravidez múltipla. Uma pergunta frequente é como amamentar dois bebés. Sabe como fazer para amamentar dois bebés?

Então, venha descobrir com o Bebé a Bordo. 

Uma gravidez de gémeos é o sonho de muitas mulheres e, por isso mesmo, não é incomum que estas questionem, até, como aumentar as hipóteses de engravidar de gémeos

Embora a gravidez múltipla gere uma felicidade incrível nestas mulheres, no entanto, a verdade é que existem, também, muitas perguntas ancoradas a este tipo de gravidez. 

Para estas mulheres não muda apenas o tempo de licença de maternidade ou a probabilidade de experimentarem uma gravidez de risco.

Aumentam também as perguntas relativas à melhor forma de ação depois do nascimento dos bebés, no que diz respeito ao seu cuidado e à sua alimentação. 

A fase da amamentação é particularmente prolifera no que diz respeito às dúvidas, já que a mamã terá o importante papel de dar de mamar a dois bebés. 

Muitas mulheres – principalmente as mães de gémeos mas também outras que têm de amamentar mais do que uma criança – questionam como amamentar dois bebés. 

Dada a pertinência da temática, iremos hoje explorar as várias questões relativas à amamentação de mais do que um bebé. 

Se quer saber como amamentar dois bebés, encontrou o artigo ideal para descobrir tudo sobre este assunto. 

como amamentar dois bebés

1. Amamentar dois bebés: as principais questões

As perguntas das mamãs de gémeos (ou das mulheres que amamentam mais do que um bebé) são diversas e muito pertinentes. 

Às questões usuais sobre a amamentação, como saber quais os melhores alimentos a ingerir, qual o papel do pai ou se a almofada de amamentação é útil; somam-se novas perguntas quando, em vez de um bebé, existe outro para amamentar. 

Estas mulheres fazem perguntas diversas. Saberem se produzirão leite suficiente para as duas crianças, se podem dar o peito a ambas ao mesmo tempo ou quais as formas de tornar o processo mais simples encontram-se entre as principais questões destas mulheres. 

Além disso, à medida que a amamentação vai sendo feita, depois do nascimento do bebé, outras perguntas começam também a surgir: é normal que um bebé tenha mais facilidade a mamar do que o outro? O que fazer se surgirem dificuldades a amamentar os dois bebés? 

Estas perguntas são muito naturais e, embora algumas mamãs se sintam constrangidas em fazê-lo, colocá-las é fundamental. 

Aconselhamento para amamentar dois bebés

Neste artigo, tentaremos dar resposta às principais questões sobre a amamentação de dois bebés. Ainda assim, é importante que saiba que colocar estas questões ao seu médico ou a uma enfermeira poderá ajudá-la a enfrentar os seus medos e preocupações. (1

Assim, antes do nascimento do bebé, procure informar-se também junto destes especialistas sobre a melhor forma de amamentar dois bebés. 

2. A mãe pode amamentar dois bebés de forma igual? Pode fazê-lo ao mesmo tempo?

Não existe nada que impeça as mamãs de mais do que um bebé de amamentar ambos de igual forma e garantindo a correta nutrição de ambos. 

O facto de o peito da mãe ser duplamente estimulado irá contribuir para uma maior produção de leite, que ajudará a dar resposta a todas as necessidades alimentares dos gémeos. 

Além disso, a par com essa resposta positiva do organismo, existe a possibilidade, se a mamã assim o desejar, de alimentar ambos os bebés em simultâneo, em vez de o fazer em separado. (2

Usualmente o processo de amamentar dois bebés ao mesmo tempo implica o apoio de uma segunda pessoa, para que os bebés possam ser posicionados de uma forma adequada, que lhes permita a pega do peito e que seja confortável para eles e para a mamã. 

Algumas mães de gémeos têm preferência em amamentar os bebés em separado e não existe nada que impeça que assim seja. Ainda assim, é usualmente recomendado a estas mulheres que experimentem fazê-lo em simultâneo algumas vezes, uma vez que essa necessidade poderá, em algum momento, manifestar-se. 

É normal que um bebé se alimente melhor do que o outro?

É bastante comum que a mamã note que um bebé é mais voraz do que o outro e isto é absolutamente natural. Usualmente isto prende-se com as caraterísticas dos próprios bebés, incluindo o tamanho das suas boquinhas e o seu peso. 

Tente apenas garantir que a pega do peito pelo bebé é correta e não se preocupe se notar diferenças na amamentação entre um bebé e o outro. 

Quais as principais necessidades da mulher que amamenta dois bebés?

A mulher que se encontra a amamentar dois bebés tem em mãos, sem dúvida, uma tarefa complexa. A par com as problemáticas das restantes mulheres, estas irão, provavelmente, sentir-se mais cansadas e ansiosas, o que cria, também, algumas necessidades particulares. 

Estas mulheres irão precisar de bastante apoio e de tranquilidade para conseguirem gerir o cuidado com os gémeos e reduzir a ansiedade associada à amamentação, para, assim, garantirem o seu sucesso. 

Além disso, é muito importante que estas mulheres procurem na sua farmácia online as melhores soluções para hidratar e cuidar dos seus mamilos, recorrendo a lanolina ou a cremes adequados para prevenir o mamilo gretado

É ainda fundamental que a mamã mantenha uma alimentação equilibrada e saudável, para garantir a sua energia, a sua saúde, o seu bem-estar e, também, a produção de leite. (3

3. Dicas para amamentar dois bebés de forma mais simples

Sabemos que nem sempre é fácil lidar com a tarefa de amamentar dois bebés. Deixamos, por isso, algumas dicas para amamentar dois bebés de forma mais simples: (4

– Procure aconselhamento junto do seu médico; 
– Aproveite o apoio e a ajuda dos seus familiares; 
– Descubra os benefícios da almofada de amamentação; 
– Registe os horários de amamentação (caso não amamente os bebés ao mesmo tempo); 
– Tente manter-se relaxada durante o processo. 

Já sabia como amamentar dois bebés? Alguma vez passou por este processo? Conte a sua experiência às restantes mamãs do Bebé a Bordo

Poderá ter interesse também em:

Vou ser mamã, 20 ideias para anunciar a gravidez

ARTIGOS REMOMENDADOS
ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo